Muitas pessoas não sabem, mas o social commerce é utilizado praticamente todos os dias pelos usuários da internet. O social commerce pode ser definido como uma estratégia para que as empresas possam intensificar suas relações com o público alvo.
As redes sociais, por sua vez, é a única plataforma onde o social commerce surgiu, visto que muitas pessoas utilizam o Facebook e o Instagram para saber mais sobre uma determinada marca.
Uma das intenções para que as pessoas busquem saber mais sobre uma marca, está relacionado ao fato de entender mais a qualidade do produto por meio das avaliações.
Ter mais informações sobre uma determinada empresa, é essencial para saber se uma empresa de assessoria ambiental, por exemplo, é o ideal para sanar as necessidades de uma organização que precisa de uma orientação profissional para lidar com as questões ambientais de sua companhia.
De acordo com a pesquisa levantada pela PwC Brasil, a busca dos clientes por informações da empresa e as avaliações são responsáveis por decidir a compra de cerca de 77% dos consumidores.
Estes fatores decisivos estão tomando um papel cada vez mais importante na jornada de compra dos clientes, que geralmente, são baseados em:
Todas estas ações empresariais acontecem por meio das redes sociais, que atualmente, é a plataforma mais escolhida por pequenos empresários.
Por outro lado, as redes sociais também estão sendo usadas como uma forma de entender melhor o perfil de cada candidato para uma determinada vaga.
Visto que um processo seletivo antes envolvia apenas algumas dinâmicas e contratar um serviço focado em exame admissional para empresas, as redes sociais estão tomando cada vez mais espaço em processos tradicionais.
Apesar do contexto acima, o social commerce vai muito além do que um conjunto de estratégias para aumentar as vendas de uma loja virtual.
Desse modo, explicaremos agora qual o conceito principal do social commerce para que você entenda melhor.
Na prática, trata-se de uma integração entre o social commerce e as principais redes sociais que são usadas para vender certos produtos.
Deste modo, podemos compreender que até mesmo uma empresa de limpeza industrial que possui uma página em uma rede social, está apta a aplicar o social commerce para aumentar o número base de seus clientes.
A principal ideia desta ação é fazer com que ambientes colaborativos sejam criados para que as pessoas possam interagir com uma loja e compartilhar suas opiniões, avaliações e experiências com a empresa, além de tornar as redes sociais como o seu principal meio de compra.
É importante pontuar que quando falamos sobre redes sociais como ferramenta de venda, não estamos nos referindo apenas ao Facebook e Instagram, mas sim, a qualquer espaço que tenha uma liberdade suficiente para que os consumidores possam interagir melhor com a marca.
Levando em consideração o fato do social commerce ser aplicado em outros meios digitais além das redes sociais, logo compreendemos que sites de compras coletivas também fazem parte dessa ação.
Assim como Twitter é usado por muitas pessoas como uma forma de ficar por dentro das principais novidades do mundo, o Facebook e o Instagram também são uma forma de adquirir produtos e expor a experiência de compra.
2020 foi um ano onde as compras feitas através das redes sociais aumentaram de 22% para 34%, de acordo com a pesquisa levantada pela NuvemCommerce.
De acordo com esse dado, podemos compreender que as compras nas redes sociais é uma tendência que é impossível ignorar, já que é muito difícil encontrar uma pessoa que nunca fez uma compra pelas principais plataformas sociais.
A internet em si, é palco de vários tipos de venda, desde um curso de comissário de bordo até outros segmentos. Na realidade, a internet é, para algumas pessoas, a melhor maneira para comprar certos tipos de produtos.
Quando o social commerce é aplicado em uma loja virtual, uma das vantagens dessa ação é estreitar melhor a relação com os consumidores. Fazendo com que os gestores saibam melhor quais são as expectativas e preferências dos clientes com a empresa.
A credibilidade é uma das coisas que os clientes mais buscam nas empresas. Um dos motivos para isso acontecer, é devido ao grande número de fraudes digitais. Portanto, se você criar um espaço onde os consumidores poderão expor suas avaliações, naturalmente usuários futuros terão mais confiança em comprar na sua página.
Além da credibilidade, a autoridade da empresa cresce também, fazendo com que a confiança dos clientes seja conquistada, melhorando a reputação da empresa no mercado.
Uma empresa de medicina do trabalho, por exemplo, deve priorizar a conquista de credibilidade e autoridade na área justamente por ser um segmento que possui uma grande competitividade, assim como qualquer outro.
