Benchmarking é uma análise estratégica aprofundada de quais são as melhores estratégias usadas por empresas de um mesmo setor.
Ou seja, é uma maneira que uma empresa tem de obter referências para aprimorar seus processos, produtos e serviços.
É muito comum que nos mais variados setores do mercado a comparação sirva como base para avaliar aquilo que é feito e criado.
É natural que dentro da grande competição que existe hoje entre as empresas, o benchmarking se torne uma ferramenta poderosa para que as marcas saibam como estão se saindo em relação a sua concorrência.
Este estudo das melhores práticas não é necessário apenas para as grandes empresas, mas sim pelos diferentes tamanhos de negócio.
Ele é fundamental porque permite que a organização saiba se as suas estratégias funcionam ou não, além de ajudar nas tomadas de decisão.
Como consequência, as marcas conseguem melhorar seus resultados e desenvolver o seu negócio de maneira mais eficaz.
Portanto, para qualquer empresa que deseja se tornar referência em seu mercado de atuação, precisa entender um pouco mais sobre estratégia. Neste artigo, vamos falar sobre o que é benchmarking e trazer algumas dicas.
O que é benchmarking?
Em português, esta expressão significa “ponto de referência” e se trata de uma pesquisa entre empresas de um mesmo setor para analisar como seus produtos, serviços e processos estão frente à concorrência. Para isso, é necessário que uma empresa de impressão de folder analise, interprete, avalie e mensure as informações coletadas. Isso permite que se crie uma verdadeira inteligência de mercado que traz muitos benefícios para a organização. Cabe a cada empresa identificar os fatores que impactam a sua performance, definindo seus KPIs, ou seja, as métricas para os indicadores-chave de performance. Portanto, essa avaliação será uma referência que a equipe de marketing pode usar no desenvolvimento de ações que melhorem o desenvolvimento da empresa e aumentem sua atuação no mercado.Exemplos de benchmarking
Existem tipos de benchmarking diferentes, então desde empresas de análise química do solo até lojas de artigos esportivos precisam entendê-los para colocá-los em prática. Dentre os principais exemplos estão:1 – Competitivo
Neste tipo, o principal objetivo é usar a concorrência como parâmetro. Para isso, o negócio e como seu produto se posiciona são medidos, no que tange à disputa de clientes. Dessa maneira, a melhor escolha é o uso de dados oficiais que são amplamente divulgados.2 – Genérico
Esse tipo de benchmarking é aplicado quando existem processos semelhantes, mesmo que eles não disputem o mercado. Inclusive, em muitos casos, essas empresas não criam o mesmo produto, como no caso de uma clínica de tratamento capilar a laser e uma clínica odontológica. Mesmo assim, é importante que haja essa comparação para que pontos de melhoria sejam encontrados.3 – Funcional
Aqui, etapas que podem ser aplicadas em qualquer negócio são buscadas, mesmo que elas sejam semelhantes ou não disputem o mesmo mercado. Para isso, a gestão financeira precisa ser bem executada. Fora essas, existem outras formas de aplicar benchmarking, mas todas elas trazem diversos benefícios para as organizações.4 – Interno
Neste caso, os setores é que são analisados. É possível analisar o departamento de RH, de produção, de marketing, etc. Dessa forma, os níveis e estratégias de oportunidade são analisados e podem ser melhorados.5 – De cooperação
Esse tipo de benchmarking acontece quando suas empresas firmam uma parceria para trocar experiências. Por exemplo, se uma tem sucesso em vendas e outra tem sucesso em relacionamento com o cliente, elas podem estudar esses cases de sucesso e crescer juntas.Benefícios do benchmarking
Sabendo o que é benchmarking e conhecendo algumas estratégias, é importante entender quais são as vantagens dessa estratégia. Então, dentre as principais podemos destacar:Entendimento de mercado
Antes de abrir uma escola infantil particular o empreendedor precisa compreender como funciona esse mercado. Mas durante seu período de funcionamento, é importante estar por dentro dele para não perder espaço. O mercado muda constantemente, então por meio do benchmarking é possível acompanhar e analisar essas mudanças, para se manter ativo e competitivo.Análise e diminuição de erros
O benchmarking também permite que as organizações avaliem as suas abordagens, comparando-as com as dos principais concorrentes. Isso permite identificar falhas rapidamente, incluindo setores que podem passar por melhorias, bem como sofrer alguns ajustes positivos.Atualização de métodos e estratégias
É necessário que uma fabricante de sistema de irrigação para horta e demais empresas planeje sua comunicação e tudo que a envolve. Mesmo assim, as informações usadas não são suficientes para uma estratégia eficaz. Dessa forma, o benchmarking se torna importante para que uma empresa compare sua posição atual com a de sua concorrência. Isso, por consequência, permite a identificação de falhas e oportunidades.Melhora os argumentos
Convencer a diretoria sobre suas ideias é uma das maiores dificuldades que as organizações enfrentam. Por meio do benchmarking é possível encontrar informações que servem de base para uma boa argumentação.Como fazer benchmarking?
Para colocar o benchmarking é prática, é importante seguir algumas etapas, sendo algumas delas:Selecionar os principais concorrentes
É importante selecionar aquelas empresas que gostaria de monitorar. Além disso, é necessário visualizar empresas de outros segmentos para obter insights que vão além da área de atuação.Estabelecer indicadores de análise
Os indicadores de análise precisam ser qualitativos e quantitativos. Para isso, deve-se criar uma tabela para comparar aspectos específicos de cada organização. Uma empresa de pintura de fachada predial deve fazer isso tendo como base critérios que são considerados interessantes para os negócios. Dentre os principais critérios podem estar:- Mais alcance;
- Maior engajamento;
- Qualidade dos conteúdos;
- Qualidade no processo de fabricação;
- Melhoria do atendimento.