Cada empresa depende de uma boa administração para garantir com que todas as suas metas de mercado sejam cumpridas, com isso valendo tanto para grandes negócios como para alguns mais segmentados. No caso do segundo, o marketing local pode ser útil.
Com a ajuda desse tipo de estratégia, um empreendimento menor pode até mesmo ter mais chances de crescer dentro da sua área, conquistando uma audiência local até chegar ao ponto em que uma expansão de mercado possa ser possível, chegando a nível nacional.
Esse tipo de situação envolve até mesmo muitas empresas líderes de mercado hoje, que antes de definirem a realidade do seu segmento, começaram como pequenos negócios, com suas estratégias comerciais tendo um foco em uma audiência menor e mais próxima.
Um sistema que acompanha também a adaptação das empresas, modificando-se para lidar com suas novas responsabilidades, adotando, por exemplo, sistemas wms que permitam controlar melhor o seu estoque de produtos em armazéns prontos para novas demandas.
A questão é que a adoção de novas estratégias de negócio vem se mostrando cada vez mais necessárias, até como uma forma de responder à alta competição que se encontra no mercado, onde somente boas táticas permitem a sobrevivência de um negócio.
Isso é válido para os mais variados segmentos comerciais, seja no ambiente presencial ou digital, inclusive na forma em que eles se comunicam atualmente, sendo preciso então trabalhar com estratégias de marketing que usem ferramentas para ambos os canais.
Com um gerenciamento correto, um fornecedor de aquecedores Cumulus, por exemplo, pode acabar tornando-se uma grande companhia no mercado, atuando até mesmo com o setor internacional, mas antes disso tendo que se especializar com um público seleto.
Para que então seja possível garantir essa performance em campos seletos, para depois destacar-se em setores maiores, é necessário contar com a ajuda de estratégias que conversem diretamente com as necessidades desse seu público mais próximo.
E é justamente em cima disso que o marketing local mostra o seu valor, tratando-se de uma tática de mercado segmentada, mas que ao ser bem aplicada pode acabar trazendo bons resultados tanto no momento como em seu futuro, destacando o valor dessa prática.
Ou seja, existem muitas ações de marketing porque existem muitos setores do mercado, com cada empresa tendo que se adaptar às necessidades do seu público para oferecer o melhor tipo de produto ou serviço e assim conseguir se destacar dentro do seu campo.
Junto dessa afirmação é possível dar destaque não a um segmento específico apenas, mas sim a um modelo bastante popular de mercado que são as empresas que atuam com um público mais seleto, no qual sua audiência costuma se encontrar em uma região próxima.
Antes da chegada da internet, que hoje permite com que um fornecedor de motores elétricos possa dar início às suas atividades inteiramente através da internet, a maneira mais popular de começo de um negócio era através do fornecimento ao público próximo.
Com o passar do tempo, na medida em que esse empreendimento passava a conquistar a confiança e preferência desses clientes mais próximos, é que tal negócio tinha a chance de expandir suas atividades, a ponto de um dia poder chegar até a ser líder do seu segmento.
Tudo isso apontando para a importância então de saber como falar com os seus clientes locais, criando então uma rede de consumidores fiéis que podem levar tal negócio a conquistar melhores resultados, permitindo maiores investimentos a serem feitos ali.
A questão é que a internet mudou muito esse cenário, permitindo com que uma empresa nova já possa trabalhar com uma audiência muito mais ampla, tudo graças aos amplo alcance que o campo digital, trazendo assim novas oportunidades, mas também desafios.
Contudo, mesmo dentro desse cenário o marketing local continua a mostrar a seu valor, já que ele permite para uma empresa conquistar justamente o interesse daqueles clientes que possam estar ao seu redor, facilitando assim a conquista de possibilidades comerciais.
E tal destaque associado ao marketing local pode ser alcançado até mesmo por meio dessas novas tecnologias.
Isso acontece principalmente por causa dos serviços de geolocalização que estão presentes nos aparelhos móveis, com o uso do GPS permitindo com que uma empresa consiga identificar clientes ao seu redor, contando que eles permitam tal tipo de análise.
E quando se fala sobre os serviços móveis, estamos falando do maior canal de acesso da população brasileira à internet, com a pesquisa anual TIC Domicílios apontando que desde 2015 o maior tipo de acesso ao meio digital é feito por meio dos dispositivos móveis.
Tendo esse tipo de ideia em mente, o marketing local encontra uma forma de se beneficiar com isso, que através dos serviços de localização permitem a um negócio local conquistar atenção tanto por letras caixa alta em sua fachada, como por sua posição na rede.
Para se aproveitar disso, o marketing local passa a adaptar suas ações comerciais, buscando maneiras de usar dessa tecnologia para apontar para um usuário sempre que ele estiver próximo a um restaurante e estiver em busca de locais para almoçar.
