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O que é e como calcular o ROI de suas campanhas de marketing

Eduardo Larbac - 23 de agosto de 2021

O que é e como calcular o ROI de suas campanhas de marketing O que é e como calcular o ROI de suas campanhas de marketing
O ROI é uma sigla em inglês que significa “return on investment” que traduzindo para o nosso idioma seria, retorno sobre o investimento. Logo, podemos mensurar quase que de imediato que é o dinheiro gerado após alguma ação feita pela equipe de  marketing.

Quando falamos de resultados, é preciso ter noção do quanto foi possível gerar sob o investimento realizado. Não é possível obter lucro sem realizar qualquer tipo de investimento, seja de tempo ou dinheiro ou até mesmo dos dois.

Saber quanto de dinheiro perde ou ganha é essencial para mensurar o custo com as novas ferramentas e treinamentos para as diversas áreas da sua empresa. Os investimentos feitos também são complexos e compreendem diversas demandas.

Assim  como um relógio de ponto homologado, uma empresa é composta por diversas ferramentas que precisam ser devidamente colocadas no lugar para funcionar todo o aparelho que, no caso, é a sua empresa.

Muitos empreendedores perdem um dinheiro considerável com investimentos que não terão um retorno aceitável devido a falta de conhecimento sobre o que estão realizando. Ver o salão cheio ou os armários vazios pode dar a impressão de estar indo bem nos negócios.

Ocorre que nem sempre é assim. O esforço realizado dependendo do reforço adquirido pode ser igual a 0 ou até negativo. Por isso, diversos estudiosos pensaram em como calcular os resultados dos investimentos realizados. 

No artigo de hoje, veremos como você deve calcular o ROI e a importância de começar a fazer essa conta depois de realizar qualquer que seja o investimento dentro da sua empresa.

Desse modo, acreditamos que será possível a realização de outras diversas ações de marketing de forma muito mais assertiva e consciente dos potenciais do seu produto ou serviço. 

Não estaremos com uma câmera de vigilância observando todas as suas ações, pois isso é tarefa sua, mas te ajudaremos a compreender um pouco mais de como devem ser realizadas as diversas campanhas de marketing e os cálculos do ROI da sua marca.

Como calcular o ROI para a sua empresa

O ROI pode ser calculado por meio de uma simples fórmula que deve ser aplicada de acordo com os resultados e custos das ações realizadas.

A fórmula do ROI é:   ROI = (RECEITA – CUSTO) / CUSTO 

Note que é uma equação bem simples, basta substituir os valores de acordo com o que você utilizou e conseguiu obter como resultados. Suponhamos que uma empresa de eventos decidiu iniciar um trabalho com a modelagem de personagens famosos.

Ela então fez diversos investimentos, dentre eles a compra de papel para modelagem, além do treinamento de uma equipe de colaboradores para aprender a fazer a modelagem dos materiais.

Digamos que o gasto dessa empresa foi de R$50.000,00 tanto em material quanto no treinamento da equipe. Quanto tudo estava pronto, rapidamente houve um retorno interessante dos clientes em busca da novidade.

Graças a todo o empenho, a empresa conseguiu gerar uma receita de R$100.000,00. Agora, coloquemos todos esses valores na fórmula para identificar qual foi o ROI dessa situação imaginária que elaboramos:

ROI = (100.000 – 50.000) / 50.000   ROI = 50.000 / 50.000 ROI = 1 

Podemos multiplicar esse valor por 100, chegando no valor de 100%, Isso significa que o retorno sobre o valor investido foi de 100%. 

Não há muitos segredos em como calcular o ROI, mas existem outros pontos que devemos nos ater. 

A importância de calcular o ROI

Pense que esse indicador é um retorno sobre a sua aplicação, logo ele pode ser adequado a todos os tipos de investimentos que você for realizar para os mais diferentes tipos de canais. 

Dentro do marketing de uma empresa, existem diversos fatores de investimento que podem ser concretizados das mais variadas formas, logo é fundamental saber o ROI do seu investimento ou tentar prevê-lo e mensurá-lo antes de concretizar o investimento.

Usamos o exemplo de uma empresa de eventos, mas poderia ser também uma fábrica de toldos ou qualquer outro negócio. A questão é tentar responder a pergunta: Por quanto tempo eu preciso trabalhar para fazer os meus investimentos gerarem lucro? 

Traçar metas realistas e compreender o que sua empresa precisa cumprir para aumentar cada vez mais o ROI dela é um processo saudável que conduz o crescimento da sua marca.

Dessa forma, podemos mensurar a real importância de começar a investir no cálculo e projeção do ROI da sua marca. 

