O Instagram parou de mostrar quantas pessoas gostaram de cada uma das postagens realizadas pelos usuários.
Essa mudança é uma tentativa de tornar o aplicativo um lugar mais sociável, permitindo que as pessoas se concentrem mais nas postagens que estão sendo publicadas, em vez de mostrar quanto engajamento elas conseguiram na plataforma.
Inicialmente, o recurso foi testado com usuários no Canadá, mas atualmente já foi distribuído para outros usuários em mais seis países, ocultando quantas curtidas seus posts receberam.
Apesar desse novo recurso, não é verdade que as pessoas não saberão mais quem gostou de suas publicações. Os usuários ainda poderão ver quando alguém curte suas postagens, mas de forma privada, pois o Instagram não mostrará mais o número de likes abaixo da postagem.
Por qual motivo essa medida foi tomada?
Segundo um dos porta-vozes do aplicativo, a medida foi tomada para que as pessoas se concentrem mais no conteúdo que está sendo compartilhado e não apenas no número de curtidas que uma postagem conseguiu. O Instagram é uma rede social que surgiu, inicialmente, com o intuito de compartilhamento de fotos, mas, aos poucos, foi migrando para um tipo eficiente de formato de negócios, auxiliando diferentes tipos de empresas a alcançarem maior número de clientes. Com essa nova medida, quando uma lanchonete ou uma escola de ballet publicarem uma postagem, por exemplo, a atenção dos usuários será voltada para o conteúdo ou para a informação transmitida, deixando de lado uma métrica que diz mais sobre gostos pessoais do que sobre a importância do que foi postado.Qual o impacto dessa medida?
No Instagram, os perfis de personalidades com grande número de seguidores (chamados também de influenciadores) negociavam com empresas de segmentos diferentes, tal como o de venda de brindes de luxo, fazendo postagens e divulgando os produtos para quem acompanha o perfil, realizando um tipo de marketing digital. Um dos meios de perceber se o perfil era mesmo popular, além de apresentar um grande número de pessoas o acompanhando, era com o número de curtidas nas postagens, que indicam o tamanho do engajamento do influenciador. Com os likes, era possível entender se o conteúdo postado era interessante e atrativo, sendo assim, uma forma de combinar pagamentos ou comissões em cima da venda dos produtos e serviços divulgados, tal como uma camisa polo personalizada ou produtos artesanais. Questionado sobre como essa medida afeta esses usuários, o Instagram se posicionou dizendo que entende que essa poderia ser uma medida que complicaria novos negócios, mas que já estão planejando outros meios para comunicar valores para seus parceiros e que já estão explorando algumas possibilidades.Instagram como um ambiente socialmente mais agradável
Após grande número de críticas sugerindo que o Instagram era uma rede social que causava ansiedade e danos relacionados à vida pessoal de diversos usuários, medidas como a retirada do número de likes e a implementação de Inteligência Artificial (AI), que já estavam no radar do Instagram, ganharam destaque e estão sendo implementadas aos poucos. A ferramenta que utiliza a AI como detector de expressões utilizadas em postagens ofensivas mostrará ao usuário que o conteúdo escrito por ele pode apresentar termos ruins, que remetem ao bullying, combatendo os efeitos nocivos aos usuários, evitando alguns discursos de ódio. Um estudo foi realizado com diferentes jovens para medir o impacto que o Instagram tinha na rotina dessas pessoas. Alguns problemas foram identificados, tais como:- Ansiedade;
- Depressão;
- Solidão;
- Autoimagem degradada;
- E outros tipos de quadros.
Como ficará a divulgação de produtos após essa mudança?
Alguns influenciadores já estão buscando formas alternativas de contornar a mudança que exclui o número de curtidas das postagens. Como mencionado, ainda é possível visualizar individualmente quem foi e quantos foram o número de curtidas que as publicações tiveram. E assim, alguns influenciadores estão utilizando formas de divulgar que ainda possuem grande engajamento na rede, atraindo o interesse de divulgação para empresas que oferecem produtos ou serviços, tal como aluguel de carros para executivos ou aulas de marketing online. Mesmo com a mudança, outros tipos de ferramentas disponibilizadas pelo Instagram ajudam no crescimento de uma marca, sendo algumas delas:- Stories;
- Frequência de postagens;
- Uso de hashtags;
- Anúncios.