Conquistar a atenção do público é um trabalho que necessita de fatores que estão além da qualidade do produto ou serviço que a sua companhia oferece, ainda mais com a competição do mercado. Assim, apostar no marketing de conteúdo pode ser uma boa saída.
Óbvio que as características do seu produto são importantes, afinal, nenhuma empresa quer ser lembrada de forma negativa. Seja pelos seus serviços ou por algum tipo de problema relacionado ao seu atendimento oferecido.
Os valores de uma companhia podem, e devem, ser trabalhados por meio de sua comunicação institucional, assim como por ferramentas de publicidade, como anúncios e ações comerciais.
É esperado que uma empresa saiba como unificar os seus meios de contato com o público, para que não aconteça nenhum tipo de ruído na comunicação que produz, destacando elementos contrastantes com o diálogo oferecido por seu negócio, por exemplo.
Outra forma de ressaltar tais valores é através dos conteúdos produzidos, e a sua responsabilidade de estar alinhado às estratégias de marketing da empresa.
Antes de compreender a importância desse posicionamento coordenado, é preciso entender como funciona o marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo: falando com o público
O marketing de conteúdo é uma estratégia comercial focada na atração e engajamento do seu público-alvo, por meio de peças que podem ou não estar direcionadas ao objeto ou serviço comercializado por sua empresa. Antes de uma fábrica de porta de enrolar e outros materiais decorativos focar suas estratégias na venda dos seus produtos, seria interessante para a marca se conectar com o público, explicando sua forma de atuação e esclarecendo a função dos seus artefatos. Esse contato prévio com o público pode ser feito através das ferramentas de marketing de conteúdo, apresentando textos ou vídeos que chamam a atenção do segmento específico com o qual a sua empresa pretende trabalhar. Somente após se apresentar a esse público é que a sua companhia deve começar a trabalhar com objetivos mais comerciais, contando agora com o reconhecimento de sua ausência, e até mesmo a sua fidelização, dependendo do trabalho realizado. A idealização desse conteúdo passa pelo objetivo final da sua empresa, mas ela não foca unicamente nisso, pensando em todo o processo de compra dos seus clientes e potenciais consumidores, trabalhando em muitos casos essa transição. Como uma fabrica de etiquetas adesivas, que ao produzir um conteúdo direcionado a assuntos relevantes ao universo com o qual trabalha, pode despertar a curiosidade de um usuário que trabalhe com a confecção de uniformes. A partir desse primeiro contato entre ambos, por meio de um texto sobre a qualidade da tinta usada nos serviços de impressão, a fábrica e o pequeno empreendedor podem futuramente trabalhar juntos, graças à relação de confiança aqui iniciada.Vantagens que o marketing de conteúdo pode trazer
Por meio da sua concepção, já foi possível entender um pouco sobre os benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer ao seu negócio. Entre algumas dessas vantagens se destacam:- Fortalecimento da relação com os clientes;
- Contato contínuo com o público;
- Presença na internet otimizada;
- Contar com a fidelização do público;
- Crescimento do número de vendas.
Fortalecimento da relação com os clientes
Para que o consumidor escolha pelo serviços da sua companhia é preciso que ele se sinta motivado a realizar tal ação, ou seja, que ele possua algum tipo de conexão com a sua marca, capaz de fazê-lo optar pelos seus serviços ao invés de um concorrente. Essa relação é importante em diversos momentos do processo de compra, como para um empreendedor que está montando o seu escritório. Antes de comprar um objeto especializado para o timbre da sua empresa, ele levanta diferentes indagações. “Qual tipo de carimbo tem o melhor custo-benefício? Um carimbo de borracha, um plástico ou metálico?” Após ele decidir pelo de borracha, as perguntas são direcionadas a outras questões como: “qual empresa entrega esse material com a melhor qualidade?”. Com essa competitividade de empresas e ideias, é importante que um negócio saiba como melhor se conectar ao seu público, para que quando ele faça esse tipo de pergunta, a sua companhia sempre se porte como a solução.Contato contínuo com o público
Para que o público lembre da sua companhia em primeiro lugar, é preciso que ele estreite cada vez mais os laços com ela, e para isso, é necessário que a sua marca não se apresente apenas durante o ato de compra. De forma a manter o seu negócio sempre conectado ao público, ele deve constantemente abrir algum tipo de comunicação, e que não seja exclusivamente de apelo comercial, caso contrário, a sua audiência pode desenvolver uma relação de desgaste com a sua empresa. Uma forma de desviar disso é por meio do marketing de conteúdo, trazendo diferentes temas e assuntos para trabalhar nessa relação contínua com o público. Sempre marcando presença em sua mente, mesmo que de forma não tão explícita.Presença na internet otimizada
Conteúdos bem construídos se destacam não apenas na memória do consumidor, podendo ser evidenciados também nos sites de busca. Para isso, é necessário ter atenção não apenas ao conteúdo, mas também à forma em que ele foi estruturado. O trabalho com palavras-chave e outras técnicas e SEO (Search Engine Optimization, um conjunto de ferramentas voltados aos sistemas de pesquisa na internet), é capaz de destacar o nome da sua empresa ou produto no ambiente digital. Dessa forma, sempre que alguém digitar por relógio de ponto homologado, será a sua empresa a surgir na primeira posição. Lembrando que a inclusão de conteúdos diversos pode aumentar a quantidade de vezes que a sua empresa pode ser achada no ambiente digital, indo além do alcance dos anúncios tradicionais.Contar com a fidelização do público
A produção desse conteúdo customizado é feita com o intuito de atingir um público mais específico. E é justamente esse caráter especializado que pode destacar o nome da sua empresa com sua audiência. E a conquista de um público fiel leva a obtenção de uma parcela ainda mais diversa, pois ao consumidor agir como uma espécie de embaixador da marca, compartilhando o conteúdo por você produzido, ele pode chegar a um número maior de pessoas. Como uma empresa especializada na gestão de infraestrutura de TI, que ao ter um blog com informações variadas sobre a área, ela aumenta a possibilidade de ser encontrada na internet, e de ter seu conteúdo compartilhado por esse leitor inicial.Crescimento do número de vendas
Todas essas ações levam ao objetivo final que é ter o seu rendimento financeiro potencializado. Com o público cada vez mais conectado às ações da sua marca, maior será a probabilidade dele escolher consumir os seus produtos. É recomendável também, a produção de conteúdos voltados a essa ação, como vídeos ou materiais sobre a satisfação do público, destacando a qualidade da cola para acrilico ofertada por sua empresa, por exemplo. E com esse reflexo positivo no seu número de vendas, pode ser sugerido um investimento ainda maior nesse tipo de conteúdo, cujo trabalho destaca o nome da sua companhia e os seus serviços em um local tão competitivo por atenção como a internet. Se realiza, desta forma, um trabalho similar ao que um totem luminoso faz ao ser posicionado em uma rua de grande movimentação. Destacando ali, a presença do seu negócio.Como melhor desenvolver esse conteúdo
Vistas as possibilidades do marketing de conteúdo, a sua empresa já pode atuar na implementação dele às suas estratégias comerciais. Destacando os seguintes passos:- Use uma linguagem certa para o seu público;
- Discuta temas relacionados a sua marca;
- Traga informações relevantes;
- Utilize as técnicas de SEO.