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Instagram Stories: 5 dicas para utilizá-lo no seu negócio!

Eduardo Larbac - 22 de janeiro de 2018

Instagram Stories: 5 dicas para utiliza-lo no seu negócio Instagram Stories: 5 dicas para utiliza-lo no seu negócio

Se você ainda não está no Instagram, certamente já conhece ou já ouviu falar na ferramenta, não é verdade? Sucesso entre diversos tipos de público, a famosa rede social de compartilhamento de imagens foi comprada pelo Facebook em 2012, disponibilizando uma incrível nova função em 2016: o Instagram Stories. Mas você já sabe do que se trata essa funcionalidade?

Neste artigo, falo sobre o que é e para que serve o Instagram Stories, apresentando também 5 dicas de como usar a ferramenta para alavancar os resultados do seu negócio. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é e para que serve o Instagram Stories?

De modo geral, o Instagram Stories é uma função na plataforma que permite a postagem de fotos e vídeos de até 15 segundos, que desaparecerão em 24 horas.

Ele aparece no topo do feed dos usuários, sendo possível selecionar quais stories você deseja assistir ou deixar que eles passem de maneira contínua, avançando conforme queira.

Trata-se de uma forma de interação bastante eficaz, já que outros usuários podem responder e comentar os stories uns dos outros. Além disso, esses momentos capturados em fotos e vídeos podem ser personalizados com emojis, stickers, filtros, desenhos feitos à mão, data, horário, textos e hashtags.

Devido à popularidade da ferramenta — e também graças às suas inúmeras possibilidades —, cada vez mais marcas e negócios enxergam no Instagram Stories uma boa saída para aumentar o alcance e os resultados do empreendimento, ganhando, de quebra, o gosto e a confiança do público.

Quer saber como isso acontece? É sobre isso que falaremos a seguir!

Como utilizar o Instagram Stories no seu negócio?

1. Interação com fãs da marca

Uma das melhores maneiras de fazer o seu cliente se sentir especial é dando a atenção que ele merece, certo? Nesse sentido, as ferramentas como o Instagram Stories chegaram para tornar ainda mais viável essa aproximação, abrindo mais um canal de interação e engajamento entre marca e consumidor.

Você pode, por exemplo, divulgar fotos de clientes que usam seus produtos ou serviços. Para isso, uma dica seria pedir para os seguidores postarem nos stories fotos e vídeos relacionados à sua marca.

Não se esqueça também de postar conteúdos relevantes, com dicas relacionadas ao seu segmento — uma importante estratégia de marketing digital. No entanto, faça também publicações que entretenham seu público, afinal, essa é também uma das principais funções do Instagram.

Por fim, é muito importante lembrar-se de que essa comunicação deve funcionar para ambas as vias. Assim como você estará aberto a receber o carinho, as dicas e as sugestões dos clientes que respondem aos seus stories, você deve se prontificar a responder cada um na medida do possível.

2. Divulgação de links

Quer incentivar os seus seguidores a conhecerem a página do seu negócio ou a lerem um conteúdo específico que você postou em outra plataforma? Saiba que é possível e bastante viável divulgar esses links por meio do Instagram Stories.

Isso porque a ferramenta conta com uma funcionalidade para lá de prática: ao inserir um link para divulgação, basta que os usuários deslizem a tela para cima para serem redirecionados à nova página. Interessante, não?

3. Uso de hashtags e localização

Você pode colocar também em uma imagem no Instagram Stories várias hashtags relacionadas ao seu trabalho, ampliando ainda mais o alcance das suas publicações. Para saber se elas estão funcionando como deveriam, basta verificar se estão sublinhadas.

Outra possibilidade interessante e eficaz é incluir uma localização no seu post. Acredite: muitas pessoas fazem pesquisas de hashtags e localização quando buscam por referências. Sendo assim, vários usuários que ainda não conhecem o seu negócio podem te achar facilmente por meio dos seus próprios posts.

4. Pesquisas e enquetes

O Instagram Stories lançou recentemente uma atualização bastante útil, tanto para usuários comuns que desejam saber a opinião de seus seguidores quanto para marcas e negócios. Agora, é possível fazer pesquisas e enquetes em suas próprias publicações.

As pesquisas na plataforma podem ser facilmente criadas por meio das opções de adesivos de enquetes. Dessa forma, os usuários que visualizarem a publicação podem votar nas alternativas com um simples toque na tela.

Os resultados dessas enquetes podem ser visualizados em tempo real não só pelo autor da postagem, como por todos os seguidores que votarem. Vale lembrar que, assim como qualquer outra publicação feita no Instagram Stories, as pesquisas e seus dados ficam disponíveis apenas por um período de 24 horas.

Agora, você deve estar se perguntando como isso pode ser utilizado no seu negócio, certo? Várias ações podem ser feitas por meio dessa atualização, basta apostar na criatividade.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode fazer enquetes para que o público escolha o melhor look e, em seguida, sortear o look vencedor entre os usuários que participaram da votação.

Além das enquetes, sorteios e concursos também são excelentes ferramentas para a divulgação do seu negócio. Veremos a seguir como eles podem ser realizados por meio do Instagram Stories.

5. Divulgação de concursos, sorteios e promoções

Todo mundo adora participar de um sorteio ou ficar sabendo de uma bela promoção. Sabendo disso, que tal começar a utilizar o Instagram Stories para captar a atenção de seus seguidores e divulgar as novidades do seu negócio?

Aqui, mais uma vez, vale a pena contar com o auxílio da criatividade e explorar as diversas possibilidades proporcionadas pela ferramenta. É possível, por exemplo, divulgar um sorteio e incentivar o público a deslizar a página para cima, direcionando-o para a página oficial da ação (se existir).

Você pode também lançar um concurso feito inteiramente na plataforma, no qual o usuário que fizer a publicação mais criativa ganhará o prêmio em questão.

Viu como o Instagram Stories pode ser um excelente aliado para o seu negócio? Seja na divulgação, na interação com o público ou até mesmo na fidelização de clientes, a ferramenta é certamente uma aposta promissora para quem deseja potencializar resultados.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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