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Impulsionamento orgânico VS. Links patrocinados: em qual investir?

Eduardo Larbac - 30 de julho de 2019

Impulsionamento orgânico VS. Links patrocinados: em qual investir? Impulsionamento orgânico VS. Links patrocinados: em qual investir?
Todas as empresas que investem em Marketing Digital acreditando na força da internet já se questionaram: ADs ou SEO, qual é melhor?

Ambos trazem resultados e mesmo parecendo semelhantes possuem algumas diferenças entre si, ainda que a finalidade seja a mesma: visibilidade.

100 bilhões de pessoas mensalmente, 3.3 bilhões por dia. Número assustados? Calma, não estamos falando de nenhum prodígio que fez uma fortuna desumana antes dos 25.

Esses são números do Google em relação às pessoas que nele fazem pesquisas. Ou seja, com toda essa proporção, imagina o quão poderoso é ter destaque nos buscadores?

Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios em formato de texto simples que em alguns casos também possuem imagens como complementares. : Eles são comumente vistos em:

  • Buscadores (não orgânico);
  • Displays digitais;
  • Redes sociais;
  • Sites de notícias;
  • Blogs;
  • Gmail.

Como o próprio nome sugere, são patrocinados, logo são impulsionados por meio de pagamento, subdivididos da seguinte maneira:

CPC – Custo Por Clique

Quando o anúncio já está em veiculação, o anunciante em questão paga um valor a cada clique recebido.

CPM – Custos Por Mil Impressões

A cada mil cliques recebidos no anúncio, o anunciante paga um determinado valor.

CPA – Custos Por Ação

O anunciante só paga algum valor quando o visitante realiza alguma ação no site. 

Por exemplo: o anunciante só pagará caso o visitante visite o site e demonstre interesse pelo produto/serviço, se aprofundando na navegação.

CPV – Custos Por Visualização

Toda vez que o anúncio recebe uma visualização, o anunciante paga um valor.

Os principais benefícios dos links patrocinados

Não há nexo nenhum em adotar estratégias se elas não trazem vantagens, não é mesmo? Pois é, as dos links patrocinados são:

Simples estruturação

Colocar anúncios pagos no ar não é tão difícil assim.

O investimento inicial não precisa ser tão alto, como costumam achar. Ele pode ser aumentado progressivamente, o que é ótimo a quem está começando com os anúncios.

Fácil mensuração

Como tudo que ocorre no ambiente digital, os resultados dos links patrocinados são fáceis de serem mensurados.

Ou seja, tendo sempre à mão o desempenho das campanhas, é possível adaptá-las a fim de buscar melhores resultado ou mesmo mantê-las.

Resultados rápidos

Quem não gosta disso? Todo mundo quer retornos a curto prazo.

Dependendo do orçamento, os links patrocinados têm poder de alcançar um grande público, o que naturalmente tende a trazer retornos expressivos em pouco tempo.

O Marketing de Posicionamento Na Internet

O Marketing De Posicionamento Na Internet é uma metodologia patenteada pela Doutores da Web, projetada para posicionar empresas no topo dos principais buscadores: Google, Yahoo e Bing, organicamente.

Como funciona o Marketing De Posicionamento Na Internet?

Esta metodologia é fundamentada em SEO e por meio do estudo de palavras-chave relevantes, posiciona empresas nos principais buscadores.

Embora esteja em questão o posicionamento dos buscadores, o Marketing De Posicionamento Na Internet não é como os Links Patrocinados, pois posiciona organicamente e não possui custos por clique.

A aplicação do Marketing de Posicionamento na Internet: a empresa tem o site otimizado e assim quando o usuário faz uma pesquisa sobre o segmento dela, ela aparecerá entre as primeiras 10 posições.

As vantagens de aplicar o Marketing de Posicionamento na Internet

Visibilidade

A enorme audiência do Google faz com a que a empresa seja encontrada com facilidade dentro de seu segmento. É como se ela estivesse prospectando, porém ‘sem se esforçar na captação de clientes’.

Credibilidade

Esse, inclusive, é um diferencial do Marketing de Posicionamento na Internet em relação aos Links Patrocinados.

O público tende a se interessar naturalmente pelos primeiros resultados da busca orgânica, ainda mais quando já sabem exatamente o que procuram, a chamada ‘busca transacional’.

Aumento das vendas

Tendo visibilidade e credibilidade, a tendência é essa.

Porém, os resultados do Marketing De Posicionamento Na Internet começam a aparecer em médio prazo, diferente dos Links Patrocinados.

Links Patrocinados ou Marketing De Posicionamento, qual escolher? 

A hora da verdade!

Antes de tudo, é válido frisar que: ambos possuem sua relevância e inclusive podem ser usados de forma interdisciplinar em uma estratégia de marketing digital.

Os Links Patrocinados por trazerem bons resultados em um tempo curto, são excelente recursos a quem visa o imediatismo, uma campanha sazonal, por exemplo.

Já o Marketing de Posicionamento De Internet propõe resultados mais consistentes e a médio prazo (em torno de 3 – 6 meses), até porque o alcance proporcionado por ele não tem ‘vida útil’ e enquanto tiver relevância, ocupará o topo. Por esse motivo, tem uma pequena vantagem em relação aos links.

Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LoveMondays 

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Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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