A jornada de compra é um processo pelo qual cada cliente de sua empresa deve passar. Esse caminho registra todas as interações entre o consumidor e um fornecedor de material de limpeza, desde a descoberta da empresa até a conclusão da negociação.
Inclusive, o mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de importantes recursos de tecnologia tem se ampliado e se popularizado, modificando a forma de muitas empresas fazerem as coisas.
O marketing, por exemplo, passou por grandes mudanças com a inclusão de ferramentas de marketing digital. A produção de conteúdo começou a despontar, e por conta disso, a aquisição de clientes tomou uma nova forma.
É o conteúdo que atrai o novo perfil de cliente para sua empresa. Diferentemente do anterior, esse novo usuário é interessado e deseja conhecer mais sobre o produto ou serviço de empresas de sistemas que está pensando em adquirir.
Por conta disso, a empresa acaba apresentando uma série de interações que devem funcionar como um mecanismo para que o cliente esteja sempre abastecido com informações e que seja possível um relacionamento mais próximo com a marca.
Para que esse tipo de ação tenha funcionamento adequadamente, é importante que você conheça bem a jornada de compra do consumidor e como trabalhar em cada etapa para conseguir resultados mais efetivos.
A jornada de compra engloba todo o caminho que o consumidor percorrerá, e é um processo natural. Por conta disso, alguns consumidores nem mesmo percebem que estão passando por ela ao procurar por, por exemplo, uma empresa de cargas fracionadas.
Embora em sua origem, a jornada tenha apenas três grandes etapas, os avanços tecnológicos acabaram mudando a forma de se avaliar esse tipo de caminho, considerando então quatro grandes momentos que levam o cliente a consumir o que você tem a oferecer. São elas:
É importante ter em mente que esse tipo de informação varia de empresa para empresa, e nem sempre sua companhia de laudo ergonômico terá os mesmos resultados que outras usando o mesmo modelo de negócios, ainda que estejam no mesmo segmento de atuação.
Adaptar estes conceitos para sua realidade permite que você consiga se estruturar adequadamente para conseguir resultados mais efetivos ao longo da jornada do cliente, ampliando seu potencial.
O objetivo de qualquer companhia durante essa etapa é garantir que o consumidor tenha sua atenção atraída pelo que está sendo oferecido, por isso, é importante criar material de qualidade que abra espaço para você trabalhar seus produtos ou serviços.
Os temas de aprendizado não devem ser direcionados a soluções que a empresa apresenta, e sim conteúdos interessantes para o dia a dia das pessoas, que se encaixem em sua área de atuação.
Dessa maneira, você consegue atrair o interesse de pessoas que estão procurando por alguma solução, mas ainda não entendem muito bem qual sua necessidade de fato, principalmente em questão de estrutura.
Isso ajuda a fazer com que compartilhamentos em redes sociais e outras formas de encontrar sua empresa se tornem mais simples, uma vez que mais pessoas terão interesse no que está sendo apresentado.
O primeiro passo para essa etapa é gerar no consumidor um sentimento de aproximação, para que sua empresa de gestão ambiental seja uma referência quando ele decidir optar por fazer negócios sobre um determinado elemento.
Aqui, o conteúdo também fica mais aprofundado, e é onde a empresa tem a chance de transformar o visitante em um lead. Um lead nada mais é do que um consumidor que ofereceu seus dados de contato em troca de algum benefício.
Normalmente, o usuário que se torna um lead deseja ter mais entendimento sobre o tópico que está descobrindo, por isso, oferecer conteúdo exclusivo relacionado a dor desse consumidor é sempre interessante.
Esse conteúdo pode ser um e-book, um infográfico ou mesmo uma palestra ou webinar para ele assistir, oferecendo então uma maneira de ele se aprofundar mais sobre esse tipo de conteúdo.
Esse também é o momento em que o consumidor estará pensando em tipos de solução que ele pode encontrar para conseguir resultados mais efetivos em suas ações, o que se torna muito interessante a longo prazo para, por exemplo, uma empresa de balões personalizados.
Nessa etapa, é fundamental que você consiga apresentar sua companhia como uma solução adequada para o problema ou necessidade que ele apresenta, uma vez que esse tipo de serviço é fundamental para conseguir conquistar uma estrutura de qualidade.
É o momento de sua equipe de vendas ser acionada, na maioria dos casos. Aqui, o trabalho do setor de marketing já foi realizado, conseguindo apresentar a empresa e as soluções adequadamente para o consumidor.
O grupo de vendedores então entra na situação, apresentando um conteúdo mais direto e fornecendo possibilidades para lidar com a questão que está na mente do consumidor, ajudando-o a se decidir com mais efetividade.
Além disso, é interessante que você consiga ativar o gatilho mental de urgência para o consumidor. Tentar fazê-lo acelerar esse processo é muito importante para garantir a venda em sua empresa de controle de acesso, ou qualquer outra.
