Utilizar estratégias de marketing é essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa. É com essas ferramentas que você será capaz de tornar seus produtos ou serviços mais conhecidos, bem como alcançará consumidores que antes não teriam oportunidade de engajamento.
Por exemplo, uma empresa de motor para portão deslizante precisa compreender como o mercado funciona para conseguir gerar um engajamento de forma correta em estratégias de marketing, para ampliar suas vendas e divulgar melhor seu trabalho.
Entretanto, existem diversas técnicas que podem ser aplicadas a cada caso, e é importante identificar quais métodos podem funcionar melhor para sua empresa. Dentre eles, os mais comuns são o Inbound e o Outbound Marketing.
O primeiro é um conceito que tem ganhado cada vez mais força no mundo atual, uma vez que se trata da utilização de ferramentas digitais na aplicação de técnicas de publicidade.
Já o Outbound se refere ao modelo mais tradicional de marketing, que apesar de estar perdendo espaço para o Inbound, ainda é bastante funcional e tem diversas funcionalidades úteis.
Como funciona o Inbound Marketing?
As técnicas relacionadas ao Inbound Marketing têm o objetivo de atrair e manter os clientes. A ideia aqui não é ofertar produtos diretamente, como ações mais tradicionais, mas sim cativar o consumidor e fidelizá-lo antes mesmo da primeira compra. O Inbound Marketing funciona como uma ferramenta de atração, criando um relacionamento entre consumidor e marca, bem como fazendo as pessoas se interessarem pelo item que você oferece de forma natural. Não basta, por exemplo, oferecer uma bomba centrifuga em sua loja, é preciso identificar as vantagens do produto em conteúdos de qualidade, para conseguir alavancar ainda mais suas vendas. Para conquistar esse resultado, as técnicas de Inbound Marketing apostam na criação de conteúdo de qualidade. Isso significa que você utilizará as ferramentas à sua disposição para produzir material que seja interessante, sem necessariamente oferecer seus produtos. É importante estudar e compreender como seu público-alvo funciona, além de seus gostos e comportamentos, para conseguir utilizar da melhor forma possível a ferramenta de criação de conteúdo. Uma das principais ferramentas de engajamento do Inbound é a utilização correta do funil de vendas. Por meio dele, é possível identificar em que momento da jornada de compra o cliente está, e quais ações são mais adequadas para ajudá-lo a seguir para o próximo estágio. Quanto mais interessante for seu conteúdo, maior será a quantidade de pessoas consumindo seu material. Hoje em dia, a maioria das pessoas utilizam a internet para encontrar soluções para qualquer tipo de problema que possuem. Uma empresa que trabalha com aplicação de bona, por exemplo, pode criar um material que explique as vantagens do serviço, bem como detalhe a importância de fazer a aplicação correta. Quando você oferece, por meio do conteúdo criado em seu site ou rede social, soluções para problemas comuns e alternativas viáveis para consumidores, acaba atraindo a atenção de visitantes que começam a acompanhar seu conteúdo. Essas pessoas podem, até mesmo, realizar cadastros para receber mais conteúdos produzidos por você, deixando de serem simples visitantes e se tornando leads, possibilitando o início de um relacionamento comercial. Diferentemente de formatos mais tradicionais, a regra do Inbound é que o conteúdo deve ser o menos intrusivo possível, mantendo sempre o padrão de utilidade para seus clientes. Por conta da maioria destas ações serem em seu próprio site ou rede social, os custos de uma estratégia de Inbound Marketing são bastante reduzidos. Aqui, o importante não é apresentar um guarda corpo inox com vidro como um produto apenas para venda, mas sim criar textos que façam o cliente compreender porque ele precisa deste tipo de produto em particular. Entretanto, é preciso ter em mente que você deve criar uma relação de engajamento com os clientes, e esse tipo de ação demora para se estabelecer. O Inbound Marketing não se propõe a ser uma solução rápida, uma vez que existe toda uma jornada de conquista. Felizmente, cada ação acaba auxiliando as próximas, uma vez que a relevância de sua empresa na internet permanece e alcança resultados cada vez melhores, principalmente se houver cuidado com as ferramentas utilizadas. Se você se preocupa em manter suas publicações em dia com as ferramentas de SEO, o engajamento de seu site através de buscas em motores de pesquisa acaba crescendo organicamente, mantendo-se em ascensão enquanto o conteúdo for tratado corretamente. O primeiro passo para uma utilização adequada das ferramentas de Inbound Marketing é ter uma presença fixa na internet. Um site ou blog onde você possa produzir material e divulgar para as pessoas. Esse local é onde você criará textos de conteúdos interessantes, que ajudem os clientes a solucionarem necessidades que eles possam vir a ter, com o objetivo de transformar você em uma referência no assunto que utiliza no site. Aqui, você pode criar conteúdo sobre as vantagens de cimento queimado colorido, por exemplo, já relacionando com o produto que você oferece. Então, é preciso ter atenção a uma série de detalhes para conseguir um bom engajamento ao divulgar seu material, tanto nos sites de busca quanto em redes sociais e outros formatos de engajamento, com e-mails. Quanto mais você conseguir interagir com seu público usando estas ferramentas, maiores serão as possibilidades de conversão de negócios quando o momento certo chegar.Outbound Marketing, o que é?
O Outbound Marketing é uma referência ao modelo mais tradicional de estratégias de marketing. Ele tem como objetivo principal conquistar novos clientes ao apresentar serviços ou produtos que sua empresa tem a oferecer. Aqui, um flyer ou anúncio sobre uma empresa de aluguel de geradores é muito mais direto. O foco é ir ativamente atrás dos clientes, ao invés de esperar eles criarem o interesse com base em uma criação de conteúdo. Por esse motivo, o Outbound Marketing ainda é muito ligado com estratégias midiáticas de divulgação, usando ferramentas como:- Emissoras de rádio;
- Televisão;
- Jornais e revistas;
- Outdoors.