Quando falamos em estratégias de marketing para vendas, podemos citar as principais ações: inbound e outbound marketing, redes sociais, publicidade paga e automação de anúncios.
Claro que essas não são as únicas estratégias que dão retorno para as vendas, mas são ótimas opções para quem está começando em busca de ações que tragam resultados.
Independentemente da estratégia de marketing de vendas que você empregar, é muito importante e indispensável planejar com antecedência, o que inclui as seguintes etapas:
- Conhecimento sobre o produto ou serviço listado;
- Criação de personas de compradores;
- Identificação clara do problema do cliente;
- Proposta de valor que sua empresa oferece.
O que é marketing de vendas, afinal?
Ao contrário do marketing comum, que considera a comunicação da empresa como um todo, o marketing de vendas visa formular uma estratégia para impulsionar as vendas de cada produto. Digamos que sua empresa seja uma loja de telhas isoeste. Você pode estruturar uma campanha de reforma de casa com gatilho de urgência para despertar um maior número de pessoas interessadas em trocar as telhas ou reformar a casa. Você também deve planejar bem e desenvolver uma identidade visual com muito cuidado e criar uma atmosfera agradável na sua loja, seja ela online ou loja física, e isso também independe do segmento. Portanto, seja uma lavadora de piso profissional ou uma loja de produtos cosméticos, as estratégias de vendas precisam estar bem alinhadas e planejadas para impulsionar a lucratividade do negócio. Esse é o cerne de toda e qualquer estratégia de marketing em vendas a fim de que realmente funcione. Então, o que falta para capitalizar de vez suas vendas é escolher os produtos que serão vendidos em sua loja que também comercializa bomba de esgoto e de fato desenvolver diferentes estratégias de vendas. Você pode escolher algumas lojas próprias e pensar na melhor maneira de promovê-las. Vamos ver no tópico a seguir quais as principais estratégias de vendas para seu negócio. Confira:Aspectos do marketing de vendas
Para desenvolver uma boa estratégia de marketing de vendas, você precisa conhecer muito bem o seu público e considerar os seguintes aspectos:Apresentação do produto
Esse ponto é de fato crucial para realizar estratégias de como será embalado o seu produtos, como será desenhado, como será colocado na loja, etc. Em uma loja de eletrônicos que vende equipamentos de automação residencial com Alexa, por exemplo, é preciso pensar bem na qualidade das embalagens, pois elas irão gerar mais confiança e credibilidade no consumidor. Principalmente por se tratar de equipamentos eletrônicos, em que as pessoas sabem que é preciso ter um cuidado e uma atenção maior para não danificar os aparelhos.Preço
O preço também é um aspecto muito importante no marketing de eventos, afinal, sempre quando alguém vai pesquisar um produto ou serviço na internet, o preço sempre é uma das questões primordiais para os clientes. Portanto, é preciso pensar no preço do produto ou serviço, termos de pagamento e também se os clientes podem pagar em prestações. Lembrando que esse aspecto é intrínseco e importante tanto para as vendas de produtos físicos, como produtos digitais e até serviços. Logo, uma empresa de instalação de energia solar deve pensar em como gerar mais vendas em seus serviços para aumentar a lucratividade.Promoções
Você oferecerá descontos, brindes ou condições de pagamento diferenciadas para cada produto? Quais as promoções que você vai incorporar em seu negócio em cada época do ano? A ideia aqui é pensar quais ações tomar para estimular o consumidor e influenciar nas vendas.Comunicação
Depois de considerar todos os pontos anteriores, é hora de definir como esses produtos vão se comunicar. Você irá investir em banners? Publicidade digital? Tráfego pago? Publicidade nas mídias sociais?Lealdade
Como você irá de fato cultivar relacionamentos com os clientes existentes para que eles voltem a comprar em sua loja? Essa é uma questão de desenvolvimento de lealdade, que todo e qualquer lugar precisa ter para aumentar os lucros das vendas. Também é importante alinhar a equipe de vendas, que está em contato direto com os clientes, com a equipe de marketing, que pensará estrategicamente no lançamento do produto.Monitorar os resultados
Outro aspecto indispensável nas estratégias de vendas é a realização de monitoramento e ajustes constantes dos resultados a fim de fazer com que seu negócio de venda de painel de média tensão cresça de forma sustentável.Como fazer marketing de vendas?
Para fazer o marketing de vendas de forma funcional e que realmente gere resultados, considere as seguintes estratégias:Inbound Marketing
O inbound marketing é a estratégia mais utilizada pelos profissionais da área. É uma estratégia de marketing de vendas que entende cada etapa da jornada do novo cliente e desenvolve ações para todas as etapas do funil de vendas. Os conceitos de funil de vendas e inbound marketing costumam ser confundidos, assim como os conceitos do que é marketing digital e inbound. Os canais de comunicação que podem ser usados como estratégia de marketing dentro do inbound incluem:- Marketing de e-mail;
- Chatbot;
- Redes sociais;
- Marketing de conteúdo (incluindo postagens em blogs e e-books);
- SEO.