Um levantamento realizado pelo Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots demonstrou que a produção de chatbots e voice bots está se massificando no país, com um aumento de 26% na quantidade de desenvolvedores desses sistemas.
Nos últimos anos, o número de empresas que utilizam a tecnologia também aumentou. Uma pesquisa na área de chatbots verificou que, dos empreendimentos participantes, 55% usam aplicativos de mensagem, enquanto 44% os chats online automatizados.
Para a Gartner Institute, até o final de 2020, mais de 85% das interações dos consumidores serão conduzidas pelos chatbots. Em 2025, as mensagens automatizadas online devem movimentar cerca de U$ 1,23 bilhão.
Por causa disso, a aplicação dessa tecnologia passou a ser um diferencial entre as instituições, oferecendo diversos benefícios, inclusive vantagens competitivas.
Atualmente, qualquer negócio pode aplicar os chatbots, desde as grandes multinacionais até uma empresa de enfermagem domiciliar Brooklin Paulista.
Ao longo deste artigo, vamos explicar mais sobre a tecnologia, bem como a importância dos chatbots em 2020.
O que são chatbots?
A palavra “chatbot” consiste na junção de dois termos: chat (bate-papo) e bot (abreviação em inglês para robô”. Quer dizer que é um robô criado especialmente para conversar, fazendo perguntas e elaborando respostas. Ou seja, os chatbots são softwares automáticos que operam dentro de aplicações de mensagens, permitindo o atendimento de clientes de forma mais dinâmica e assertiva. Além disso, quando necessário, o chatbot direciona a conversa para vendedores reais. Com o avanço do Machine Learning e da Inteligência Artificial, os chatbots desenvolveram novas habilidades de comunicação. Desse modo, eles passaram a oferecer um atendimento mais complexo, possibilitando a resolução de problemas complexos dos clientes. Além do mais, atualmente, muitos softwares de mensagens automatizadas já permitem um atendimento muito mais humanizado. Isto é, se um cliente deseja saber mais a respeito de equipamentos para farmácia de manipulação, ele pode ser atendido por um robô virtual, com uma comunicação muito semelhante aos vendedores reais, melhorando a experiência e o relacionamento com a empresa. O atendimento por chatbots se tornou tão eficiente, que 69% dos consumidores preferem interagir diretamente com os robôs, por causa das respostas rápidas e simples resolução dos problemas. Assim, ao entrar em um website de uma empresa de doces com atendimento por chatbots, é possível fazer a encomenda de brigadeiros de modo muito mais simples, rápido e prático, sem gastar tempo explicando todos os detalhes para um vendedor.Quais as vantagens dos chatbots?
Fora a grande rapidez de atendimento e a consequente melhora na experiência do consumidor, os chatbots oferecem muitas outras vantagens. Por esses motivos, eles tornaram-se indispensáveis para as empresas em 2020. Veja, abaixo, alguns dos principais benefícios do atendimento online por robôs.Redução de custos para a empresa
Estudos mostram que organizações com chatbots conseguem economizar até 29% de seu investimento com estratégias de atendimento ao consumidor. Isso porque a automatização dispensa a necessidade de vendedores para dialogar com os clientes, sendo possível atender milhares de pessoas, somente com o auxílio da tecnologia. Além disso, os chatbots integram diversos sistemas dentro de um mesmo atendimento. Por exemplo, a tecnologia pode esclarecer dúvidas sobre uma viagem de balão e, ao mesmo tempo, enviar um boleto de pagamento ao cliente. Diante disso, percebe-se que os chatbots podem:- Diminuir os custos com mão de obra;
- Eliminar erros de integração entre serviços;
- Melhorar a produtividade do setor;
- Reduzir o preço com ferramentas de atendimento.
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