Entretanto, é preciso tomar cuidado. Forçar uma urgência com muito impacto pode acabar afastando o consumidor e atrapalhando o resultado final da empresa. É preciso ter muito cuidado com esse tipo de atividade.
Normalmente, a pressão que a empresa coloca no cliente é apenas para agilizar o processo de vendas, dando menos tempo para que ele se comunique com concorrentes ou tenha segundas ideias sobre a compra.
Dessa forma, você garante que a venda será efetuada, e consegue otimizar assim os resultados de sua empresa, apresentando um conteúdo muito mais efetivo.
Ainda existe a chance de ele identificar algum benefício ou vantagem em seus concorrentes, que o faça desistir do processo e comprar em outro local. Por isso, é muito importante que você consiga convencê-lo de consumir o que você tem a oferecer.
Algumas empresas oferecem amostras grátis ou períodos de teste para conseguir manter o interesse do consumidor, o que pode ser uma excelente maneira de ganhar a confiança dele para você.
Além disso, é preciso pensar que a jornada do cliente não acaba no momento em que ele paga o produto e o recebe. O pós-venda também é uma ferramenta importante na etapa de decisão do consumidor.
Isso porque ele dará preferência para uma empresa que oferece suporte e atenção para suas necessidades, identificando o que é realmente necessário e dialogando sempre com ele de perto, em um relacionamento próximo.
Dessa maneira, você consegue não só fechar o negócio, mas se prepara para fidelizar o cliente, fazendo-o retornar outras vezes e continuar esse processo de relação entre consumidor e marca por um tempo muito maior.
Por isso, a maioria das companhias cria uma série de estratégias de marketing focada nesse tipo de resultado, otimizando ainda mais suas possibilidades de engajamento e como você pode trabalhar com mais efetividade.
Nesse caso, sua empresa acabará ganhando um destaque muito maior no segmento em que atua, tornando-se até uma liderança no mercado.
Inclusive, o mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de importantes recursos de tecnologia tem se ampliado e se popularizado, modificando a forma de muitas empresas fazerem as coisas.
O marketing, por exemplo, passou por grandes mudanças com a inclusão de ferramentas de marketing digital. A produção de conteúdo começou a despontar, e por conta disso, a aquisição de clientes tomou uma nova forma.
É o conteúdo que atrai o novo perfil de cliente para sua empresa. Diferentemente do anterior, esse novo usuário é interessado e deseja conhecer mais sobre o produto ou serviço de empresas de sistemas que está pensando em adquirir.
Por conta disso, a empresa acaba apresentando uma série de interações que devem funcionar como um mecanismo para que o cliente esteja sempre abastecido com informações e que seja possível um relacionamento mais próximo com a marca.
Para que esse tipo de ação tenha funcionamento adequadamente, é importante que você conheça bem a jornada de compra do consumidor e como trabalhar em cada etapa para conseguir resultados mais efetivos.
A jornada de compra engloba todo o caminho que o consumidor percorrerá, e é um processo natural. Por conta disso, alguns consumidores nem mesmo percebem que estão passando por ela ao procurar por, por exemplo, uma empresa de cargas fracionadas.
Embora em sua origem, a jornada tenha apenas três grandes etapas, os avanços tecnológicos acabaram mudando a forma de se avaliar esse tipo de caminho, considerando então quatro grandes momentos que levam o cliente a consumir o que você tem a oferecer. São elas:
- Aprendizado;
- Conhecimento;
- Consideração;
- Decisão.
Estágios da jornada de compra: entenda cada um
Agora que você entende o conceito da jornada de compra, é hora de identificar como perceber cada uma das etapas e o que pode ser feito a respeito de cada uma para conseguir fazer o cliente passar para o próximo estágio.É importante ter em mente que esse tipo de informação varia de empresa para empresa, e nem sempre sua companhia de laudo ergonômico terá os mesmos resultados que outras usando o mesmo modelo de negócios, ainda que estejam no mesmo segmento de atuação.
Adaptar estes conceitos para sua realidade permite que você consiga se estruturar adequadamente para conseguir resultados mais efetivos ao longo da jornada do cliente, ampliando seu potencial.
1 – Aprendizado
A primeira etapa, conhecida como aprendizado ou descoberta, é quando o consumidor tem um primeiro contato com a empresa. Aqui, ele ainda não está ciente de sua necessidade ou problema que precisa ser resolvido, mas desperta interesse na empresa de consultoria de TI, ou qualquer outra.O objetivo de qualquer companhia durante essa etapa é garantir que o consumidor tenha sua atenção atraída pelo que está sendo oferecido, por isso, é importante criar material de qualidade que abra espaço para você trabalhar seus produtos ou serviços.
Os temas de aprendizado não devem ser direcionados a soluções que a empresa apresenta, e sim conteúdos interessantes para o dia a dia das pessoas, que se encaixem em sua área de atuação.
Dessa maneira, você consegue atrair o interesse de pessoas que estão procurando por alguma solução, mas ainda não entendem muito bem qual sua necessidade de fato, principalmente em questão de estrutura.