Com isso em mente, é possível dizer que o marketing local não se preocupa apenas com ações presenciais, mas sim em como suas táticas podem levar ao alcance dos possíveis consumidores ao seu redor, mesmo que eles estejam disponíveis através das redes.
E para conquistar então a atenção dessa audiência mais próxima à região de um negócio, basta seguir uma estratégia de marketing local, dando atenção a ações específicas que possam fazer parte desse tipo de ação comercial.
Para se destacar nesse espaço, é importante então analisar qual é o perfil dos moradores ou até mesmo visitantes comuns de uma região, para compreender quais são os atributos de quem possa estar atrás de um instalação de para raios, para então oferecer tal serviço.
A única diferença está na forma em que essa publicidade digital é disponibilizada ao público, sendo importante configurar o alcance desses anúncios para um raio próximo ao negócio, permitindo um maior destaque com a proximidade do usuário a tal local.
A partir desse destaque inicial, torna-se mais fácil para um cliente se aproximar de um negócio, seja ele na internet ou em suas proximidades, já que hoje tanto o mercado digital como o presencial podem trabalhar de forma conjunta.
Para então garantir um certo sucesso em ambas as partes, basta desenvolver uma boa estratégia de mercado, com o marketing local sendo o ideal para se aproximar dos clientes disponíveis ao seu redor.
Com a ajuda desse tipo de estratégia, um empreendimento menor pode até mesmo ter mais chances de crescer dentro da sua área, conquistando uma audiência local até chegar ao ponto em que uma expansão de mercado possa ser possível, chegando a nível nacional.
Esse tipo de situação envolve até mesmo muitas empresas líderes de mercado hoje, que antes de definirem a realidade do seu segmento, começaram como pequenos negócios, com suas estratégias comerciais tendo um foco em uma audiência menor e mais próxima.
Um sistema que acompanha também a adaptação das empresas, modificando-se para lidar com suas novas responsabilidades, adotando, por exemplo, sistemas wms que permitam controlar melhor o seu estoque de produtos em armazéns prontos para novas demandas.
A questão é que a adoção de novas estratégias de negócio vem se mostrando cada vez mais necessárias, até como uma forma de responder à alta competição que se encontra no mercado, onde somente boas táticas permitem a sobrevivência de um negócio.
Isso é válido para os mais variados segmentos comerciais, seja no ambiente presencial ou digital, inclusive na forma em que eles se comunicam atualmente, sendo preciso então trabalhar com estratégias de marketing que usem ferramentas para ambos os canais.
Com um gerenciamento correto, um fornecedor de aquecedores Cumulus, por exemplo, pode acabar tornando-se uma grande companhia no mercado, atuando até mesmo com o setor internacional, mas antes disso tendo que se especializar com um público seleto.
Para que então seja possível garantir essa performance em campos seletos, para depois destacar-se em setores maiores, é necessário contar com a ajuda de estratégias que conversem diretamente com as necessidades desse seu público mais próximo.
E é justamente em cima disso que o marketing local mostra o seu valor, tratando-se de uma tática de mercado segmentada, mas que ao ser bem aplicada pode acabar trazendo bons resultados tanto no momento como em seu futuro, destacando o valor dessa prática.
Como age o marketing local?
A pluralidade de estratégias de marketing existe para responder às diferentes demandas do mercado, com cada segmento tendo que lidar com uma série de questões específicas, onde somente uma tática em particular pode ser capaz de ajudar a resolver.Ou seja, existem muitas ações de marketing porque existem muitos setores do mercado, com cada empresa tendo que se adaptar às necessidades do seu público para oferecer o melhor tipo de produto ou serviço e assim conseguir se destacar dentro do seu campo.
Junto dessa afirmação é possível dar destaque não a um segmento específico apenas, mas sim a um modelo bastante popular de mercado que são as empresas que atuam com um público mais seleto, no qual sua audiência costuma se encontrar em uma região próxima.
Antes da chegada da internet, que hoje permite com que um fornecedor de motores elétricos possa dar início às suas atividades inteiramente através da internet, a maneira mais popular de começo de um negócio era através do fornecimento ao público próximo.
Com o passar do tempo, na medida em que esse empreendimento passava a conquistar a confiança e preferência desses clientes mais próximos, é que tal negócio tinha a chance de expandir suas atividades, a ponto de um dia poder chegar até a ser líder do seu segmento.
Tudo isso apontando para a importância então de saber como falar com os seus clientes locais, criando então uma rede de consumidores fiéis que podem levar tal negócio a conquistar melhores resultados, permitindo maiores investimentos a serem feitos ali.
