A otimização de conteúdos visa colocá-los nas primeiras posições dos buscadores, sendo uma prática conhecida como Search Engine Optimization (SEO), porém essa estratégia tem uma vertente que não deve ser usada para obter resultados: o Black Hat.
Sabe o famoso “jeitinho” tão recorrente no dia a dia? Basicamente, essa estratégia é utilizada para facilitar a classificação nos sites de busca, como o Google, ao burlar os algoritmos de análise.
A seguir, saiba mais sobre essas táticas inadequadas e entenda como evitá-las – para assim garantir a integridade do seu site de apuração de tributos estaduais ou qualquer outro.
O que é Black Hat SEO?
Black Hat SEO é quando um profissional de marketing usa uma infinidade de técnicas ruins de SEO para “enganar” os buscadores, visando classificar melhor seu site, preferencialmente nas primeiras posições ou na primeira página de pesquisa. Se o seu site for pego usando essas técnicas poderá ser penalizado e até mesmo removido do índice do mecanismo de pesquisa. Isto é, você não aparecerá no Google, por exemplo, caso seja comprovado o uso dessas práticas. Inclusive, essa estratégia que burla os mecanismos e as classificações já foi denunciada e, atualmente, há uma atualização nas diretrizes nos principais buscadores, como o Google e o Bing. Uma pergunta que pode ser feita por um coaching executivo ou qualquer profissional que crie seu próprio conteúdo, utilizando as técnicas de otimização é: “Será que o que estou escrevendo e divulgando tem valor para o usuário que lerá o meu conteúdo ou estou usando de alguns subterfúgios para que apenas o meu conteúdo tenha uma boa classificação?” Geralmente, a resposta para esse questionamento pode ser um teste decisivo para saber se uma tática de SEO irá contra as políticas dos buscadores. Se as técnicas utilizadas não agregam experiência para o usuário, mas as classificações aumentarem mesmo assim, então provavelmente você está utilizando algumas práticas consideradas black hat. Por exemplo, vamos imaginar uma empresa de contabilidade para pequenas empresas que tenha uma equipe de marketing enxuta, com pouca experiência de mercado, e que, por isso, queira tentar ao máximo utilizar estratégias variadas para alavancar os resultados. Talvez por ainda não conhecer todas as práticas, às vezes é possível que esse time esteja utilizando práticas que dão resultado, mas que podem ser perigosas para a assessoria contábil e empresarial em relação ao SEO do negócio. Essas táticas não são tão difundidas assim no mercado de marketing como um todo. Então, é preciso bastante leitura e saber bem as diretrizes de cada buscador para evitar a utilização de técnicas que podem ser prejudiciais aos retornos de estratégias digitais. Sobretudo para serviços de contabilidade em SP, que ainda estão conquistando uma presença forte no digital. Por isso que estamos aqui para ajudar a divulgar as más práticas, para conseguir bani-las de vez das estratégias das companhias no meio online. Abaixo, veja as principais formas de otimização que são classificadas como Black Hat.Conheça as técnicas que você deve evitar
Embora as recomendações dos principais buscadores para os tipos de estratégias que você deve usar sejam um pouco genéricas, quando falamos do que não fazer, em termos de SEO, as recomendações são muito mais diretas e claras. Veja algumas delas, que estão entre as mais utilizadas:Cloaking (camuflagem)
A técnica de cloaking, conhecida em português como camuflagem, refere-se à prática de mostrar uma versão altamente otimizada para uma página da web no buscador e outra totalmente diferente para quem acessa, de fato, o conteúdo. Mostrar aos usuários um conteúdo diferente e sem foco em usabilidade, pode ser considerada como uma tática passível de punição. Pode ser tão prejudicial para os rankings do seu site que pode causar o banimento por parte dos buscadores.Link Building forçado
Embora as estratégias de link building, quando um site é apontado por vários outros, sejam altamente recomendáveis para uma empresa de aluguel de máquinas de café SP, assim como para qualquer outra, é preciso cautela. Manipular links de entrada para inflar artificialmente o número de links apontados para seu site pode levar, mais uma vez, para um banimento por parte dos principais buscadores.Blog SPAM
