Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

A importância de uma mentoria para acelerar seu crescimento profissional

Eduardo Larbac - 23 de abril de 2020

A importância das Lives para venda de um produto A importância das Lives para venda de um produto

Todo profissional antenado que zela pela própria carreira e busca trilhar um crescimento ao mesmo tempo honesto e acelerado, pode encontrar, saiba disso ou não, uma solução incomparável na mentoria.

Como é sabido, o mundo corporativo tem sido cada vez mais competitivo. Mas isso não vale apenas para as grandes marcas, que se não souberem inovar, correm o risco de perder espaço para a concorrência.

A competitividade de um mercado sempre bombardeado por novidades e desafios contínuos vale também para os profissionais, funcionários e colaboradores que se inserem nesse universo, como partes fundamentais de um organismo maior.

Todo empresário sabe que se a liderança não vai bem, os membros da equipe também não irão bem. 

E sabe que, se isso ocorrer e não for corrigido a tempo, a própria missão da empresa estará comprometida e sob grandes riscos de prejuízo.

Tentando evitar isso, cada vez mais as grandes – ou mesmo pequenas empresas – desenham culturas organizacionais que visam garantir que a missão, a visão e os valores da corporação estejam sempre no horizonte de cada membro.

Quando se fala no profissional enquanto indivíduo, porém, não faz sentido falar em uma “cultura organizacional” ou “cultura corporativa”, não é mesmo?

O que esse colaborador precisa ter em mente são outros valores, que inclusive podem tirá-lo do segmento onde está e encaminhá-lo para novas oportunidades e desafios.

Aliás, já não deve ser novidade para muitos que em nosso País, várias pessoas acabam formando-se em uma área e trabalhando em outra. 

São 53% de diplomados nessa situação, segundo o Instituto de Pesquisa Observatório Universitário.

Como se isso não fosse o suficiente, existe uma estatística ainda pior: segundo a Gallup Poll, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, 72% das pessoas exercem um emprego de que não gostam. Dessa vez o número inclui países do mundo todo.

É por isso mesmo que faz tanto sentido falar sobre mentoria, realização profissional e crescimento acelerado de uma carreira que faça sentido para o mentorando (que é a pessoa que decidi seguir um mentor).

Se você quer entender como isso pode mudar sua vida profissional, e até mesmo sua realização pessoal, siga conosco até o fim da leitura.

O que exatamente é uma mentoria profissional?

É verdade que é possível ouvir falar bastante sobre o assunto, e até começar a receber alguns conselhos, sem saber ao certo do que se trata uma mentoria.

Tudo isso também é recente no Brasil, embora seja bem mais comum naqueles lugares que ficaram conhecidos como “países de primeiro mundo”.

Na Europa ou nos EUA, por exemplo, uma pequena empresa de entregas rápidas pode ter um tutor ou líder que atue como papel de mentor, sem que os funcionários o chamem assim explicitamente.

O termo é traduzido do inglês mentoring, e diz respeito a um processo de troca de experiências em que, invariavelmente, uma pessoa mais experiente inicia para outra menos experiente, em determinada expertise.

Como trata-se de liberar o potencial de cada pessoa, além de dominar o segmento em questão, o mentor precisa ter algumas características, tais como:
  • Uma boa didática;
  • Capacidade de se manter atualizado;
  • Valores morais e éticos notórios;
  • Sensibilidade psicológica;
  • Facilidade com a comunicação;
  • Entre outros.
Mas é preciso ter cuidado: isso não quer dizer que o mentor precise ter formação na área de Psicologia ou mesmo na área de Letras ou Jornalismo. 

Não, pois a mentoria é uma vocação tal como a de um vendedor, que às vezes se descobre na prática.

É por isso que, no exemplo da empresa acima ou de qualquer empresa de entrega de encomendas, um líder ou fundador pode acabar revelando-se, na prática, um mentor para os demais funcionários.

É muito comum, por exemplo, uma empresa pequena, quando liderada por um mentor nato, acabar formando pessoas e as capacitado para o mercado, de modo que, com o tempo, elas saiam e entrem em empresas de marcas muito maiores.

Por isso, a relação entre mentor e mentorando deve ser destituída de preconceitos e permitir uma grande flexibilidade. 

Só assim as partes serão capazes de julgar como e quais etapas deverão ser percorridas no decorrer do aprendizado.

A importância de estabelecer objetivos claros

No começo, nós vimos o problema das pessoas que fazem uma faculdade inteira e no final decidem atuar em outra área totalmente diferente, certo?

Isso é importante, pois o primeiro passo de todos é, sem dúvida, saber exatamente onde você deseja chegar.

Isso não quer dizer que você precise conceber os detalhes da caminhada inteira (claro, neste caso você nem precisaria de um mentor), mas sim que o último estágio das melhorias que você almeja estejam cada vez mais claros.

