Você sabia que o Snapchat é uma ótima rede para o marketing do seu negócio?
Bom, qualquer boa estratégia de marketing digital deve contemplar o uso de redes sociais, pois é através delas que é possível gerar o engajamento dos usuários, posicionamento da marca e com isso conquistar novos clientes, sem precisar de muitos recursos financeiros.
Isso abre oportunidades principalmente para pequenas empresas, como um expositor de bolsas, tornando possível que esse negócio consiga alcançar um público maior, sem que se invista tanto dinheiro em publicidade.
Mas para que isso seja possível é fundamental que se use todas as mídias sociais disponíveis, desde as mais populares como as poucas exploradas, que é o caso do Snapchat.
Essa rede social é bem popular entre o público jovem, com uma faixa etária de até 35 anos de idade, estima-se que a plataforma possua mais de 1560 milhões de usuários diários, isso representa uma grande oportunidade para ser explorada pelas empresas.
Principalmente se a sua empresa tem foco nesse público mais jovem como uma empresa Iluminação para galpão industrial ou uma loja de acessórios temáticos, por exemplo. Para saber um pouco mais sobre essa rede social e todo o seu potencial para te ajudar com a sua marca, continue lendo esse artigo.
Essa é uma rede social conhecida por suas mensagens instantâneas, até por isso que atrai um público mais jovem, nessa plataforma você consegue enviar fotos ou vídeos que ficam disponíveis por no máximo 10 segundos e desaparecem após terem sido vistas.
Essas mensagens instantâneas são chamadas de snaps, nessas fotos podem ser adicionados:
Mas além disso, caso as mensagens sejam públicas, como uma foto de uma rua de casas com estrutura de ferro, ficará disponível por 24 horas.
Esse sistema é bem parecido com ou stories das outras redes sociais, onde as pessoas fazem vídeos e fotos e as publicações ficam disponíveis até 24 horas.
É importante ressaltar que o marketing no snapchat pode não funcionar para todas as empresas, tendo em vista que o público costuma ser bem jovem.
Por exemplo, para uma empresa de serviço de drenagem que tem um público mais velho, pode ser que não seja tão vantajoso assim investir nessa plataforma.
Pense que o Snapchat pode ser um complemento para a sua marca alcançar outro tipo de nicho, que não está presente nas outras mídias sociais, assim você cria uma campanha coerente e consistente.
Por exemplo, na campanha da sua empresa anunciando banner para promoção, você pode fazer uma história contando sobre e informando que essa oferta durará até a história ficar disponível na plataforma.
Por exemplo, uma empresa de luminária para escritório pode criar um filtro com frases criativas, isso irá incentivar os usuários a usarem e trazer esse público mais perto da sua empresa.
Lembre-se que você não vai ter bons números de engajamento sem enviar uma boa quantidade de atualizações que sejam relevantes para o seu público, a dica principal é criar conteúdos de qualidade que agreguem valor para a sua marca, sempre de forma criativa.
Portanto, mesmo que sua empresa de empilhadeira locação alcance 1% do público desse influenciador, terá cerca de 50.000 de impressões.
Isso fará muita diferença para a divulgação do seu produto, você conseguirá mais seguidores para a sua plataforma e com isso mais gente vai conhecer a sua marca.
Por exemplo, se você é dono de uma empresa de sistema de pedidos para restaurante, mostre os bastidores do seu trabalho, mostre como são feitos os procedimentos com o cliente, além disso você também pode criar:
Com isso você irá conseguir atingir em cheio as pessoas mais jovens de uma forma instantânea, fazendo com que elas conheçam sua marca.
Portanto, é fundamental que você entenda a plataforma como uma porta de entrada, a partir dessa experiência os consumidores irão atrás dos seus produtos.
Sem contar que essa interatividade torna o seu conteúdo mais cativante, os usuários vão se sentir mais próximos da sua marca, melhorando o relacionamento com ela, trazendo a sensação de exclusividade.
Pense que por ser uma rede social menos, você terá muito mais contato com esse cliente, com isso você tem mais chances de atrair um público que realmente se identifique com a sua marca e toda proposta do seu produto.
Pense que com isso sua empresa terá muito mais chances de ser notado, além de se tornar uma grande referência na plataforma, conseguindo de fato atingir seu nicho.
Sem contar que o Snapchat não conta com algoritmo, como vemos nas outras redes sociais, isso significa que o seu conteúdo irá chegar a todos os seus seguidores, sem que seja segmentando ou você precise pagar a mais para atingir a todos.
Com isso você tem mais controle e efetividade, sabe que tudo que for postado, será visto pelo seu público.
Além disso, a plataforma oferece às empresas uma opção de baixo custo para publicidade, o que torna mais fácil anunciar no Snapchat, se tornando bastante vantajoso para pequenas empresas que contam com um orçamento baixo para suas campanhas.
Bom, qualquer boa estratégia de marketing digital deve contemplar o uso de redes sociais, pois é através delas que é possível gerar o engajamento dos usuários, posicionamento da marca e com isso conquistar novos clientes, sem precisar de muitos recursos financeiros.
Isso abre oportunidades principalmente para pequenas empresas, como um expositor de bolsas, tornando possível que esse negócio consiga alcançar um público maior, sem que se invista tanto dinheiro em publicidade.
Mas para que isso seja possível é fundamental que se use todas as mídias sociais disponíveis, desde as mais populares como as poucas exploradas, que é o caso do Snapchat.
Essa rede social é bem popular entre o público jovem, com uma faixa etária de até 35 anos de idade, estima-se que a plataforma possua mais de 1560 milhões de usuários diários, isso representa uma grande oportunidade para ser explorada pelas empresas.
Principalmente se a sua empresa tem foco nesse público mais jovem como uma empresa Iluminação para galpão industrial ou uma loja de acessórios temáticos, por exemplo. Para saber um pouco mais sobre essa rede social e todo o seu potencial para te ajudar com a sua marca, continue lendo esse artigo.
O que é snapchat?
Se você nunca ouviu falar dessa plataforma, irei te apresentar como ela funciona.Essa é uma rede social conhecida por suas mensagens instantâneas, até por isso que atrai um público mais jovem, nessa plataforma você consegue enviar fotos ou vídeos que ficam disponíveis por no máximo 10 segundos e desaparecem após terem sido vistas.
Essas mensagens instantâneas são chamadas de snaps, nessas fotos podem ser adicionados:
- Filtros que mudam o rosto ou acrescentam algo a imagem;
- Textos;
- Emojis;
- Autocolantes.
Mas além disso, caso as mensagens sejam públicas, como uma foto de uma rua de casas com estrutura de ferro, ficará disponível por 24 horas.
Esse sistema é bem parecido com ou stories das outras redes sociais, onde as pessoas fazem vídeos e fotos e as publicações ficam disponíveis até 24 horas.
É importante ressaltar que o marketing no snapchat pode não funcionar para todas as empresas, tendo em vista que o público costuma ser bem jovem.
Por exemplo, para uma empresa de serviço de drenagem que tem um público mais velho, pode ser que não seja tão vantajoso assim investir nessa plataforma.
Snapchat no Marketing
Entenda que o marketing no Snapchat é bem diferente do vemos nas outras redes sociais, por isso esteja disposto a adaptar seus conteúdos para o padrão que se é esperado nessa plataforma, algo que tenha muita personalidade.Pense que o Snapchat pode ser um complemento para a sua marca alcançar outro tipo de nicho, que não está presente nas outras mídias sociais, assim você cria uma campanha coerente e consistente.
Estratégias de marketing para o Snapchat
Saiba agora como você pode usar o Snapchat a favor da sua marca, conheça algumas estratégias que fazem toda diferença na plataforma.Crie histórias instantâneas
As histórias instantâneas são uma ótima forma de manter o seu público envolvido com a sua marca.Por exemplo, na campanha da sua empresa anunciando banner para promoção, você pode fazer uma história contando sobre e informando que essa oferta durará até a história ficar disponível na plataforma.
Crie filtros
Uma boa forma de usar o Snapchat ao seu favor é criar filtros para a plataforma, assim os usuários podem usar, fazendo com que mais pessoas conheçam sua marca.Por exemplo, uma empresa de luminária para escritório pode criar um filtro com frases criativas, isso irá incentivar os usuários a usarem e trazer esse público mais perto da sua empresa.
Crie uma rotina de conteúdo
Assim como em outras redes sociais, é importante que se tenha frequência em seus posts, por isso para conseguir gerar números expressivos de tráfego em seu Snapchat, aumente a frequência das postagens.Lembre-se que você não vai ter bons números de engajamento sem enviar uma boa quantidade de atualizações que sejam relevantes para o seu público, a dica principal é criar conteúdos de qualidade que agreguem valor para a sua marca, sempre de forma criativa.
Invista nos influenciadores
Uma boa forma de usar o Snapchat e aumentar a quantidade de pessoas em sua conta, sem dúvida é construir relações com influenciadores, imagine que uma pessoa tenha 5 milhões de seguidores e comece a falar da sua marca.Portanto, mesmo que sua empresa de empilhadeira locação alcance 1% do público desse influenciador, terá cerca de 50.000 de impressões.
Isso fará muita diferença para a divulgação do seu produto, você conseguirá mais seguidores para a sua plataforma e com isso mais gente vai conhecer a sua marca.
Proporcione um conteúdo exclusivo no Snapchat
Crie conteúdos exclusivos e alavanque a urgência na plataforma, por contar com conteúdos de curta duração, as pessoas passam certo tempo no Snapchat, para aproveitar essas características, forneça acesso privado e exclusivo sobre a sua marca.Por exemplo, se você é dono de uma empresa de sistema de pedidos para restaurante, mostre os bastidores do seu trabalho, mostre como são feitos os procedimentos com o cliente, além disso você também pode criar:
- Sorteios;
- Concursos;
- Vendas surpresas e rápidas;
- Descontos especiais;
- Cenas dos bastidores;
- Trailers.
Benefícios do Snapchat para sua empresa
Agora que você já entendeu como funciona essa plataforma e quais conteúdos podem ser produzidos nela, conheça algumas vantagens em usar o Snapchat na sua campanha de marketing.Público-alvo mais jovem
Como já mencionado acima, o público que utiliza a plataforma tende a ser mais jovem, se a sua empresa é voltada para esses consumidores, ou está querendo migrar para esse tipo de cliente o Snapchat é uma boa escolha.Com isso você irá conseguir atingir em cheio as pessoas mais jovens de uma forma instantânea, fazendo com que elas conheçam sua marca.
Portanto, é fundamental que você entenda a plataforma como uma porta de entrada, a partir dessa experiência os consumidores irão atrás dos seus produtos.
Maior interatividade
O Snapchat vem crescendo e aumentando seu número de interação referente a outras mídias sociais, afinal, os usuários adoram interagir com os outros através dos snaps, com isso você consegue interagir com seu público e obter feedback deles.Sem contar que essa interatividade torna o seu conteúdo mais cativante, os usuários vão se sentir mais próximos da sua marca, melhorando o relacionamento com ela, trazendo a sensação de exclusividade.
Estabeleça a personalidade da sua marca
O Snapchat é uma plataforma jovem e dinâmica, por isso é importante que a sua marca crie uma personalidade criativa e divertida para o público, com conteúdos leves, curtos, mas que sejam informativos, vídeos e fotos que mostram toda personalidade da sua empresa.Pense que por ser uma rede social menos, você terá muito mais contato com esse cliente, com isso você tem mais chances de atrair um público que realmente se identifique com a sua marca e toda proposta do seu produto.
Menos competição
Por ser uma rede social menor que as tradicionais que já são usadas nas estratégias de marketing, tende a ser menos competitiva, afinal, não são todas as empresas que estão presentes na plataforma, essa é mais uma oportunidade para sua empresa crescer.Pense que com isso sua empresa terá muito mais chances de ser notado, além de se tornar uma grande referência na plataforma, conseguindo de fato atingir seu nicho.
Possui mais autenticidade
Sem sombra de dúvidas o marketing no Snapchat é muito mais autêntico, afinal, é uma plataforma mais nichada, com isso consegue mostrar toda a personalidade da sua marca, com conteúdos exclusivos e instantâneos da sua marca.Sem contar que o Snapchat não conta com algoritmo, como vemos nas outras redes sociais, isso significa que o seu conteúdo irá chegar a todos os seus seguidores, sem que seja segmentando ou você precise pagar a mais para atingir a todos.
Com isso você tem mais controle e efetividade, sabe que tudo que for postado, será visto pelo seu público.
Além disso, a plataforma oferece às empresas uma opção de baixo custo para publicidade, o que torna mais fácil anunciar no Snapchat, se tornando bastante vantajoso para pequenas empresas que contam com um orçamento baixo para suas campanhas.