Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Marketing de performance: o que é e como utilizá-lo?

Eduardo Larbac - 24 de julho de 2018

Marketing de performance: o que é e como utilizá-lo? Marketing de performance: o que é e como utilizá-lo?

Que o marketing vem passando por transformações contínuas você provavelmente já sabe. O comportamento de compra do consumidor mudou e, como consequência, é preciso se reinventar quanto aos meios de impactá-lo.

O marketing de performance, por exemplo, é uma categoria do marketing digital focada totalmente nos resultados, fazendo com que seus anúncios tragam mais lucro sem que seja preciso investir mais.

Foi pensando nisso que preparei este artigo. A seguir, você vai entender o que é, como funciona e como implementar o marketing de performance em suas campanhas digitais, conferindo também quais as vantagens da estratégia para o seu empreendimento. Ficou interessado pelo assunto? Então, acompanhe o texto!

O que é marketing de performance?

O marketing de performance, é uma categoria do marketing digital que possui foco na análise dos desempenhos e dos resultados concretos.

Para isso, são utilizados indicadores poderosos capazes de contabilizar números e gerar dados e relatórios estratégicos para os gestores.

Por meio dele, torna-se possível acompanhar todo o comportamento do usuário em relação ao seu anúncio. Em outras palavras, você pode saber se a mídia foi de fato exibida, para quem ela foi mostrada, quantos consumidores clicaram no link, quantos deles acessaram o site e, acima de tudo, quantos finalizaram ou não a compra.

Dessa forma, pode-se afirmar que o marketing de performance serve como uma espécie de termômetro para medir como determinada campanha digital foi realizada.

Além disso, diante dos resultados, torna-se mais fácil entender qual canal de divulgação gera mais retorno financeiro, quais ações são capazes de gerar conversão, entre outras.

Como ele funciona?

O marketing de performance se baseia no uso de links patrocinados — como o Facebook Ads ou o Google Adwords — que possuem um valor variável, ou seja, o gasto final dependerá da performance do anúncio. Os fatores que podem causar essa variação são o número de visualizações e a quantidade de cliques, por exemplo./’

Sendo assim, para que sejam colhidos resultados satisfatórios, é preciso se atentar para que os anúncios sejam devidamente segmentados e façam parte de uma estratégia coerente de marketing, de modo a atingir o público correto e não uma audiência genérica.

Quais são as suas vantagens e benefícios?

O marketing de performance carrega uma série de vantagens competitivas para o empreendedor que conta com essa estratégia. Uma das principais é, certamente, a possibilidade de calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI) com rapidez, já que todo o acompanhamento dos resultados das ações é feito em tempo real.

Outra vantagem interessante está na possibilidade de alcançar bons resultados com menos investimento, já que otimizará as suas campanhas e aumentará as possibilidades de lucro real.

Além disso, torna-se viável analisar se as estratégias de Search Engine Optimization (SEO) utilizadas em seu conteúdo foram empregadas de forma correta e se estão, de fato, atraindo leads para a sua página, bem como verificar se o lance dado foi suficiente para superar o dos concorrentes nos anúncios patrocinados e se o desempenho do seu site é interessante.

Entre outras vantagens, estão:

  • potencializa o funil de vendas;
  • garante mais acertos na segmentação;
  • auxilia na valorização do branding;
  • aumenta o número de leads;
  • leva a oferta até o cliente.

Como implementar o marketing de performance?

Antes de colocar em prática as ações do marketing de performance é preciso, primeiramente, alinhar a estratégia aos objetivos do seu negócio.

Só assim será possível criar um plano e estabelecer os indicadores necessários para o acompanhamento de cada ação, como veremos ao fim do artigo.

Contudo, lembre-se de que essas métricas devem ser sempre claras e objetivas, de modo que não haja dúvidas ou contratempos nos momentos de mensurá-los, bem como coleta de dados desnecessários e que podem atrapalhar o objetivo principal da estratégia.

Depois, defina como será realizado o orçamento da campanha para auxiliar que você se mantenha dentro do budget.

Em seguida, chegou a hora de criar um método de acompanhamento, que pode ser feito por meio de ferramentas específicas para esse fim ou manualmente — lembrando que essa última alternativa dá maior abertura a erros, que podem levar a decisões equivocadas.

Por fim, é preciso mensurar os resultados e, assim, promover as alterações necessárias segundo apontado durante o acompanhamento.

Como é feita a mensuração dos dados?

Chegamos a uma das partes mais essenciais deste artigo: a mensuração de resultados no marketing de performance.

Embora muitos gestores cometam o equívoco de pensar que o número de curtidas, compartilhamentos e comentários nas redes sociais são suficientes para medir a eficácia de uma estratégia, é preciso entender que essas não são métricas reais de resultado.

Para realizar um acompanhamento eficaz de suas campanhas é necessário mensurar dados por meio das seguintes métricas:

  • tráfego no site — indicador de quantas pessoas estão acessando o seu site, sendo possível descobrir quais as publicações que mais agradam;
  • tempo de visita — tempo médio em que o usuário permanece no seu site, possibilitando a correção de falhas que o levam a fechar a janela antes de conferir o seu conteúdo;
  • taxa de cliques (CTR) — autoexplicativa, essa taxa mostra quantas pessoas clicaram em seu anúncio e ajuda a avaliar aspectos de uma campanha como uso de imagens, palavras-chave, textos etc.;
  • custo por clique (CPC) — mostra o valor de cada clique que os usuários fizeram em seu anúncio;
  • custo por lead (CPL) — indicador de quanto custou em média para que uma pessoa se cadastrasse na sua landing page ou entrasse em contato com a sua empresa;
  • retorno sobre investimento (ROI) — um dos indicadores mais importantes para o marketing de performance, uma vez que mede o lucro de uma campanha;
  • custo de aquisição por cliente (CAC) — corresponde aos valores que você gasta para adquirir cada cliente, como despesas com publicidade e o salário da equipe comercial;
  • taxa de conversão — mostra quantos usuários, de fato, passaram pelo processo de compra e chegaram à conversão.

Viu como o marketing de performance pode ajudar a trazer resultados cada vez melhores para o seu negócio? Alcançando mais e gastando menos é possível atrair clientes mesmo com um orçamento baixo, pagando somente por aqueles anúncios que realmente convertem, ao contrário de outras estratégias.

E então, gostou do artigo? Para ficar sempre por dentro de nossos conteúdos não deixe de curtir agora mesmo minha página no Facebook!

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Descubra aqui a diferença entre inbound marketing e outbound marketing
Próximo Artigo Como criar uma persona? Confira o passo a passo aqui!

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac