Fazer o marketing no ramo da indústria é de fundamental importância para a realidade empresarial. É a base de todas as atividades de comunicação corporativa interna e externa, e para isso são necessários profissionais com conhecimentos e habilidades específicas.
Ou seja, mesmo sendo um campo empresarial tradicional, é essencial ir além das estruturas de coleta de solo para análise química, e aplicar o marketing nas indústrias. Afinal, o mundo mudou a forma de fazer vendas, e não é de hoje.
Portanto, até mesmo a área industrial deve se voltar para a nova realidade, a fim de se manter bem no mercado atual, que é muito amplo e repleto de concorrentes diretos e indiretos.
Logo, conhecer o target, expandir o mercado alvo, comunicar profissionalismo e conhecimento do setor a que pertence, são apenas alguns dos elementos que permitirão à empresa começar a estruturar melhor o seu ciclo de vendas para o mercado.
Neste artigo vamos abordar o funcionamento do marketing para indústria, bem como os benefícios e como implementar. Confira!
Os compradores, portanto, podem ser empresas ou órgãos públicos que utilizam os bens e serviços adquiridos para produzir outros bens e serviços a serem repassados a terceiros.
De forma geral, o marketing se tornou uma estratégia de negócios, também, e sobretudo, em um ambiente B2B a fim de segmentar o mercado, posicionar-se e conhecer plenamente o cliente.
Todas essas questões se tornam os elementos básicos da diferenciação competitiva e do crescimento do negócio. Funciona como uma calibração de manômetro digital.
Por isso, o marketing industrial moderno vai além da simples compra e venda de bens e serviços para clientes corporativos. Marketing no setor industrial significa:
Ou seja, iniciar uma estratégia de marketing industrial de alto desempenho significa ver sua empresa com os olhos de seu cliente em potencial e agir em cima disso. Tudo muda quando as estratégias de marketing são vistas e implementadas dessa forma.
Para alcançar esses e melhores resultados, a colaboração entre a indústria/empresa industrial e o especialista em marketing de mídia social nunca deve faltar.
Logo, a interação e organização e regularidade são muito importantes na gestão de uma estratégia adequada de marketing de mídias sociais.
Vamos analisar quais as melhores estratégias para as fábricas e indústrias:
Mas é fundamental não desistir, o blog para as indústrias é uma forte estratégia de marketing de conteúdo para envolver compradores do setor como engenheiros com problemas de gestão de tempo, por exemplo, ou mesmo motoredutor industrial.
Nesse sentido, é uma estratégia que deve estar no escopo das indústrias, tendo em vista que os engenheiros são a maioria do perfil de compradores do setor. Ou seja, eles esperam resolução de problemas e adoram conteúdos técnicos.
Eles esperam sempre obter conhecimento e se manter atualizados sobre sua indústria.
A preocupação número um entre todos os engenheiros e empresários do setor é manter suas habilidades tecnológicas e conhecimento atualizados, são consumidores ávidos por informações, independentemente do nível de experiência.
Engenheiros se comunicam e confiam em outros engenheiros. O marketing deve alavancar essa filosofia colaborativa. Logo, blogs no setor industrial são subestimados, mas são a base de uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo.
Pois, de fato, são essenciais para fornecer conteúdos de interesse dos compradores, como climatizador para fábricas, máquinas industriais, construção civil, linha de montagem de automóveis…são só alguns exemplos.
Fazer SEO para gerar mais interações nos conteúdos, pode funcionar bem para distribuidores que vendem componentes padrão e/ou produtos industriais básicos, como reforma de redutores de velocidade.
Logo, focar em palavras-chave do setor nos conteúdos, e estar sempre de olho nas atualizações do Google são medidas fundamentais nessas estratégias. Afinal, uma boa estratégia precisa alinhar o SEO com o conteúdo de relevância para aumentar as vendas.
Mesmo que os dois andem de mãos dadas, é importante entender as diferenças entre otimização de descobertas e otimização de conversão, pois o marketing de conteúdo estratégico muda nessas duas vertentes.
Várias empresas nos últimos anos têm usado sites de redes sociais como Facebook e Twitter para mostrar suas marcas e produtos, o que ajudou a estabelecer a imagem da marca e aumentou a base de clientes.
É óbvio que há fábricas e empresas industriais que precisarão atingir o tráfego local, outras que precisarão atingir um público mais amplo, assim como existem negócios de mesmo nicho com públicos específicos.
Ou seja, para cada empresa do mesmo setor, industrial, portanto, existe uma necessidade de análise específicas, da presença on-line atual e se já existe um site. Tudo isso estará relacionado aos objetivos que deseja alcançar e ao orçamento que a empresa pode investir.
Mas de forma geral, os perfis nas redes sociais ajudam nessa questão de segmentação de forma bem eficiente. Afinal, a maioria dos que consomem o conteúdo da página, seguem e curtem, são pessoas interessadas no serviço ou produto oferecido pelas indústrias.
