Se destacar no meio digital é uma tarefa complicada diante da quantidade enorme de conteúdo que ali é disponibilizado diariamente. Com base nessa abundância, contar apenas com o tráfego orgânico na distribuição do seu conteúdo é cada vez menos indicado.
Além da concorrência direta com os conteúdos relacionados ao mesmo tipo de assunto abordado, existe também a competição pela atenção do público como um todo.
E se muitas vezes uma empresa se especializa em um só assunto, com o intuito de segmentar o seu conteúdo, o público costuma agir de forma mais variada.
A mesma pessoa que se interessa por assuntos relacionados ao mercado de ações, no qual pretende investir com sua empresa de portaria, também se importa com o universo dos esportes radicais marinhos, os quais pratica em seu tempo livre.
Essa pessoa específica é disputada então não só entre escritórios de ações, mas também por marcas de pranchas de surfe, que além de competirem entre si, precisam disputar com outros nomes de suas respectivas áreas para se ter um destaque na internet.
Nesse ambiente de gladiadores digitais, uma forma de se destacar é por meio do desenvolvimento de suas ferramentas de comunicação, colocando os interesses do público em primeiro lugar.
Identificando as preferências do público
Para conquistar a atenção do público é preciso apresentar algo que desperte seus interesses, e isso só pode ser feito tendo um conhecimento detalhado sobre o público pelo qual você busca atingir. No marketing, é comum a utilização de pesquisas direcionadas, como nos chamados Focus Group (grupo focal, em português), que consiste em uma entrevista em grupo, onde os participantes conversam sobre a sua percepção sobre um produto ou serviço. Esse tipo de pesquisa é ideal para uma marca que acabou de entrar no mercado entender sua recepção, ou para o lançamento de um produto novo, como uma cancela manual, por parte de uma empresa focada em dispositivos de segurança. Somente ao conhecer os interesses e o comportamento do público, você se torna preparado para criar um conteúdo que se conecte com tal audiência, assim como pode definir as melhores estratégias para atingi-los, sabendo onde eles se encontram.Diferença entre o tráfego orgânico e pago
Existem diversas formas do seu conteúdo ser encontrado on-line, mas todas essas modalidades podem ser divididas em dois grupos específicos, o de tráfego orgânico e o pago. O tráfego orgânico lida com os acessos espontâneos que o seu site recebe, seja por um público que já o conhece, e procura diretamente pelo seu conteúdo ou serviço, ou por aqueles que por meio de uma pesquisa na internet esbarram no seu conteúdo em específico. Contar com essa pesquisa natural é cada vez mais incerto, diante a concorrência de conteúdos que estão disponíveis no mundo digital. Dessa forma, para que uma fábrica de toldos se destaque entre aqueles que procuram pelo seu serviço, um anúncio pago pode ser a melhor solução. Diferente do orgânico, o tráfego pago funciona a partir da compra de espaço nos sites de pesquisa. E assim, é possível garantir que o seu anúncio irá surgir em portais relacionados, ou que o seu nome irá aparecer sempre que alguém pesquisar por algo semelhante.Estratégias para destacar o seu site
Para que o seu site ou blog consiga se destacar na internet, ele precisa seguir uma série de procedimentos, para que o seu conteúdo tenha uma maior probabilidade de ser encontrado e consumido, em conjunto às ações de tráfego pago e orgânico. Algumas dessas estratégias são:- Tenha um blog ou site responsivo;
- Use ferramentas de análise e compra de anúncios;
- Trabalhe a conexão dos seus conteúdos;
- Esteja presente em diversas redes.