A preocupação com a acessibilidade deve estar sempre presente dentro da sociedade. Hoje, existem cada vez mais recursos para facilitar a rotina das pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial.
Piso tátil, rampas de acesso e escrita em braile são exemplos de elementos que podem contribuir para a sinalização mais adequada de diferentes estabelecimentos.
Todos esses recursos permitem que as pessoas com deficiência (PcD) possam se locomover e se orientar de modo mais simples e funcional.
Tudo isso pode ser feito para melhorar a vida de diversas pessoas, já que segundo os dados do Censo, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, cerca de 45 milhões de brasileiros possuem necessidades especiais.
É válido ressaltar a importância de se investir em acessibilidade dentro de um estabelecimento de acesso público, a fim de garantir maior facilidade de acesso e locomoção.
Mas não é somente em ambientes físicos que se faz necessário esse tipo de adaptação.
Com o avanço tecnológico e o uso da internet cada vez mais presentes na vida das pessoas, a necessidade de acessibilidade também foi estendida para o mundo virtual.
Isso quer dizer que os sites e as plataformas da internet precisam de ajustes para oferecer o suporte necessário a PcDs, proporcionando-lhes uma navegabilidade mais completa e agradável.
Uma academia de musculação completa que ofereça uma página virtual acessível certamente conseguirá alcançar um público muito maior, garantindo que mais pessoas possam acessar o seu conteúdo.
Por isso, se você é empresário, mas ainda não possui um site acessível, siga na leitura deste artigo para conhecer mais sobre o tema e adaptar a sua página para PcD o quanto antes.
O que é acessibilidade na web?
Assim como em espaços físicos, promover acessibilidade na rede é garantir que não existam obstáculos impedindo que indivíduos com deficiência consigam utilizar adequadamente as plataformas virtuais. O termo PcD é utilizado para definir pessoas que possuam limitações permanentes desde o nascimento, ou mesmo adquiridas durante a vida. Entre elas, estão:- Deficiências visuais;
- Deficiências auditivas;
- Deficiências físicas;
- Deficiências intelectuais.
A importância da acessibilidade na web
Assim como é importante garantir mais acessibilidade em locais físicos, o ambiente virtual também precisa ser adaptado para oferecer uma experiência adequada para os usuários. Isso, porque a acessibilidade permite que cada vez mais pessoas possam navegar no seu site, seja ele de vendas de whey isolado feminino ou de artigos para festas, de modo que o investimento certamente será recompensado. Inclusive os parâmetros do Google analisam e classificam de modo positivo os sites que oferecem mecanismos acessíveis, reconhecendo esse elemento como uma qualidade positiva. De qualquer modo, existe ainda a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que visa a regulamentar uma série de itens para que a rotina das pessoas com deficiência seja melhorada em aspectos como educação, mobilidade, saúde, cultura, etc. Isso quer dizer que um estabelecimento que ofereça curso de pilates avançado, por exemplo, e aplique, em suas instalações, os elementos que permitem o fácil acesso de PcD, estará seguindo as normas mencionadas na LBI. Em relação aos sites na internet, o artigo 63 determina a obrigatoriedade da acessibilidade em páginas mantidas por empresas com sede ou representação comercial no país, assim como os sites mantidos por órgãos federais. Dessa maneira, é possível garantir uma navegabilidade simples e eficaz a qualquer indivíduo com deficiência, em qualquer circunstância, de modo que ele possa aproveitar o conteúdo online de maneira integral. Posto isso, é notório que tornar o conteúdo online acessível está além de uma simples funcionalidade. Afinal, ela se trata de um tema muito mais abrangente e sensível, possibilitando a inclusão de pessoas que apresentam limitações permanentes e dependem de elementos especiais na sua rotina, que possam promover maior conforto e entendimento. Por isso, a acessibilidade na web é um avanço, pois traz ferramentas que podem tornar a experiência dentro de um site muito mais completa e funcional, o que melhora também a forma como a pessoa com deficiência percebe e se relaciona com sua marca.Como tornar um site mais acessível
Se você possui um estabelecimento de massagem holística, ou de qualquer outro segmento, e deseja tornar a sua página acessível, precisa conhecer as ferramentas e os recursos próprios para isso. Existem técnicas que podem ser incluídas na sua página e são capazes de facilitar a compreensão das pessoas, assim como algumas ferramentas de acessibilidade que atuam na página oferecendo suporte para diferentes tipos de deficiência.Dicas de acessibilidade
Algumas dicas de acessibilidade podem ser incluídas desde a elaboração da sua página, permitindo que a navegação seja mais simples e fluida.-
Aposte no uso de fontes de tamanho médio
-
Utilize sublinhado ou negrito em vez de cores
-
Insira um texto alternativo em todas as imagens
-
Aposte em uma linguagem mais simples
-
Amplie a região dos botões
-
Insira legenda em todos os conteúdos em vídeo