Tudo isso contribui para que a loja virtual possa, finalmente, ter uma visibilidade maior no segmento em que atua. Considerando que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, ter uma visibilidade maior que a concorrência pode fazer com que a sua empresa seja a primeira opção dos clientes.
É vantajoso sim, criar perfis em várias redes sociais para aumentar o alcance da sua loja virtual, mas ao mesmo tempo, você precisa de uma equipe por trás para lidar com a demanda de cada rede social.
A importância de ter uma equipe está envolvida diretamente com interação da empresa com o seu público-alvo, visto que ter uma interatividade ativa com os clientes é extremamente vantajoso para a loja.
Conforme for o nível de alcance da sua loja, é necessário ter pessoas suficientes para responder os comentários e mensagens no privado, além de claro, desenvolver conteúdos estratégicos.
Quando o usuário encontra comentários positivos sobre uma loja virtual, naturalmente ele terá mais segurança para efetuar a sua compra. Portanto, fazer com que as pessoas mostrem suas opiniões sobre qualquer ponto da loja é essencial para conquistar novos consumidores.
Contudo, aplicar o social commerce acaba sendo uma das principais ferramentas que uma loja que trabalha com acessorios de limpeza profissional, por exemplo, incluindo é claro, as várias estratégias de marketing.
As redes sociais, por sua vez, é a única plataforma onde o social commerce surgiu, visto que muitas pessoas utilizam o Facebook e o Instagram para saber mais sobre uma determinada marca.
Uma das intenções para que as pessoas busquem saber mais sobre uma marca, está relacionado ao fato de entender mais a qualidade do produto por meio das avaliações.
Ter mais informações sobre uma determinada empresa, é essencial para saber se uma empresa de assessoria ambiental, por exemplo, é o ideal para sanar as necessidades de uma organização que precisa de uma orientação profissional para lidar com as questões ambientais de sua companhia.
De acordo com a pesquisa levantada pela PwC Brasil, a busca dos clientes por informações da empresa e as avaliações são responsáveis por decidir a compra de cerca de 77% dos consumidores.
Estes fatores decisivos estão tomando um papel cada vez mais importante na jornada de compra dos clientes, que geralmente, são baseados em:
- Atendimento;
- Sanar os problemas e necessidades;
- Fazer com que a compra demore menos tempo;
- Buscar maneiras de fidelizar o cliente.
Todas estas ações empresariais acontecem por meio das redes sociais, que atualmente, é a plataforma mais escolhida por pequenos empresários.
Por outro lado, as redes sociais também estão sendo usadas como uma forma de entender melhor o perfil de cada candidato para uma determinada vaga.
Visto que um processo seletivo antes envolvia apenas algumas dinâmicas e contratar um serviço focado em exame admissional para empresas, as redes sociais estão tomando cada vez mais espaço em processos tradicionais.
Apesar do contexto acima, o social commerce vai muito além do que um conjunto de estratégias para aumentar as vendas de uma loja virtual.
Desse modo, explicaremos agora qual o conceito principal do social commerce para que você entenda melhor.
O que é social commerce?
Também conhecido como s-commerce ou comércio social, pode ser definida como uma estratégia que visa aumentar os lucros de uma loja que tem como plataforma principal de vendas as redes sociais.Na prática, trata-se de uma integração entre o social commerce e as principais redes sociais que são usadas para vender certos produtos.
Deste modo, podemos compreender que até mesmo uma empresa de limpeza industrial que possui uma página em uma rede social, está apta a aplicar o social commerce para aumentar o número base de seus clientes.
A principal ideia desta ação é fazer com que ambientes colaborativos sejam criados para que as pessoas possam interagir com uma loja e compartilhar suas opiniões, avaliações e experiências com a empresa, além de tornar as redes sociais como o seu principal meio de compra.
É importante pontuar que quando falamos sobre redes sociais como ferramenta de venda, não estamos nos referindo apenas ao Facebook e Instagram, mas sim, a qualquer espaço que tenha uma liberdade suficiente para que os consumidores possam interagir melhor com a marca.
Levando em consideração o fato do social commerce ser aplicado em outros meios digitais além das redes sociais, logo compreendemos que sites de compras coletivas também fazem parte dessa ação.
Quais as vantagens do social commerce?
As redes sociais, atualmente, são um fator determinante para que as pessoas possam realizar suas compras de forma mais segura, visto que lá, é onde as pessoas podem mostrar como foi a sua experiência de compra.Assim como Twitter é usado por muitas pessoas como uma forma de ficar por dentro das principais novidades do mundo, o Facebook e o Instagram também são uma forma de adquirir produtos e expor a experiência de compra.
