A internet tornou-se acessível para grande parte das pessoas no mundo. Só no Brasil, mais de 70% da população está ativa nas redes, o que equivale a mais de 126 milhões de internautas. Não é a toa que o e-commerce, está em um dos períodos mais fecundos.
Também chamado de comércio eletrônico, esse tipo de negócio conta com mais de 12% de crescimento ao ano.
Para se ter uma ideia, em apenas 6 meses, os comércios eletrônicos brasileiros conseguem obter um faturamento de R$ 26,4 bilhões e mais de R$ 65,2 milhões em volume de pedidos.
Quanto aos consumidores, cerca de 55 milhões de pessoas afirmam ter fechado negócios online pelos e-commerces. Desse número, 15% dos usuários realizam pelo menos uma compra online a cada 12 meses. Com isso, os comércios eletrônicos tiveram um boom.
Mais ainda, agora é possível encontrar lojas online dos mais diferentes setores, desde vestuários, brinquedos e artigos para decoração, até empresas especializadas em prestação de serviços, que vendem curso para dar aula de pilates ou aulas de idiomas.
Entretanto, além do e-commerce, o varejo virtual também é composto pelos marketplaces, outro modelo de negócios online, onde é possível comprar e vender produtos, mercadorias, serviços e conteúdos.
Apesar de semelhantes, há algumas diferenças entre esses dois tipos de comércios.
Por conta disso, é preciso compreender mais sobre os tipos de negócios na internet, ainda mais quem está pensando em abrir uma empresa online.
Saiba mais sobre as diferenças entre o e-commerce e o marketplace abaixo!
E-commerce: o que é, principais vantagens e estrutura de negócio
O e-commerce nada mais é que a loja virtual da sua empresa. Por exemplo, um nutrólogo para atletas pode criar um site personalizado, no qual oferece serviços, dicas, informações, contato e agendamento de consulta online. No e-commerce, a sua empresa cuida de todo o processo, desde a produção do site, a divulgação de produtos/serviços, até a compra e a entrega ao cliente final. É comum que alguns processos sejam terceirizados, principalmente no que concerne à logística e programação de websites, no entanto, a marca tem um domínio e estoque próprios. A grande vantagem do e-commerce está na personalização da plataforma, que é totalmente voltada para empresa. Nesse modelo de negócios, somente o mix de produtos/serviços da loja é comercializado no site, com um espaço exclusivo e autônomo.As principais vantagens do e-commerce
Além de ter autonomia para gerenciar a loja virtual, o e-commerce é a melhor maneira das empresas se destacarem da concorrência online. Isso porque os usuários têm acesso somente aos produtos/serviços da loja e a plataforma não apresenta outras opções de valores. Por exemplo, se uma loja de móveis de plástico para área externa possuir um e-commerce, o usuário pode entrar no site da empresa e verificar somente os produtos oferecidos pelo estabelecimento, sem ter acesso ao conteúdo de uma loja concorrente. O e-commerce também possui uma taxa de conversão de leads (transformação de usuários em potenciais clientes) maior, em comparação aos marketplaces. Muito disso deve-se à alta segmentação do público, já que o comércio eletrônico pode atrair pessoas realmente interessadas no tipo de produto/serviço que oferece. Além disso, o e-commerce dá mais liberdade ao lojista, especialmente nas estratégias de marketing. Desse modo, é possível desenvolver campanhas mais efetivas, com maior probabilidade de aumento de vendas. Imagine que uma academia para obesos deseja investir em um site personalizado, com uma página exclusiva de acesso aos alunos. Nela, eles podem acompanhar o progresso das aulas, os resultados (se está perdendo peso ou não), entre outras informações importantes sobre saúde. O e-commerce permite esse tipo de programação, tornando o site mais interativo aos usuários. Entre outras vantagens do e-commerce, destacam-se:- Ausência de taxas para terceiros;
- Melhor relacionamento com os clientes;
- Maior percepção de autoridade da empresa no mercado;
- Possibilidade de focar somente em vendas online.