Você sabe o que é upsell e como aplicá-lo adequadamente dentro das estratégias de venda da sua empresa?
Apesar do termo ser pouco conhecido, o upsell vem ganhando grande destaque na rotina das empresas, para que o faturamento do negócio possa ser beneficiado.
Ele pode ser aplicado para as lojas físicas ou para as lojas virtuais de várias empresas, fazendo com que as compras realizadas possam ser benéficas tanto para os consumidores quanto para os lojistas.
Isso, porque o upsell é um modo de aperfeiçoar um pedido do seu cliente, oferecendo uma solução mais vantajosa para o consumidor, que pode adquirir um ou mais itens para fazer com que a compra seja mais completa.
É como ir até um estabelecimento para adquirir uma pomada para queimadura e encontrar uma opção mais econômica ou aproveitar o momento para levar também um pacote de fraldas que, em conjunto com o outro produto, possa oferecer maiores benefícios para o comprador.
Se você quer entender mais sobre o upsell e o por que ele pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio, siga na leitura deste artigo e implemente-o o quanto antes no seu estabelecimento.
O conceito de upsell
Ao realizar uma compra virtual, para exemplificar, você já deve ter visto sugestões para incrementar a sua aquisição. Se você precisava adquirir um cabo multiplexado e, ao navegar na loja você encontrou sugestões para complementar a sua compra, tal como adicionar uma fita isolante ou uma ferramenta para cortar fios, você passou por uma estratégia de upsell. O upsell, termo em inglês que pode ser traduzido como “aumentar a compra”, se refere à técnica de tornar o pedido do cliente mais completo, oferecendo uma vantagem especial para ele. Isso é bom para o negócio, já que o faturamento pode ser maior, mas também para o cliente, que adquire um item melhor ou elementos que podem complementar a experiência com um determinado produto que ele está adquirindo. Essa estratégia pode ser vista em vários tipos de negócios, tal como em um supermercado que oferece algum tipo de alimento em um pacote menor com um custo, e em outro maior com um valor mais vantajoso. Uma papelaria, por exemplo, pode oferecer uma embalagem cartonada por uma quantia e, se o cliente desejar levar um fardo fechado do produto com mais unidades, recebe um desconto que torna o preço de cada item muito mais interessante. Esses são alguns dos exemplos mais comuns de serem vistos cotidianamente em diversos tipos de estabelecimentos que utilizam o upsell.Os benefícios e os tipos do upsell
Utilizar o upsell no seu negócio pode ser bastante vantajoso. Isso, porque você traz um faturamento muito mais interessante para a sua empresa ao aplicar essa estratégia de vendas. Há algumas modalidades que podem utilizar o upsell de modo a maximizar os seus resultados. O primeiro deles envolve vender mais quantidade de um mesmo produto, oferecendo um preço menor pela compra em atacado. Assim, uma clínica que precisa repor um item como o biombo hospitalar pode adquirir a quantidade necessária do produto de modo mais econômico. Empresas grandes que vendem produtos por quilo utilizam a técnica para oferecer embalagens fechadas com uma quantidade menor de um produto, ou pacotes que contenham um peso maior. Outra opção é oferecer produtos relacionados, para tornar a compra mais completa. Um exemplo disso pode ser o de um cliente que deseja comprar um smartphone e, como complementos para o seu pedido, ele poderá adicionar uma capa para proteção do aparelho ou fones de ouvido especiais. Há ainda uma forma diferente, que se trata da venda de um item com menos características e funcionalidades, e o mesmo modelo com elementos extras. Pode ser o caso de baterias heliar para automóveis, onde é possível encontrar a versão que precisa receber uma adição de água destilada, ou por um valor um pouco maior você pode adquirir o produto livre de manutenção. Todas essas possibilidades podem ser implementadas, de acordo com a demanda do seu estabelecimento. Por isso, você deve identificar qual tipo de upsell pode ser aplicado na sua loja, para aumentar os seus resultados.Como aplicar o upsell no seu negócio
Entender o que é o upsell e como ele pode ser benéfico é essencial para implementá-lo no seu negócio. Alguns elementos podem ajudar nesse processo e no atendimento mais assertivo com o seu público, tais como:- Analisar o cliente;
- Apresentar as vantagens;
- Mostrar referências;
- Apresentar diferenças;
- Apostar em sugestões.