Há uma penalização bastante conhecida também para os sites que utilizam ferramentas para fazer comentários com os links apontando para suas páginas. É outra forma de link building, através de sites irrelevantes, de tentar obter autoridade e tráfego.Conteúdo duplicado ou cópia de outros sites
Duplicar conteúdo em várias URLs pode levar os buscadores a perderem a confiança em algumas dessas páginas ao longo do tempo. Este problema deve ser gerenciado, corrigindo as duplicidades dos textos, afinal os mecanismos de busca entendem que o usuário deve ler, em cada um, um conteúdo diferente. Copiar conteúdo de outros sites, além de ser penalizado como duplicidade, há chance de ser considerada uma prática de violação de direitos autorais. Em vez de republicar conteúdo de outros sites, sem adicionar qualquer conteúdo ou valor original, você deve criar seu próprio conteúdo que diferencie o seu site. Uma empresa de cursos online SP, por exemplo, vai conseguir muitos clientes novos, se apostar em algo único e próprio da sua marca. Criando, inclusive, uma inspiração para outros portais do segmento.Keyword Stuffing (palavras-chave em excesso)
As palavras-chave em excesso, prática conhecida como Keyword Stuffing, também são consideradas uma forma de Black Hat SEO. Ao criar conteúdo, certifique-se de montar um material para usuários e leitores reais, não para atrair mecanismos de pesquisa para classificar melhor seu conteúdo. Nesse sentido, encher seu texto com palavras-chave específicas, com a única intenção de inflar artificialmente a probabilidade de classificação, viola as diretrizes e pode levar ao rebaixamento ou até mesmo à deslistagem do seu site a partir dos resultados de pesquisa.Produção automática de conteúdo
O conteúdo gerado por algoritmos e robôs é uma informação gerada por um processo automatizado de computador, aplicativo ou outro mecanismo sem a intervenção ativa de um humano. Conteúdos feitos dessa forma são considerados maliciosos pelos principais buscadores, ou seja, podem resultar nos problemas já citados neste artigo.Comportamento digital suspeito (vírus, phishing, etc)
Ao criar conteúdo e gerenciar seu site, certifique-se de não participar de phishing ou instalação de vírus, trojans e afins. Comportamentos maliciosos desse tipo podem levar ao rebaixamento ou, até mesmo, à deslistagem do seu site.Marcação de tags incompatíveis
O site com marcações de tags deve ser preciso e representativo da página em que as tags estão. Ao contrário disso, quem utiliza as tags de forma irrelevante, imprecisa e incondizente com o conteúdo proposto, pode ser penalizado pelos buscadores.Conteúdo oculto
Uma estratégia que vem sendo menos utilizada, mas ainda assim vale citarmos por ser mais conhecida, é a de conteúdo oculto. Esse tipo de Black Hat SEO já foi muito utilizado no passado para burlar os mecanismos de busca. Mas como assim oculto? É uma forma de inserir palavras-chave e links apenas para o rastreamento dos buscadores e não para o usuário ler e ter alguma experiência. Por exemplo, uma empresa contrata uma terceirizada para fazer o SEO dos conteúdos. Digamos que a equipe de marketing dessa terceirizada utilize os principais termos relacionados ao negócio para alavancar as pesquisas. Caso utilizem a mesma cor do fundo do site, concorda que esses termos não aparecerão para o usuário? É uma forma de velar o excesso de técnicas de SEO. Porém, essa prática já caiu em desuso porque, atualmente, os buscadores conseguem identificar essas tentativas de forma muito mais fácil.Algoritmos que ajudam a identificar Black Hat SEO
O Google, maior site de buscas do mundo, tem alguns algoritmos que servem justamente para identificar, penalizar e punir essas práticas de sites maliciosos e que pretendem tirar alguma vantagem. Veja:- Florida: Responsável por tirar do ar sites totalmente irrelevantes;
- Panda: Prestígio de sites em linha com o bom SEO;
- Penguin: Punição pelo uso de links forçados e em excesso;
- Humminbird: Inserção da importância da semântica da palavra-chave ao conteúdo.