Se seu foco é projetar um site de qualidade, visto que seus clientes utilizam ele para obter informações sobre o seu negócio ou para fazer compras naquele local, entender sobre bounce rate é mais do que essencial para buscar soluções interessantes.
Muitas pessoas ao descobrirem o real significado desse nome, podem acabar se assustando, já que evidencia um dado considerado negativo para qualquer empreendedor que atua com o digital: a taxa de rejeição, mostrando pessoas que logo saíram de um site.
No entanto, essa informação pode ser totalmente útil, dentro de testes que o site pode fazer para entender como mudar a visão que a plataforma entrega e passar a entender de que maneira os acessos podem aumentar, a partir de um número totalmente baixo.
Para isso, negócios como uma empresa de etiquetas adesivas que vendem online, devem passar a utilizar bem o bounce rate, suas principais estratégias de análise e começar a incluir a análise na rotina da empresa, de maneira produtiva.
Essas e outras questões que envolvem o índice de rejeição de uma página serão discutidas a seguir, onde você entenderá mais sobre as maneiras de acompanhar o bounce rate e sua importância para qualquer empresa que tenha um site de vendas, como uma organização que fabrica sacola ecologica.
O que é o bounce rate?
O bounce rate é conhecido como uma taxa de rejeição, denominando a quantidade de pessoas, por meio de porcentagem, que acessaram uma página online e em seguida saíram dela, algo é preocupante e envolve uma série de estudos de soluções. Saber de fato sobre essa taxa e estudar como ela aparece e as maneiras como ela se desenvolve, estão dentro dessa estratégia. Basicamente os profissionais que administram o site podem entrar em ferramentas próprias e observar esse número. E nem sempre o bounce rate mostrará números totalmente contrários a um sucesso da empresa. Essa é uma taxa que sempre estará nas plataformas, colocando em evidência dados exatos sobre as pessoas que se interessaram ou não pelo conteúdo. O problema de fato existe quando as taxas de rejeição são maiores que aquelas de entrada, ou seja, em uma loja de roupas existem mais pessoas saindo do que entrando em um determinado mês, o que aponta um problema que deve ser solucionado pelas equipes. É o caso de um um e-commerce de moda que entende as taxas de seu site e descobre que os acessos são tão populares quanto as taxas de rejeição, algo que traz preocupação, pois metade das pessoas que visualizam a marca não querem o seu consumo. E são muitos os motivos pelos quais usuários acabam deixando as páginas. O principal deles é algo que muitas vezes passa despercebido pelos empreendedores, mas é uma forte incidência de retenção de leads dentro das páginas: comunicação. Por exemplo, uma página de fornecedores de brindes corporativos acaba de verificar seu bounce rate e descobre que atingiu bons resultados após uma mudança que foi feita há alguns meses, levando em consideração a parte de linguagem e visual. Ficou claro para os usuários que aquela página estava diferente, comunicando melhor e trazendo uma organização que se tornou agradável aos olhos dos internautas, que logo passaram a se transformar em clientes do local, ainda mais impulsionados pelos produtos. É importante saber que essa taxa mostra apenas a saída de pessoas a partir de uma página da empresa de aluguel de impressoras, não podendo afirmar de qual página se originou essa desistência, algo diferente da taxa de saída. Nesse caso, a taxa de saída mostra quando uma pessoa abandona a plataforma a partir do acesso de uma página em específico. Ou seja, mostra evidentemente que um determinado endereço dentro do domínio não pode satisfazer o cliente para que ele fique. Por isso, além de saber entender e analisar bem o que aconteceu para que as taxas de entrada caíssem, o que também se faz necessário, é o acompanhamento dessas métricas, o que vai agregar uma maior análise sobre o que de fato está acontecendo.Como acompanhar essas métricas?
Agora que você entendeu mais sobre o que é o bounce rate, provavelmente deve ter se perguntado sobre como retirar essa taxa, e de fato começar as estratégias voltadas às análises e procura por soluções tratativas, como sinalização de segurança. O primeiro local onde você pode começar a encontrar essa taxa é por meio do próprio site. Geralmente alguns painéis analíticos aparecem na página e mostram algumas porcentagens, sendo a dos acessos uma das mais comuns de serem encontradas. Em seguida, é importante encontrar a taxa de rejeição baseada em links externos, que conduziram o usuário para aquela plataforma. Esses dados mostram quais as fontes que permitiram um maior ou um menor bounce rate, o que serve como análise. Outro ponto são as palavras-chave utilizadas dentro do site, por exemplo, de casting para feiras. Elas mostram que as pessoas, ao procurarem em um buscador, chegaram a seu site, e puderam ou não retirar suas dúvidas de acordo com o que encontraram no local. Essas palavras podem ser envolvidas com:- O produto ou serviço;
- Conteúdo;
- Solução concedida;
- Cidade de atuação.