E sem dúvidas, as próprias redes sociais ajudam nessa questão de promover os conteúdos interessantes. Além dos impulsionamentos pagos, existem as tags, figurinhas, filtros, trilhas sonoras, vídeos…tudo para tornar os conteúdos mais interessantes.
Uma ideal é promover um carrossel sobre pintura de máquinas agrícolas, ou um reels falando sobre agroecologia, fábricas que produzem seus insumos de forma verde, etc.
Você pode até pensar que o e-mail marketing está fraco ou desatualizado com toda a questão do boom nas sociais. No entanto, isso está longe de ser realidade quando se trata de marketing de conteúdo industrial.
Engenheiros e profissionais do setor leem e-mails efetivamente, em uma dedução genérica, pode ser uma das primeiras coisas que esses profissionais fazem ao acordar.
Portanto, desde que você tenha ganhado sua confiança com conteúdo valioso, os emails de sua empresa serão lidos por esses perfis de cliente.
E, sem dúvidas, o e-mail marketing é um canal mais próximo do cliente, e as indústrias podem aproveitar e fornecer conteúdo interessantes, curiosos e envolventes sobre o setor.
Por exemplo, fazer um artigo sobre bico para torre de resfriamento e direcionar o cliente no e-mail para lê-lo. A complexidade desse mercado significa que o conteúdo é relevante.
Inclusive, os que são direcionados para os e-mails, que desempenham um papel central e esse aspecto não pode ser negligenciado, especialmente em um mundo onde a maioria dos tomadores de decisão realizam pesquisas online antes de entrar em contato com uma empresa.
Ou seja, mesmo sendo um campo empresarial tradicional, é essencial ir além das estruturas de coleta de solo para análise química, e aplicar o marketing nas indústrias. Afinal, o mundo mudou a forma de fazer vendas, e não é de hoje.
Portanto, até mesmo a área industrial deve se voltar para a nova realidade, a fim de se manter bem no mercado atual, que é muito amplo e repleto de concorrentes diretos e indiretos.
Logo, conhecer o target, expandir o mercado alvo, comunicar profissionalismo e conhecimento do setor a que pertence, são apenas alguns dos elementos que permitirão à empresa começar a estruturar melhor o seu ciclo de vendas para o mercado.
Neste artigo vamos abordar o funcionamento do marketing para indústria, bem como os benefícios e como implementar. Confira!
O que é marketing para indústria?
Marketing para indústria ou Marketing Industrial é um tipo de Marketing B2B, trata-se portanto de trocas entre bens e serviços que ocorrem entre organizações.Os compradores, portanto, podem ser empresas ou órgãos públicos que utilizam os bens e serviços adquiridos para produzir outros bens e serviços a serem repassados a terceiros.
De forma geral, o marketing se tornou uma estratégia de negócios, também, e sobretudo, em um ambiente B2B a fim de segmentar o mercado, posicionar-se e conhecer plenamente o cliente.
Todas essas questões se tornam os elementos básicos da diferenciação competitiva e do crescimento do negócio. Funciona como uma calibração de manômetro digital.
Por isso, o marketing industrial moderno vai além da simples compra e venda de bens e serviços para clientes corporativos. Marketing no setor industrial significa:
- Conhecer em profundidade o cliente ideal e suas necessidades;
- Conhecer seus problemas a fim de fornecer soluções inovadoras;
- Saber como comunicar essas inovações;
- Fornecer atendimento ao cliente de forma eficaz para seu público-alvo.
Ou seja, iniciar uma estratégia de marketing industrial de alto desempenho significa ver sua empresa com os olhos de seu cliente em potencial e agir em cima disso. Tudo muda quando as estratégias de marketing são vistas e implementadas dessa forma.
Benefícios do marketing para indústrias
O marketing para o setor industrial garante melhores retornos sobre o investimento e crescimento mais rápido. Vamos ver agora os principais benefícios obtidos ao adotar essas estratégias de marketing neste setor:- Maiores vendas;
- Fortalecimento da reputação;
- Maior reconhecimento e visibilidade da fábrica/indústria;
- Fidelização de clientes.
Para alcançar esses e melhores resultados, a colaboração entre a indústria/empresa industrial e o especialista em marketing de mídia social nunca deve faltar.
Logo, a interação e organização e regularidade são muito importantes na gestão de uma estratégia adequada de marketing de mídias sociais.
Táticas de marketing digital para indústrias
Existem várias estratégias e táticas de marketing que podem ser implementadas no setor industrial. Uma vez estabelecidas as bases para a estratégia de marketing industrial, é preciso identificar como implementá-las de forma precisa e coerente com o público-alvo.Vamos analisar quais as melhores estratégias para as fábricas e indústrias:
Blog
O blog no setor industrial geralmente não é uma das estratégias de marketing favorita entre os fabricantes, pois acreditam que há poucos resultados tangíveis (leads, oportunidades de vendas, etc.) e que os esforços são lentos e demorados para criar conteúdo novo e relevante para os envolvidos no setor.Mas é fundamental não desistir, o blog para as indústrias é uma forte estratégia de marketing de conteúdo para envolver compradores do setor como engenheiros com problemas de gestão de tempo, por exemplo, ou mesmo motoredutor industrial.
Nesse sentido, é uma estratégia que deve estar no escopo das indústrias, tendo em vista que os engenheiros são a maioria do perfil de compradores do setor. Ou seja, eles esperam resolução de problemas e adoram conteúdos técnicos.
Eles esperam sempre obter conhecimento e se manter atualizados sobre sua indústria.
A preocupação número um entre todos os engenheiros e empresários do setor é manter suas habilidades tecnológicas e conhecimento atualizados, são consumidores ávidos por informações, independentemente do nível de experiência.
Engenheiros se comunicam e confiam em outros engenheiros. O marketing deve alavancar essa filosofia colaborativa. Logo, blogs no setor industrial são subestimados, mas são a base de uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo.
Pois, de fato, são essenciais para fornecer conteúdos de interesse dos compradores, como climatizador para fábricas, máquinas industriais, construção civil, linha de montagem de automóveis…são só alguns exemplos.
Otimização do mecanismo de busca (SEO)
Melhorar em SERPs orgânicos (página de resultados de mecanismos de busca) é um objetivo importante, mas o objetivo final é converter uma maior quantidade de tráfego desse mecanismo de busca em clientes.Fazer SEO para gerar mais interações nos conteúdos, pode funcionar bem para distribuidores que vendem componentes padrão e/ou produtos industriais básicos, como reforma de redutores de velocidade.
Logo, focar em palavras-chave do setor nos conteúdos, e estar sempre de olho nas atualizações do Google são medidas fundamentais nessas estratégias. Afinal, uma boa estratégia precisa alinhar o SEO com o conteúdo de relevância para aumentar as vendas.
Mesmo que os dois andem de mãos dadas, é importante entender as diferenças entre otimização de descobertas e otimização de conversão, pois o marketing de conteúdo estratégico muda nessas duas vertentes.
Redes sociais
A cada ano que passa, o segmento de aplicativos para plataformas de redes sociais tem crescido continuamente, beneficiando uma gama de empresas. Portanto, as redes sociais são os meios de estratégias digitais mais eficientes para todos os setores e segmentos.Várias empresas nos últimos anos têm usado sites de redes sociais como Facebook e Twitter para mostrar suas marcas e produtos, o que ajudou a estabelecer a imagem da marca e aumentou a base de clientes.
É óbvio que há fábricas e empresas industriais que precisarão atingir o tráfego local, outras que precisarão atingir um público mais amplo, assim como existem negócios de mesmo nicho com públicos específicos.
Ou seja, para cada empresa do mesmo setor, industrial, portanto, existe uma necessidade de análise específicas, da presença on-line atual e se já existe um site. Tudo isso estará relacionado aos objetivos que deseja alcançar e ao orçamento que a empresa pode investir.
Mas de forma geral, os perfis nas redes sociais ajudam nessa questão de segmentação de forma bem eficiente. Afinal, a maioria dos que consomem o conteúdo da página, seguem e curtem, são pessoas interessadas no serviço ou produto oferecido pelas indústrias.
E sem dúvidas, as próprias redes sociais ajudam nessa questão de promover os conteúdos interessantes. Além dos impulsionamentos pagos, existem as tags, figurinhas, filtros, trilhas sonoras, vídeos…tudo para tornar os conteúdos mais interessantes.
Uma ideal é promover um carrossel sobre pintura de máquinas agrícolas, ou um reels falando sobre agroecologia, fábricas que produzem seus insumos de forma verde, etc.
Email marketing
O email marketing é outro canal para fornecer conteúdos interessantes para os clientes em potencial no setor industrial. Essa é uma das estratégias mais utilizadas por todas as empresas que focam no marketing de conteúdo.Você pode até pensar que o e-mail marketing está fraco ou desatualizado com toda a questão do boom nas sociais. No entanto, isso está longe de ser realidade quando se trata de marketing de conteúdo industrial.
Engenheiros e profissionais do setor leem e-mails efetivamente, em uma dedução genérica, pode ser uma das primeiras coisas que esses profissionais fazem ao acordar.
Portanto, desde que você tenha ganhado sua confiança com conteúdo valioso, os emails de sua empresa serão lidos por esses perfis de cliente.
E, sem dúvidas, o e-mail marketing é um canal mais próximo do cliente, e as indústrias podem aproveitar e fornecer conteúdo interessantes, curiosos e envolventes sobre o setor.
Por exemplo, fazer um artigo sobre bico para torre de resfriamento e direcionar o cliente no e-mail para lê-lo. A complexidade desse mercado significa que o conteúdo é relevante.
Inclusive, os que são direcionados para os e-mails, que desempenham um papel central e esse aspecto não pode ser negligenciado, especialmente em um mundo onde a maioria dos tomadores de decisão realizam pesquisas online antes de entrar em contato com uma empresa.