O alcance do conteúdo pode ser trabalhado de diversas formas no marketing digital, sendo o guest post um método amplamente explorado por diversos nichos. Basicamente, trata-se da publicação em uma plataforma de outra empresa.
Por esse motivo, o guest post também é sintetizado como artigo de convidado. É muito comum que aconteça o envio de materiais entre parceiros, sendo essa uma prática conhecida como guest posting.
É o exemplo de um conteúdo de um autor convidado sobre cenografia de palco enviado para uma empresa que atua com eventos de diversos tipos e conta com um blog.
O autor pode obter um reconhecimento significativo, assim como uma divulgação positiva do conteúdo, da mesma forma que o público-alvo do blog da empresa terá acesso a um conteúdo de qualidade e enriquecedor.
Ainda mais, conforme será relatado a seguir, esse tipo de tática também possui influência no posicionamento em mecanismos de busca e para a realização do link building.
O impacto do link building e SEO para o guest post
Primeiramente, é importante citar que as técnicas SEO (Search Engine Optimization) são aplicadas em prol da otimização de páginas das corporações para atender os fatores de posicionamento nos buscadores. A divisão desses fatores consiste em On page, trabalhados dentro da página e os aspectos Off page, que são externos. Em ambos, os links desempenham um papel imprescindível. No entanto, além de realizar a linkagem nos próprios posts para potencializar a relevância, os backlinks também fazem grande diferença e possui um papel decisivo para o tema abordado. Isso se deve ao fato de que são links de outras plataformas direcionadas para uma empresa, por exemplo, em um artigo sobre a locação de espaço comercial, determinada organização é citada em uma plataforma ou convidada como autora. Da mesma forma que ocorre com a linkagem interna, os backlinks indicam relevância, ou seja, reforça ou constrói a autoridade de determinado material. Parte dessas questões estão associadas a uma importante técnica do marketing digital, que recebe o nome de link building, uma prática de destaque quando se trata do SEO Off page. Basicamente o funcionamento pode ser associado a uma forma de indicações, em que a diversidade e quantidade de páginas que realiza a linkagem para determinada empresa, contribui com sua relevância. Sem dúvidas, é interessante que os links sejam qualificados, pois essa é uma questão de grande impacto para a autoridade conquistada, em especial, quando o link recebido é de uma plataforma já fortalecida no segmento. O mais comum é que o link seja posicionado ao longo do artigo ou na indicação do autor. É válido lembrar que o local também tem influência, uma vez que links em meio ao conteúdo possuem mais chances de acesso.Como fazer uma boa proposta?
Sem dúvidas, em primeiro lugar é indispensável procurar por blogs que sejam compatíveis com a premissa da corporação, afinal, a forma trabalhada deve ser atendida para que a audiência não seja comprometida. Independente do nicho, é imprescindível analisar a performance de guest posts, afinal, em alguns casos, as publicações de autores convidados podem ter uma visibilidade inferior em relação às que são elaboradas pelo proprietário da plataforma. É o tipo de questão que pode influenciar na escolha, assim como a autoridade do blog, formatos de posts, entre outras. Após a pesquisa de parceiros em potencial, é preciso preparar uma proposta que tenha um grande potencial para resultados satisfatórios. Há uma série de empresas que atuam com o guest post como estratégia comercial e uma pesquisa cuidadosa pode fazer toda a diferença para que bons parceiros sejam encontrados. É interessante identificar qual é a forma que o blog da empresa trabalha o conteúdo. Por exemplo, se um fornecedor de refeições coletivas atende grandes corporações, a audiência de seu blog pode ser predominantemente B2B (Business to business). Esse modelo de negócio corresponde às transações realizadas entre empresas e ter noção do público da plataforma têm grande impacto para elaboração de conteúdo e, consequentemente, para uma proposta mais assertiva. Além disso, é importante alinhar preferências e exigências relacionadas a todos os aspectos que envolvem o guest post, desde o formato já citado até a preferência para envio do arquivo. Buscar conhecimento sobre esse tipo de técnica é imprescindível para uma proposta mais clara e, consequentemente, alcançar resultados mais positivos para a corporação.Dicas para um guest post de sucesso
Pode-se perceber que há grandes vantagens tanto para a empresa quanto para o criador do conteúdo. De qualquer forma, é interessante abordar alguns aspectos fundamentais para um guest post que tenha resultados positivos para a estratégia comercial.Aplicação de links
Anteriormente, aspectos associados ao link building foram apresentados e, sem dúvidas, a utilização de links externos e internos não poderia ser negligenciada ao abordar dicas para um guest post de sucesso. É o exemplo de um artigo sobre como evitar transtornos em grandes eventos e, nele, incluir um link para um artigo do blog para aluguel de gerador para eventos. Já em relação aos links externos, há possibilidade de apresentar artigos e produtos de acordo com as diretrizes atendidas pelo blog. Certamente, é preciso ter cautela para evitar a indicação de concorrentes.Implantação de CTA
O Call to Action (CTA), condiz a uma chamada em forma de texto ou imagem que conduz o visitante a tomar uma determinada atitude. Como exemplificação, pode-se citar ao final de um artigo sobre a importância do controle de acesso digital para a segurança nas empresas um CTA para comentários. Dessa maneira, o engajamento é reforçado e, como consequência, há melhoria no desempenho geral da publicação. Por se tratar de um guest post, o ideal é que o CTA seja empregado ao final e que se direcione para comentários, curtidas e até mesmo para que as pessoas compartilhem o conteúdo.Formatação do texto
Conforme citado anteriormente, há necessidade de averiguar qual é o formato de publicação trabalhado no blog parceiro. Por exemplo, uma empresa que realiza locação de iluminação pode prezar nos artigos para o blog imagens e negrito. Naturalmente, cada plataforma reúne suas particularidades e, por essa razão, a formatação de texto e elementos complementares devem ser sempre analisados em prol da compatibilidade e visibilidade.A importância do conteúdo
É natural que ao citar o guest post como uma importante estratégia comercial, a divulgação de serviços, produtos ou a própria empresa seja um dos pontos mais discutidos. Todavia, é fundamental ter consciência de que a elevação do tráfego orgânico, autoridade, entre outros benefícios alcançados, são uma consequência de um guest post com conteúdo de qualidade. Entre os pontos relevantes para o conteúdo que exigem atenção além da formatação e abordagem a serem seguidas, estão:- Identificação da audiência;
- Obtenção de feedback;
- Verificação do desempenho do conteúdo;
- Aplicação de técnicas SEO.