O mercado de afiliados é um dos que mais cresce no Brasil, ainda mais com o avanço da internet e as possibilidades de comercialização dos produtos em plataformas grandes, com reconhecimento mundial.
Além disso, com a expansão das redes sociais e comunidades digitais, muitos afiliados puderam sair de pequenos nichos para alcançar um público de milhares de pessoas, com possibilidades de investimento em sítios e publicidade digitais.
Todo esse crescimento mostra uma tendência de profissionalização dos afiliados, além de inspirar confiança nas empresas que estão estruturadas nessa modalidade de negócio, pagando comissões em troca de fidelidade, audiência e o trabalho dessas pessoas.
Atualmente, os afiliados contam com listas de mailing com milhões de assinantes, além de comunidades grandes e fanpages com mais de 1 milhão de seguidores (mesmo para quem não trabalha com sites ou portais web).
Segundo um estudo da Forrester Consulting, o mercado de afiliados movimenta mais de 4,5 bilhões de dólares, com boas perspectivas para os próximos anos.
Diante desse potencial de crescimento, vários negócios de todos os segmentos, como empresas de steel frame, produtos de beleza, vestuário, entre outros, começam a olhar para o marketing de afiliados com mais atenção.
No artigo de hoje, conheça mais sobre esta modalidade de negócios e o futuro dos afiliados no Brasil. Acompanhe a leitura!
O que é o Marketing de Afiliados?
O marketing de afiliados nada mais é que o ganho de comissão promovendo produtos de outras pessoas ou empresas. Por exemplo, caso tenha gostado muito de um aquecedor solar Campinas, é possível ver com o empreendimento se ele trabalha com o marketing de afiliados, para que você indique o equipamento para outras pessoas, ganhando uma parte de cada venda realizada. Não é de hoje que esse modelo de negócio faz sucesso, devido às ótimas oportunidades de ganhos para os vendedores. Na última década, com o avanço da internet, o marketing de afiliados encontrou um ambiente fértil para que deseja ganhar renda. Na prática, o funcionamento é basicamente o mesmo: uma empresa lança um produto, por exemplo, uma churrasqueira elétrica que não faz fumaça, e um grupo de vendedores afiliados ganhará uma comissão a cada venda, que pode ser feita online. Dessa forma, quando um cliente faz a compra via divulgação de afiliado, ele recebe um link personalizado de transação. Com essa tecnologia, é possível metrificar o sucesso da sua estratégia e estipular o quanto o vendedor irá receber pela divulgação e vendas. Inclusive, há programas de afiliados que pagam somente pela divulgação da propaganda em blog ou sites. Assim, o proprietário da página passa a ser um afiliado, ganhando uma comissão a cada clique, conversão de lead (potencial cliente) ou compra feita através do anúncio veiculado.Quais os benefícios de trabalhar com o Marketing de Afiliados?
O sucesso e o crescimento do marketing de afiliados se deve às inúmeras vantagens que a modalidade de negócio oferece aos vendedores. Para começar, é possível lucrar facilmente com a estratégia, mas ainda há dúvidas se vale realmente a pena investir na afiliação. Um ponto muito importante é que o vendedor não precisa fazer altos investimentos para começar a trabalhar. Afinal de contas, se a intenção é vender moveis planejados grande ABC, os produtos são desenvolvidos pela própria empresa, portanto, o vendedor não tem esse custo de produção das mercadorias. Por esse motivo, o marketing de afiliados é uma excelente opção para quem deseja ganhar uma renda, mas não tem reserva financeira para dar início a um empreendimento. No entanto, cabe ao afiliado a tarefa de viralizar e conquistar vendas. Ao mesmo tempo, ele não tem nenhuma responsabilidade pelo lançamento do produto. Sendo assim, entre as vantagens do marketing de afiliados, destacam-se:- Possibilidade de ganho fácil;
- Liberdade para fazer as vendas;
- Baixo ou nenhum custo de investimento;
- Praticidade para começar a divulgação.