É importante, para qualquer empresa, entender o conceito de MQL e suas características, bem como de que maneira ele pode ajudar um negócio a obter boas vendas.
A geração de leads em si é algo fundamental para o processo de vendas, então: quanto maior o número, melhor.
Mas para transformá-los em clientes, ou seja, fazer a conversão, é preciso qualificá-los durante o relacionamento com a empresa.
Isso porque os leads não qualificados podem se perder nas etapas do funil de vendas e não fazer negócio com a marca. Por isso é importante entender os conceitos que classificam os leads.
Para as organizações, conquistar leads é um processo trabalhoso e custoso, ou seja, há todo um investimento por trás disso. Perdê-lo por não qualificá-lo é um erro com consequências ruins para a empresa que perdeu tempo e dinheiro.
MQL é um dos conceitos que classificam os leads, assim como o SQL, mas não se trata da mesma coisa. Daí a importância de conhecê-los para classificar os leads do jeito certo e saber trabalhar a venda.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é MQL, a importância dele para a captação de leads, semelhanças e diferenças com o SQL, bem como por que ele é essencial para classificar os potenciais clientes.
O que é MQL?
MQL, sigla para Marketing Qualified Lead – em português “lead qualificado no marketing” é aquela pessoa que já conhece seu problema e está atrás da melhor solução. Mesmo assim, ele ainda está em busca de conteúdo, então, se ele precisa de painel de led, está buscando informações sobre painel de led venda para decidir qual será a melhor opção. Portanto, a equipe de marketing ainda precisa realizar um trabalho com ele, para convencê-lo acerca do valor real da solução que a empresa tem a oferecer. É depois desse processo que essa pessoa passa a considerar uma compra. Aqui entra a importância dos conteúdos destinados a passar um lead MQL para a próxima etapa do funil de vendas. Esses conteúdos precisam ser aprofundados, uma vez que a intenção é mostrar para o potencial cliente o valor do produto ou serviço que está sendo oferecido.Importância do lead para as estratégias digitais
Uma pessoa que ofereça seu nome e e-mail em troca de um conteúdo sobre controle de acesso biométrico, por exemplo, torna-se um lead, um personagem valioso e que tem grandes chances de se tornar um cliente. Quando isso acontece, significa que tal conteúdo é relevante para aquela pessoa, a partir disso, a marca já consegue ter um parâmetro para avaliar que tipo de conteúdo agrada o seu público. Neste momento, o papel da empresa é entrar com ações que intensifiquem esse relacionamento, nutrindo o lead com outros conteúdos de qualidade, até chegar o momento de fazer uma oferta. Até lá, os leads serão classificados de acordo com a etapa em que se encontram, transformando-se em MQL e SQL. Os SQL são importantes, porque eles estão bem próximos de considerarem a compra, lendo os materiais ricos que a marca entrega. Independentemente de sua classificação, os leads são importantes para as estratégias digitais porque potencializam as chances da empresa conquistar um novo cliente. Trata-se de alguém disposto a ouvir o que ela tem a dizer para, futuramente, fechar negócio. Isso aumenta consideravelmente a taxa de conversão de leads para clientes.Por que captar leads é importante?
É necessário compreender a importância da captação de leads para as empresas, para que essa ação não seja deixada de lado. Se uma fabricante de exaustor industrial investe na captação, ela tem acesso a vantagens como:Atrair potenciais clientes
A captura de leads permite que as empresas tenham acesso ao e-mail de pessoas interessadas no que é vendido pela marca. Esse meio de comunicação permite contatos periódicos para:- Envio de conteúdos;
- Entender necessidades e problemas;
- Conhecer melhor o lead;
- Oferecer produtos.