2020 foi um ano onde as compras feitas através das redes sociais aumentaram de 22% para 34%, de acordo com a pesquisa levantada pela NuvemCommerce.
De acordo com esse dado, podemos compreender que as compras nas redes sociais é uma tendência que é impossível ignorar, já que é muito difícil encontrar uma pessoa que nunca fez uma compra pelas principais plataformas sociais.
A internet em si, é palco de vários tipos de venda, desde um curso de comissário de bordo até outros segmentos. Na realidade, a internet é, para algumas pessoas, a melhor maneira para comprar certos tipos de produtos.
Quando o social commerce é aplicado em uma loja virtual, uma das vantagens dessa ação é estreitar melhor a relação com os consumidores. Fazendo com que os gestores saibam melhor quais são as expectativas e preferências dos clientes com a empresa.
A credibilidade é uma das coisas que os clientes mais buscam nas empresas. Um dos motivos para isso acontecer, é devido ao grande número de fraudes digitais. Portanto, se você criar um espaço onde os consumidores poderão expor suas avaliações, naturalmente usuários futuros terão mais confiança em comprar na sua página.
Além da credibilidade, a autoridade da empresa cresce também, fazendo com que a confiança dos clientes seja conquistada, melhorando a reputação da empresa no mercado.
Uma empresa de medicina do trabalho, por exemplo, deve priorizar a conquista de credibilidade e autoridade na área justamente por ser um segmento que possui uma grande competitividade, assim como qualquer outro.
Tudo isso contribui para que a loja virtual possa, finalmente, ter uma visibilidade maior no segmento em que atua. Considerando que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, ter uma visibilidade maior que a concorrência pode fazer com que a sua empresa seja a primeira opção dos clientes.
Como aplicar o social commerce?
Agora que você já sabe qual o conceito principal do social commerce, podemos iniciar agora as maneiras de aplicar essa estratégia e, ao mesmo tempo, entender como realizar um investimento nessa ação que pode ser o que falta na sua loja virtual.Produza conteúdos estratégicos
Para iniciar, é importante ter em mente que ter uma rede social movimentada é o primeiro passo a ser dado, e isso vale para qualquer página, ou seja, por mais que uma página trate de assuntos mais complexos como regularização ambiental, por exemplo, ela deve trabalhar com conteúdos com linguagem simples para atrair ainda mais seguidores.É vantajoso sim, criar perfis em várias redes sociais para aumentar o alcance da sua loja virtual, mas ao mesmo tempo, você precisa de uma equipe por trás para lidar com a demanda de cada rede social.
A importância de ter uma equipe está envolvida diretamente com interação da empresa com o seu público-alvo, visto que ter uma interatividade ativa com os clientes é extremamente vantajoso para a loja.
Conforme for o nível de alcance da sua loja, é necessário ter pessoas suficientes para responder os comentários e mensagens no privado, além de claro, desenvolver conteúdos estratégicos.
Promova ações para os clientes avaliar sua loja
Como já citado no início do artigo, um dos costumes que foi gerado pela liberdade que a internet proporciona ao usuário, é a prática de procurar por avaliações de outras pessoas sobre determinado produto, justamente para ter uma compra mais segura.Quando o usuário encontra comentários positivos sobre uma loja virtual, naturalmente ele terá mais segurança para efetuar a sua compra. Portanto, fazer com que as pessoas mostrem suas opiniões sobre qualquer ponto da loja é essencial para conquistar novos consumidores.
Integre a loja virtual nas redes sociais
Boa parte das redes sociais possuem um espaço exclusivo para que as lojas virtuais atuem. Diante desse contexto, você pode facilitar o processo da compra fazendo com que o cliente vá para uma página exclusiva de compras, tornando a jornada da compra ainda mais fácil.Monitore a reputação da marca
Saber qual a imagem que a sua loja está tendo entre os seus consumidores é fundamental para entender quais são os pontos que devem ser melhorados e, além disso, entender como as críticas podem ser usadas para melhorar os processos da empresa.Acompanhe as novidades
Estar por dentro das principais novidades que rondam o seu segmento é também, essencial para que a sua loja não fique atrás das concorrentes. Pense, por exemplo, como seria prejudicial uma loja de roupas não estar por dentro das principais tendências da moda.Contudo, aplicar o social commerce acaba sendo uma das principais ferramentas que uma loja que trabalha com acessorios de limpeza profissional, por exemplo, incluindo é claro, as várias estratégias de marketing.