As redes sociais são fundamentais para a estratégia de divulgação de qualquer negócio e para a captação de novos clientes. Não adianta ter páginas se elas não forem atualizadas constantemente com conteúdos de qualidade e respostas às dúvidas dos seguidores. Mas, para saber se as suas campanhas estão dando certo, é importante acompanhá-las.
É por meio do monitoramento de redes sociais que você descobre se o trabalho que tem feito está dando certo, quais ações estão repercutindo positivamente e o que deve ser reavaliado. Para que você possa entender mais sobre o assunto e como colocá-lo em prática, continue a leitura.
Por que é importante fazer o monitoramento das redes sociais?
Por meio do monitoramento, você consegue visualizar como anda a sua campanha. Além disso, também é possível ver o que está sendo dito sobre seu negócio, o que é de suma importância para se saber o que está dando certo ou errado na sua estratégia, na comunicação com os clientes e nas campanhas de marketing.
Veja algumas das vantagens de fazer esse acompanhamento das redes sociais:
– verificar se todas as redes sociais estão falando a mesma língua;
– criar unidade entre o trabalho nas redes e os objetivos da campanha de marketing da sua empresa;
– analisar e categorizar menções entre positivas, negativas e neutras;
– descobrir a percepção do público sobre seu produto ou serviço;
– responder a um cliente insatisfeito, mesmo que ele não tenha se queixado diretamente com sua equipe;
– identificar tendências ou o que é mais popular entre sua audiência.
Qual a importância de definir métricas?
As métricas são uma forma de medir se a sua campanha de marketing nas redes sociais — ou seja, seu trabalho de divulgação da empresa — está surtindo efeito. Cada uma se refere a um item que deve ser analisado separadamente.
Não há um conjunto fixo de métricas que todas as redes sociais devam seguir, pois elas dependem da necessidade de cada empresa e do objetivo da campanha. Além disso, cada rede possui uma aba com métricas específicas. No entanto, a grande maioria das plataformas já têm as suas métricas definidas.
No entanto, para te ajudar nesse trabalho, separamos algumas sugestões que lhe podem ser úteis. Confira abaixo.
Alcance
Verifica quantas pessoas viram suas postagens, ou seja, a popularidade das suas páginas. É a análise da quantidade de curtidas de posts orgânicos ou pagos e qual a diferença entre eles. Você também descobre quais assuntos são mais bem recebidos pela sua audiência, além de posts negativos e neutros.
Região
Esse item tem como objetivo mostrar em quais locais as suas redes possuem maior audiência e se também há curtidas internacionais. Isso é muito importante para você identificar quais locais você deve se direcionar com prioridade.
Audiência
A audiência nada mais é que a análise do número de seguidores das suas páginas. Para isso, verifique qual das suas redes têm um maior número de pessoas e, então, você poderá definir em qual delas é mais interessante investir mais.
Engajamento
Se não houver interação dos seus seguidores com suas postagens, nada disso adianta. Isso porque boa parte deles pode ser formada por bots (“robôs”), prejudicando a relevância das suas redes. Comentários e marcações de amigos podem trazer mais credibilidade à sua empresa, além de ajudar a entender o que mais agrada aos clientes.
Quais ferramentas utilizar para o monitoramento de redes sociais?
Redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube já têm um sistema de métricas bem completo, mas o uso de plataformas para analisá-las é essencial por centralizarem e apresentarem diversos dados úteis para seu negócio.
Ferramentas de monitoramento têm características distintas, portanto, você deve analisá-las antes de escolher a ideal para seu negócio. A seguir, conheça algumas sugestões.
Scup Social
Essa é uma ferramenta paga e está na lista entre as mais usadas no mercado. O Scup Social permite que você faça posts em diversas redes sociais usando a mesma plataforma e, além disso, é possível monitorar o alcance e recepção das suas ações.
Você analisa a quantidade de seguidores e reações dos posts, agenda publicações, faz comparações entre o seu negócio e a concorrência — guiando-se nos comentários do público-alvo — e os horários de mais interações.
Ele também tem um sistema de classificação automático que categoriza as interações nas páginas como positivas, negativas ou neutras — tudo isso monitorando até 13 redes sociais ao mesmo tempo. Como o Scup é todo online, você não precisa baixá-lo, além disso, ele tem um guia de instruções para auxiliar os novos usuários.
SocialBakers
O SocialBakers é a ferramenta mais completa para monitoramento das redes sociais, mas tem uma versão gratuita para que você descubra os concorrentes mais populares no Facebook, Twitter, Google+ e YouTube.
Ele também permite que você programe posts e monitore os comentários e determinados termos que você deseja observar e analisar. Você examina o engajamento nas páginas, a taxa de respostas às questões dos seguidores, verificar o desempenho dos perfis dos concorrentes e quais dos usuários são os mais influentes.
OpSocial
O OpSocial monitora Twitter, Instagram, Google+, YouTube e Reclame Aqui e, por meio de gráficos, ele demonstra o comportamento dos usuários nas suas redes sociais. Nele, você categoriza termos de busca e tags, qualificação automática e histórico de menções. Por fim, a ferramenta oferece um método de higienização, excluindo comentários em outras línguas e desconexos em suas pesquisas, além de exportar os relatórios em PDF.
Social Mention
O Social Mention é um site que monitora gratuitamente a força de determinado termo à sua escolha. Você escolhe a palavra que deseja acompanhar e verifica se ela tem força entre seu público; quantas menções são positivas, negativas ou neutras; descobre palavras-chave que tenham a ver com o termo pesquisado e em qual rede social ele é mais usado. Por fim, você pode cadastrar um e-mail e receber diariamente tudo o que é dito sobre o termo escolhido.
Google Analytics
O serviço gratuito do Google para análise de sites também é bem útil para descobrir a porcentagem de tráfego do seu site que é proveniente das redes sociais e o comportamento dos usuários nele.
Fazer o monitoramento de redes sociais do seu negócio é essencial para descobrir a opinião dos seus clientes sobre ele. Além disso, você percebe o que está dando certo nas suas campanhas de divulgação.
Uma análise bem-feita desses dados só vai trazer bons frutos para seu negócio, portanto determine suas métricas e escolha sua ferramenta ideal.