Isso ajuda a fazer com que compartilhamentos em redes sociais e outras formas de encontrar sua empresa se tornem mais simples, uma vez que mais pessoas terão interesse no que está sendo apresentado.
2 – Conhecimento
Neste ponto, o consumidor já viu o conteúdo básico, e está ciente de que possui uma necessidade que deve ser sanada. Ele já identificou que possui um problema ou uma chance de fazer negócios, mas ainda tem dúvidas.O primeiro passo para essa etapa é gerar no consumidor um sentimento de aproximação, para que sua empresa de gestão ambiental seja uma referência quando ele decidir optar por fazer negócios sobre um determinado elemento.
Aqui, o conteúdo também fica mais aprofundado, e é onde a empresa tem a chance de transformar o visitante em um lead. Um lead nada mais é do que um consumidor que ofereceu seus dados de contato em troca de algum benefício.
Normalmente, o usuário que se torna um lead deseja ter mais entendimento sobre o tópico que está descobrindo, por isso, oferecer conteúdo exclusivo relacionado a dor desse consumidor é sempre interessante.
Esse conteúdo pode ser um e-book, um infográfico ou mesmo uma palestra ou webinar para ele assistir, oferecendo então uma maneira de ele se aprofundar mais sobre esse tipo de conteúdo.
Esse também é o momento em que o consumidor estará pensando em tipos de solução que ele pode encontrar para conseguir resultados mais efetivos em suas ações, o que se torna muito interessante a longo prazo para, por exemplo, uma empresa de balões personalizados.
3 – Consideração
Depois de fazer uma pesquisa mais intensa, o usuário identifica algumas de suas opções para a solução. Aqui, ele pode ainda não ter escolhido sua empresa, mas ele já está ativamente buscando a solução para seu problema.Nessa etapa, é fundamental que você consiga apresentar sua companhia como uma solução adequada para o problema ou necessidade que ele apresenta, uma vez que esse tipo de serviço é fundamental para conseguir conquistar uma estrutura de qualidade.
É o momento de sua equipe de vendas ser acionada, na maioria dos casos. Aqui, o trabalho do setor de marketing já foi realizado, conseguindo apresentar a empresa e as soluções adequadamente para o consumidor.
O grupo de vendedores então entra na situação, apresentando um conteúdo mais direto e fornecendo possibilidades para lidar com a questão que está na mente do consumidor, ajudando-o a se decidir com mais efetividade.
Além disso, é interessante que você consiga ativar o gatilho mental de urgência para o consumidor. Tentar fazê-lo acelerar esse processo é muito importante para garantir a venda em sua empresa de controle de acesso, ou qualquer outra.
Entretanto, é preciso tomar cuidado. Forçar uma urgência com muito impacto pode acabar afastando o consumidor e atrapalhando o resultado final da empresa. É preciso ter muito cuidado com esse tipo de atividade.
Normalmente, a pressão que a empresa coloca no cliente é apenas para agilizar o processo de vendas, dando menos tempo para que ele se comunique com concorrentes ou tenha segundas ideias sobre a compra.
Dessa forma, você garante que a venda será efetuada, e consegue otimizar assim os resultados de sua empresa, apresentando um conteúdo muito mais efetivo.
4 – Decisão
Essa é a última etapa da jornada de compra. Aqui, o cliente já avaliou todas as questões que tinha pendentes e está pronto para tomar uma decisão e efetuar a compra. Entretanto, isso não significa que o cliente está conquistado.Ainda existe a chance de ele identificar algum benefício ou vantagem em seus concorrentes, que o faça desistir do processo e comprar em outro local. Por isso, é muito importante que você consiga convencê-lo de consumir o que você tem a oferecer.
Algumas empresas oferecem amostras grátis ou períodos de teste para conseguir manter o interesse do consumidor, o que pode ser uma excelente maneira de ganhar a confiança dele para você.
Além disso, é preciso pensar que a jornada do cliente não acaba no momento em que ele paga o produto e o recebe. O pós-venda também é uma ferramenta importante na etapa de decisão do consumidor.
Isso porque ele dará preferência para uma empresa que oferece suporte e atenção para suas necessidades, identificando o que é realmente necessário e dialogando sempre com ele de perto, em um relacionamento próximo.
Dessa maneira, você consegue não só fechar o negócio, mas se prepara para fidelizar o cliente, fazendo-o retornar outras vezes e continuar esse processo de relação entre consumidor e marca por um tempo muito maior.
Considerações finais
Fazer uma produção de conteúdo adequada para conseguir acompanhar toda a jornada de compra de seus consumidores é um passo muito importante para garantir resultados mais efetivos para sua empresa, otimizando assim o quanto é convertido em vendas.Por isso, a maioria das companhias cria uma série de estratégias de marketing focada nesse tipo de resultado, otimizando ainda mais suas possibilidades de engajamento e como você pode trabalhar com mais efetividade.
Nesse caso, sua empresa acabará ganhando um destaque muito maior no segmento em que atua, tornando-se até uma liderança no mercado.