Você pode trabalhar em uma empresa de entrega com moto, e seu objetivo ser o de abrir uma empresa do mesmo segmento. Neste caso, você não obteria a experiência necessária se não estivesse no nicho em que vai atuar, concorda?

Contudo, existem muitas outras razões diversas para você buscar melhorias ou uma mentoria oficial. As razões são, em geral:
  • Desenvolvimento de carreira;
  • Projetos pontuais ou mais abrangentes;
  • Melhoria de habilidades específicas;
  • O ingresso em cursos e profissionalizações;
  • Uma mudança de carreira;
  • Entre outras.
Também existem mentorias voltadas para os estudos, para a saúde pessoal e afins; neste caso, o conceito se aproxima da ideia de coachings. Não vamos explorar esse sentido aqui, mas sim o sentido da mentoria profissional.

Assim, se você quer ser um endocrinologista esportivo de sucesso, certamente vai precisar de um mentor que mostre o famoso “caminho das pedras” para o seu desenvolvimento de carreira, que é a primeira razão listada acima.

As demais motivações podem se intercalar com essa e atuarem ao mesmo tempo. 

Caberá ao seu líder ou mentor o papel de dosar a entrada de cada uma das funções de uma mentoria.

O fato é que, só de listar as principais razões para buscar um suporte assim, já fica claro como é fundamental saber aonde se pretende chegar, ou nem faria sentido buscar um especialista nesta ou naquela área de atuação.

O que pode dar errado na hora de escolher um mentor?

Por incrível que pareça, quem precisa de mentoria é sempre o iniciante em determinada jornada, pela própria definição dos termos, e no entanto, o poder está totalmente nas mãos do mentorando e não do mentor.

Isso quer dizer algo muito simples: é você quem vai escolher quem será o seu mentor, ou mesmo se ele continuará sendo após as primeiras fases de experiência.

Uma empresa de pintura residencial pode promover campanhas de crescimento profissional e trazer um mentor para algum funcionário específico, e a devida sinergia simplesmente não acontecer.

Mas não pense que essa é a única incoerência possível na hora de encontrar a pessoa certa. 

Também é perfeitamente possível que você consiga contato com a pessoa mais ilustre da área, mas que acabe não gostando do contato direto com ela.

Ao mesmo tempo, você pode encontrar um mentor em círculos menores, que atue longe dos holofotes, e com isso, conseguir que ele atenda de modo muito melhor as suas necessidades reais de crescimento e aceleramento profissional.

Assim, na mesma empresa de jardinagem e paisagismo citada acima, o mais indicado seria a sinceridade de, primeiramente, reconhecer que o processo não está agregando tanto quanto deveria.

Depois, em um segundo momento, é preciso ter a coragem e franqueza de se dirigir ao responsável, quer o próprio mentor, quer seu patrão ou encarregado, que tentou apostar na relação que agora precisará dar lugar a outras tentativas.

Quanto mais rápido o problema for resolvido, tanto mais ágil a verdadeira mentoria poderá se iniciar e trazer os resultados tão desejados.

Por dentro do diferencial que a mentoria traz

Hoje em dia se fala muito em mindset, e não é para menos. Em tradução livre, esse conceito diz algo como “configurar sua mente”, ou seja, mudar a configuração dela de uma tendência negativa para uma mais positiva.

Certamente, alguém que já está na etapa de procurar ou aproveitar a disposição de um mentor, sabe da importância de mudar vários de seus pensamentos e quebrar alguns paradigmas, que são os que costumam prender as pessoas na inação e no insucesso.

Imagine uma pessoa pobre que queira despontar na área de hepatologia, isto é, tornar-se um médico especialista de fígado. 

Os desafios serão tantos que, sem mudar o mindset, a pessoa acabaria desistindo antes mesmo de começar.

Contudo, são vários os casos de sucesso de pessoas que “começaram de baixo” e se tornaram médicos, governantes, artistas, diretores de sucesso e daí em diante.

O que esses casos nos mostram é que, quando uma pessoa se abre para o aprendizado e para novas possibilidades, ela já começa a crescer no mesmo momento.

É aí que a mentoria entra, até porque, infelizmente, as boas intenções não bastam. Junto da intenção é preciso obter uma formação técnica, algo objetivo, um curso, um aprendizado com alguém que já conhece mais do que você.

Como no exemplo acima, você pode ter de trabalhar como auxiliar em uma empresa de blindagem de automóveis, quando seu sonho é ser dono de uma loja desse ramo.

Cada etapa profissional serve de aprendizado e deve ser absorvida. Tanto é assim que, todo bom mentor vai reconhecer: eles próprios aprendem diariamente com seus mentorandos durante o processo de troca de conhecimento.

Com isso, vemos como a mentoria pode acelerar uma carreira profissional e como é importante mudar o próprio mindset e buscar as melhores relações profissionais possíveis.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como montar uma Biografia perfeita para o Instagram
Próximo Artigo O que é o Benchmarking e como aplicar no seu negócio?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac