No momento, o Instagram é uma das redes sociais que mais está bombando. Inclusive, uma das novidades da rede social foi o Reels. Essa funcionalidade tem sido muito utilizada, tanto por empresas quanto por pessoas que buscam crescer no meio digital.
Pensando nisso, o texto de hoje abordará o que é o Reels e como essa ferramenta tem sido utilizada no Instagram, qual o impacto que ela causa no engajamento do seu público, qual a melhor maneira de criar conteúdo nela, além de algumas vantagens e benefícios.
Entenda a importância das redes sociais
Antes, é importante reforçar que as redes sociais são, além de uma excelente fonte de entretenimento, uma ferramenta de trabalho, utilizadas por diversas pessoas, podendo inclusive servir como forma de marketing para uma empresa de adesivo para vitrine. Com tantas redes sociais no mercado, é comum que algumas delas criem funcionalidades parecidas com as de suas concorrentes, principalmente para continuarem tendo o seu devido impacto dentro do mercado de trabalho. Um bom exemplo desse tipo de estratégia são os próprios Stories, vídeos de atualização que podem ser publicados e, após 24h, automaticamente são apagados, funcionando como uma espécie de blog ou mostrando o cotidiano de alguém. Independentemente se está sendo aplicado por uma empresa de brindes corporativos ou uma pessoa comum, o Instagram popularizou a funcionalidade, mas não a criou, aprimorando o trabalho de outra rede social chamada Snapchat. Ou seja, eles buscaram se adaptar à nova tendência do momento, que é o TikTok, e a partir disso criaram a própria funcionalidade, fazendo com que vídeos curtos possam ser colocados no feed ou na aba de exploração para os usuários. Mas apesar de tudo isso, qual é o conceito do Reels e como ele pode ser utilizado de maneira efetiva para o seu negócio de fachada com letra caixa, por exemplo? A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser conferida nos tópicos a seguir.O impacto do Reels: veja mais sobre o tema
Antes de mais nada é importante entender o que é o Reels, principalmente para o compreendimento do assunto que será abordado ao longo do texto. Sendo assim, e sem mais delongas, é importante compreender que ele é uma funcionalidade do Instagram. Muitas vezes confundido com a função de stories, que é uma forma mais rápida de interação e atualização da rede social, o Reels permite uma maior edição de conteúdo, sendo utilizado para vídeos informativos ou simplesmente com teor de entretenimento. É uma excelente forma de pessoas ou empresas diversificarem conteúdos e adentrarem o meio digital de forma bastante diferenciada e gradual, mostrando a qualidade de etiquetas coloridas ou até mesmo novos lançamentos de sapatos. Com isso, alguns elementos são essenciais para que a funcionalidade seja verdadeiramente efetiva, como:- Periodicidade de novas postagens;
- Falar a mesma linguagem do seu público;
- Encontrar um modelo atrativo de vídeo;
- Utilizar bem os recursos que tem.