O Instagram é o aplicativo que mais cresceu nos últimos anos, com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo.
Só no Brasil, a rede social registrou um crescimento de 9%, com maior porcentagem entre as mídias de relacionamento.
Além disso, pesquisas na área de marketing digital mostraram que o Instagram é a rede preferida de 1 a 4 internautas, perdendo apenas para o Facebook, com metade da preferência.
O aplicativo também é o favorito entre as mulheres, com 29% dos usuários.
A porcentagem dos usuários mais jovens registra 35% de uso do Instagram, enquanto os mais velhos só chegam a 12%, dando prioridade ao Facebook.
Diante desse crescimento e da presença cada vez maior do Instagram na vida dos brasileiros e usuários mundiais, as empresas estão se valendo da rede social para divulgar, promover e oferecer produtos/serviços, alcançando maior reconhecimento da marca no ambiente virtual.
Entre as funcionalidades do Instagram para vendas, destaca-se o Instagram Shopping, um recurso que ajuda a transformar o perfil das empresas em plataformas de vendas direta, aumentando as chances de um usuário fechar um acordo.
O Instagram Shopping é uma novidade que pode ser usada por várias empresas que desejam divulgar seus produtos, desde lojas de roupas, até empreendimentos que vendem peça para porsche.
O artigo de hoje vai falar justamente o que é o Instagram Shopping, suas vantagens e como usar o recurso para aumentar as suas vendas. Acompanhe a leitura!
Instagram Shopping: conheça mais o recurso de vendas
De acordo com dados do próprio Instagram, antes do Instagram Shopping a maiora das compras na internet que se originaram da rede social, levavam um ou mais dias para serem finalizadas. Somente 21% das compras eram realizadas no mesmo dia. Com a chegada do recurso, os usuários podem ficar mais próximos do produto, o que diminui drasticamente o tempo de compra dos leads (potenciais clientes). Ou seja, os consumidores interessados em um tacógrafo digital, que viram o produto no Instagram, têm maiores chances de fechar negócio no mesmo dia, com a função Shopping do aplicativo. Mas, afinal de contas, o que é e para quê serve o Instagram Shopping? A funcionalidade foi testada pela primeira vez em 2016, pelas grandes empresas americanas, e chegou ao Brasil no primeiro semestre de 2018. Desde então, vários tipos de empreendimentos estão usando o recurso como estratégia de marketing das redes sociais. Em resumo, o Instagram Shopping é uma ferramenta de marcação de produtos, em conjunto com uma aba de “comprar” no perfil, permitindo que os usuários adquiram as mercadorias diretamente pelo aplicativo, com links diretos para o e-commerce ou site. Assim, quem está sofrendo com um carro com barulho pode procurar uma peça automotiva específica diretamente no perfil do Instagram de uma empresa, e encontrar produtos marcados, já redirecionando para a compra. O Instagram Shopping funciona dessa forma: cada publicação terá um ícone “toque para ver”, localizado no canto inferior esquerdo das fotos. Ao ser clicado, é possível visualizar a marcação dos produtos, com o preço. A ferramenta permite a demonstração de até 5 itens por foto, ou até 9, por carrossel. Ao selecionar a marcação do produto desejado, uma nova aba é exibida. Nela, há informações sobre o produto, sem que o usuário tenha que sair do aplicativo. Finalmente, ao tocar no link “comprar”, ocorre o redirecionamento à página do produto, diretamente no site da empresa. Quer dizer que a página web e o Instagram do seu negócio podem se integrar diretamente, de forma simples e fácil. Para utilizar o recurso Instagram Shopping, é preciso:- Ter um perfil comercial;
- Vender produtos físicos;
- Seguir as políticas de comercialização do Instagram;
- Ter empresa sede no Brasil;
- Ter o perfil do Instagram vinculado ao Facebook;
- Ter um catálogo no Facebook, para vincular com o Instagram.