A questão é que a internet mudou muito esse cenário, permitindo com que uma empresa nova já possa trabalhar com uma audiência muito mais ampla, tudo graças aos amplo alcance que o campo digital, trazendo assim novas oportunidades, mas também desafios.
Contudo, mesmo dentro desse cenário o marketing local continua a mostrar a seu valor, já que ele permite para uma empresa conquistar justamente o interesse daqueles clientes que possam estar ao seu redor, facilitando assim a conquista de possibilidades comerciais.
E tal destaque associado ao marketing local pode ser alcançado até mesmo por meio dessas novas tecnologias.
A conexão entre o marketing local e a internet
Apesar do campo digital ter aumentando as oportunidades do mercado, dando a chance de uma empresa nacional trabalhar até mesmo com o mercado estrangeiro, com o auxílio de um serviço de despachante aduaneiro, a internet também fala com o meio local.Isso acontece principalmente por causa dos serviços de geolocalização que estão presentes nos aparelhos móveis, com o uso do GPS permitindo com que uma empresa consiga identificar clientes ao seu redor, contando que eles permitam tal tipo de análise.
E quando se fala sobre os serviços móveis, estamos falando do maior canal de acesso da população brasileira à internet, com a pesquisa anual TIC Domicílios apontando que desde 2015 o maior tipo de acesso ao meio digital é feito por meio dos dispositivos móveis.
Tendo esse tipo de ideia em mente, o marketing local encontra uma forma de se beneficiar com isso, que através dos serviços de localização permitem a um negócio local conquistar atenção tanto por letras caixa alta em sua fachada, como por sua posição na rede.
Para se aproveitar disso, o marketing local passa a adaptar suas ações comerciais, buscando maneiras de usar dessa tecnologia para apontar para um usuário sempre que ele estiver próximo a um restaurante e estiver em busca de locais para almoçar.
Com isso em mente, é possível dizer que o marketing local não se preocupa apenas com ações presenciais, mas sim em como suas táticas podem levar ao alcance dos possíveis consumidores ao seu redor, mesmo que eles estejam disponíveis através das redes.
E para conquistar então a atenção dessa audiência mais próxima à região de um negócio, basta seguir uma estratégia de marketing local, dando atenção a ações específicas que possam fazer parte desse tipo de ação comercial.
Como utilizar o marketing local?
Para se aproveitar das oportunidades que podem estar disponíveis no campo próximo ao seu negócio, o marketing local acaba sendo a melhor tática a ser adotada, sendo preciso seguir algumas etapas para garantir os melhores resultados junto a essa tática comercial.Estudo do público
Essa ação é primordial para qualquer tipo de estratégia de marketing, contudo, para sua sua versão local, ele recebe um destaque diferente, já que lida especificamente com a audiência que possa estar fisicamente mais próxima a um empreendimento.Para se destacar nesse espaço, é importante então analisar qual é o perfil dos moradores ou até mesmo visitantes comuns de uma região, para compreender quais são os atributos de quem possa estar atrás de um instalação de para raios, para então oferecer tal serviço.
Anúncios geográficos
Apesar dessa proximidade física, para conquistar os clientes ao seu redor é preciso recorrer aos espaços onde eles se encontram que é na internet. Diante disso, uma estratégia de anúncio digital pode ser importante para destacar um negócio específico da região.A única diferença está na forma em que essa publicidade digital é disponibilizada ao público, sendo importante configurar o alcance desses anúncios para um raio próximo ao negócio, permitindo um maior destaque com a proximidade do usuário a tal local.
Google Meu Negócio
Além de todas as estratégias do marketing local, é importante também destacar algumas ferramentas úteis, como é o caso do Google Meu Negócio. Essa plataforma permite o cadastro do seu negócio, trazendo informações claras sobre seu empreendimento, como:- Site;
- Endereço;
- Telefone de contato;
- E-mail;
- Faixa de preços;
- Horário de funcionamento.
Redes sociais de nicho
Ainda na internet, o marketing local pode se aproveitar também de plataformas que lidam com um público mais seleto, como é o caso das redes sociais e sites voltadas ao ramo turístico, sendo capazes de destacar um negócio de acordo com a proximidade do cliente.Conteúdo relevante
O marketing local lida com uma audiência selecionada, sendo importante oferecer conteúdos que respondam aos interesse desse público específico, identificando assim um interesse por sensoriamento remoto via a produção de qualidade sobre o assunto.A partir desse destaque inicial, torna-se mais fácil para um cliente se aproximar de um negócio, seja ele na internet ou em suas proximidades, já que hoje tanto o mercado digital como o presencial podem trabalhar de forma conjunta.
Para então garantir um certo sucesso em ambas as partes, basta desenvolver uma boa estratégia de mercado, com o marketing local sendo o ideal para se aproximar dos clientes disponíveis ao seu redor.