O Instagram lançou uma nova ferramenta focada na exibição de vídeos, que pode ser acessada por meio do botão que fica no canto superior da tela, simbolizado por uma pequena televisão. Esse é o IGTV.
O IGTV é uma espécie de plataforma de vídeos, tal como o YouTube, em que é necessário abrir uma conta para iniciar as postagens. Mas se você já é um usuário ativo no Instagram, só é preciso habilitar o seu canal.
A diferença principal está no formato dos vídeos: eles devem ser sempre gravados na posição vertical, pois o IGTV foca na transmissão de conteúdos voltada para os terminais móveis, ou seja, smartphones e tablets.
O IGTV funciona interligado com o Instagram, de modo que é possível visualizar qualquer vídeo que tenha sido postado por outros usuários mesmo sem um canal ativo, se sua intenção for apenas ser um espectador.
Além disso, diferentemente do Stories do Instagram, os vídeos do IGTV já devem estar gravados, ou seja, ele não realiza transmissões ao vivo. Para postar, o conteúdo já deve estar previamente salvo na memória do smartphone.
O IGTV foca na postagem de vídeos com mais de um minuto de duração, diferentemente do Instagram.
Lá, o seu vídeo pode ter entre 15 segundos e 10 minutos. Agora, se sua conta já for certificada (o que quer dizer que o aplicativo fez as verificações necessárias para atestar que a conta está sendo realmente utilizada por uma pessoa/marca conhecida ou famosa), o limite de tempo do vídeo sobe para 60 minutos.
Desse modo, o aplicativo acaba por fornecer quatro formas principais de comunicação por meio de vídeo:
- IGTV: postando conteúdos já gravados;
- STORIES: respondendo perguntas ou postando conteúdo;
- FEED: com vídeos curtos e já gravados;
- LIVES: contato ao vivo com o público.
O IGTV é destinado para pessoas ou empresas?
O IGTV é destinado para todos os tipos de públicos. Ele foi criado com um layout bastante simplificado, que permite visualizar os vídeos postados por perfis que você já segue ou caso o usuário desejar, pode buscar pelos mais populares. Assim, se uma pessoa deseja acompanhar o conteúdo disponibilizado por uma conta empresarial, ela pode acessar facilmente o vídeo por meio do IGTV. Além disso, é possível que uma pessoa física produza seus próprios vídeos e postar na plataforma. Para empresas, o IGTV pode ser uma ótima ferramenta promocional. Isso porque, uma escola de ballet, por exemplo, pode postar facilmente vídeos de aulas que tenham sido realizadas no local, mostrando a estrutura do estabelecimento, os materiais que estão disponíveis para aulas, a metodologia utilizada pelo professor, entre outros aspectos do local. Os vídeos ainda podem ser gravados focando em diferentes públicos, para que eles possam ser assistidos de acordo com o interesse do usuário. Assim, seja uma aula de dança de salão ou seja de dança do ventre, o vídeo ficará vinculado na conta da empresa para que ele possa ser acessado a qualquer momento.Possíveis formatos para gravação de vídeos
O IGTV é uma plataforma de postagem de vídeos tão valiosa quanto qualquer outra. Isso quer dizer que os conteúdos postados precisam ser pensados e produzidos de modo a atrair a atenção do público. O IGTV já possui números interessantes de crescimento, mesmo sendo uma plataforma relativamente nova. Desse modo, é importante investir em diferentes formatos para gravação de conteúdos, atraindo um maior número de seguidores que estão sempre buscando por novos conhecimentos. Alguns desses formatos podem ser:- Passo a passo e tutoriais;
- Palestras e cursos;
- Entrevistas;
- Demonstrações;
- Tira-dúvidas, etc.