Montando um relatório para o ROI

Você como profissional de marketing ou o líder de uma equipe, precisa apresentar os resultados óbitos ao longo de uma período sazonal. Os diretores pediram para você apresentar um relatório sobre os resultados do marketing digital da marca.

Mesmo que você organize tudo utilizando os dados de uma planilha online, ou até fazendo referência a outros tipos de análise, será preciso mais do que isso para convencer os diretores. 

Você pode estar passando a impressão de querer montar somente situações promissoras para se beneficiar unicamente delas. Isso pode fazer com que algum diretor ou sócio questione os dados. É possível montar uma forma de evitar esse constrangimento, e apresentar um relatório impresso com ribbon cera que provê os resultados do seu trabalho e convença quem estiver ouvindo. 

Para isso, é preciso entender que:

  • Dados são diferentes da informação a ser transmitida;
  • Relatórios devem direcionar a equipe para um próximo passo;
  • O relatório deve ser focado no público;
  • Métricas e ações de ROI ajudam o negócio.
É bastante comum que as pessoas montem relatórios enormes que não necessariamente explicam algo de fato e causam o efeito contrário. Um relatório objetivo de 1 página pode ser mais explicativo do que um de 50 páginas. 

Tente ser transparente e compreender os motivos que podem fazer o seu ROI melhorar e, em casos negativos, será preciso ter em mente que existe a necessidade de mudar algo para atingir as próximas metas.

Por fim, é preciso compreender que focar somente na implementação da imagem da sua marca nos clientes, ou seja, unicamente no branding, poderá fechar as suas portas. Reforçamos a necessidade de metas alcançáveis e ações que justifiquem o investimento. 

É como um sistema para restaurante que pode ser de primeiro mundo, mas a comida é ruim. O principal é justificar os motivos pelos quais você está investindo naquilo e fazer esse dinheiro render algo para a empresa. 

Definindo o público

O primeiro passo para conseguir elaborar um bom relatório ROI é saber com quem você irá falar. Se for o CEO ou o Diretor de marketing, há a necessidade da mudança do discurso. Você precisa tentar mostrar o quanto o seu ROI agregou naquela campanha.

Em seguida, será preciso saber o objetivo do relatório e qual será o seu uso futuro, pois isso irá definir o tipo de métrica a ser apresentada. 

Uma forma fácil de fazer isso é justificar cada métrica baseando nesse contexto, as que não forem possíveis de serem justificadas, deverão ser retiradas.

Para a montagem do ROI, você pode ou não fazer a terceirização de serviços informática, isso poderá te ajudar a organizar o relatório, mas tenha em mente que muitas ferramentas online já te ajudam nesse tipo de demanda.

Definindo a periodicidade

Os relatórios devem ser uma periodicidade, ou seja, o contato com os analistas deve ser quase que diário, enquanto a apresentação para a diretoria deve ser a cada 15 dias. Desse modo, você tem controle do que está fazendo e eles têm noção do andamento do projeto.

O seu objetivo é evitar curvas acentuadas para baixo, ou seja, quedas bruscas, por isso é preciso fazer uma análise constante dos dados. 

Considerações finais

Os ROIs que a sua empresa for apresentar no decorrer dos períodos que ela estiver realizando os investimento são importantes para mensurar a taxa de crescimento dela. É comum que existam períodos melhores do que outros e isso também deve ser considerado. Não serão todas as campanhas que terão os resultados esperados, algumas podem oscilar tanto positivamente quanto negativamente, mas somente com a administração desses valores que será possível compreender a real força do seu produto.

Por exemplo, uma cesta básica de natal venderá muito mais na época sazonal dela, logo você deve estar preparado para o que puder vir a ocorrer. 

O ROI também é importante para localizar falhas operacionais, ou seja, em alguma parte do processo pode ocorrer de algum colaborador estar prejudicando o andamento do projeto ou alguma tarefa estar sendo realizada de forma equivocada.

Isso é bem comum de acontecer, principalmente quando estamos lidando com o marketing digital, onde existe a necessidade constante da produção de conteúdos e padrões de SEO para que os sites e blogs sejam localizados nos mecanismos de pesquisa. 

Portanto, entender a força da sua empresa e organizar duas ações é a melhor forma de aproveitar o que o ROI tem para te dizer. O ROI é uma sigla em inglês que significa “return on investment” que traduzindo para o nosso idioma seria, retorno sobre o investimento. Logo, podemos mensurar quase que de imediato que é o dinheiro gerado após alguma ação feita pela equipe de  marketing.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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