Marketplace e e-commerce são duas modalidades de venda on-line, mas que se distinguem em alguns pontos. É importante entendê-las se você pretende entrar nesse ramo, principalmente, para que possa vender mais e melhor.
As vendas pela internet têm crescido muito e a tendência é que elas se tornem o principal meio de compra e venda no futuro.
Isso acontece porque as pessoas têm muito mais comodidade, simplesmente acessando um site de casa e comprando o que precisam, no horário e no dia que quiserem.
Para quem vende também é vantajoso, uma vez que não existem gastos com infraestrutura de loja física, além da oportunidade de poder vender para todo o país e até para o exterior.
Ou seja, antes das vendas on-line, importar e exportar nunca foi uma tarefa tão fácil. Mas existem diferentes caminhos para executá-las. E assim como todo tipo de negócio, o e-commerce e o marketplace têm seus pontos positivos e negativos.
Dessa forma, é preciso conhecê-los para escolher qual corresponde melhor às suas expectativas e necessidades. Por isso, neste artigo, vamos dar alguns detalhes importantes dessas vendas pela web.
O que é e-commerce?
E-commerce é uma plataforma de vendas de diferentes produtos e serviços, onde todo o processo é feito pela internet. A dinâmica é bem simples, cabendo ao cliente visitar o site, escolher o produto que deseja, realizar o pagamento e aguardar a chegada do produto em casa. Ou seja, não existe uma loja física onde esse cliente retira um produto, por isso, e-commerce não deve ser confundido com loja on-line ou aplicativo de compra de lojas físicas. Ele é tão exclusivo que é possível encontrar marcas exclusivas nesse segmento, que trabalham com empresas de armazenagem e logística em SP para fazer suas entregas.Conheça os prós e contras
Assim como todo modelo de negócio, o comércio eletrônico possui seus pontos positivos e negativos. Dentre eles, podemos destacar a facilidade na criação de anúncios. Por estar presente integralmente na web, os anúncios veiculados na rede são mais práticos e também segmentados. Por isso, a marca não precisa gastar com material impresso, propaganda de TV e outros meios off-line. Os consumidores têm acesso a mais praticidade, uma vez que compram do conforto de casa e ainda podem consultar preços de maneira muito mais rápida. E mesmo quem está do outro lado do mundo pode comprar o que deseja, sem impedimentos. Outro ponto favorável é que, por exemplo, uma loja de confecção de uniformes e-commerce pode monitorar melhor os seus clientes e seu público em geral. Dessa forma, consegue entender o comportamento deles, com base em informações importantes que coleta a cada interação no site, tais como:- Produtos mais buscados;
- Botões clicados com frequência;
- Horários com mais acessos;
- Períodos de aumento das vendas.
Melhores segmentos para e-commerce
Existem alguns segmentos que se dão melhor nessa modalidade de compra e venda do que outros. No entanto, é válido ressaltar que tudo pode ter uma boa desenvoltura, desde que seja bem trabalhado. De qualquer forma, se você quer abrir uma loja e-commerce, algumas das melhores opções de segmentos são:- Produtos de moda e vestuário;
- Produtos de beleza e saúde;
- Mercado pet;
- Eletroeletrônicos.