Anteriormente, muitas empresas dividiam suas equipes e funções de vendas e marketing como duas entidades separadas. Foi da necessidade de unir essas duas áreas que surgiu o vendarketing.
Naquele contexto, o trabalho dos profissionais de marketing era produzir conteúdo e promover a empresa para trazer o maior número possível de visibilidade, enquanto a equipe de vendas ficava tentando converter esses leads em clientes.
As duas equipes podem ter pouca compreensão da estratégia uma da outra ou do trabalho diário e, nos piores cenários, podem até olhar um para o outro de forma um tanto quanto distante.
Nesse cenário, o vendarketing, também chamado de smarketing, refere-se a uma estratégia de negócios em que as equipes de vendas e marketing estão estreitamente alinhadas para criar uma abordagem integrada. Ele é uma junção das palavras “vendas” e “marketing”.
O objetivo de uma estratégia de smarketing é que as duas equipes construam um forte relacionamento baseado em objetivos compartilhados e uma estratégia unificada para alcançá-los.
Empresas que se preocupam com o vendarketing ajudam seus negócios a ter sucesso. Pesquisas mostram que uma empresa de controle de acesso com funções de vendas e marketing fortemente integradas alcança um crescimento médio maior do que as concorrentes que não utilizam.
Por que utilizar o vendarketing?
Como todas as empresas se esforçam para aumentar as vendas, elas precisam melhorar a aquisição e a retenção de clientes. Para isso, as equipes de marketing se comunicam com os departamentos de vendas, pois os vendedores podem indicar as etapas do funil de vendas de uma empresa de laudo ergonômico em que a maioria dos leads deixa de realizar qualquer ação. Depois, os profissionais de marketing podem remover essas lacunas e decidir se é melhor gerar leads ensinando como usar o serviço de uma empresa com demonstrações, enviando e-mails informativos, escrevendo guest posts ou fornecendo conteúdo educacional. A cooperação entre vendas e marketing ajuda as marcas a prosperarem e estabelecerem suas posições como líderes do setor. Com essa estratégia, por um lado, os vendedores de cargas fracionadas recebem informações necessárias para fazer ligações calorosas e ter insights sobre o comportamento da estratégia e outros fatos importantes. Por outro lado, os profissionais de marketing entendem seus melhores clientes potenciais e os lugares de onde vêm. Essas informações permitem que sua equipe de marketing descubra quais técnicas têm maior probabilidade de se converter clientes e forneça a eles o melhor serviço e as melhores condições para isso. Assim, sua equipe de marketing pode realocar seus esforços e recursos com eficiência para aumentar o ROI, que representa a taxa de retorno de investimento. O marketing também pode melhorar a experiência do cliente. Se as equipes de marketing e vendas trabalharem juntas de uma empresa de gestão ambiental, os clientes receberão as comunicações e informações certas no momento certo. Se suas equipes de vendas e marketing estão desalinhadas ou não se veem como colegas de equipe, você pode enfrentar sérios problemas. Sem uma compreensão completa das metas de vendas e como a equipe as atende, seus profissionais de marketing não poderão concentrar seus esforços no lugar certo e atrair o tipo de visualização qualificada necessária. Empresas de sistemas que adotam essa abordagem têm taxas de retenção de clientes maiores, assim como suas vendas, portanto, abraçar o vendarketing permitirá que ambas as equipes utilizem totalmente suas habilidades para levar seus negócios ao próximo nível. Quando se trata de atrair clientes e aumentar seus resultados, vendas e marketing são as duas funções mais críticas em sua empresa. Mas nenhum deles pode conseguir tudo sozinho. Estratégia conjunta, relacionamento colaborativo e processos integrados são essenciais para que ambas as equipes – e sua empresa – alcancem todo o seu potencial. Experimente uma abordagem de vendarketing e logo verá que, quando essas duas funções trabalham juntas, elas são maiores que a soma de suas partes.Implementando o vendarketing
Se sua abordagem até agora era ter equipes de vendas e marketing separadas e díspares, você não pode esperar que isso mude completamente da noite para o dia. Alterar a cultura de uma empresa leva tempo e esforço, mas vale a pena colocar o trabalho. Qualquer mudança de direção dentro de um negócio, como em um fornecedor de material de limpeza, só pode ter sucesso se todos estiverem investidos em seu sucesso. Adote uma abordagem de cima para baixo, começando com os chefes dos dois departamentos e executivos seniores. Ter essas pessoas-chave do seu lado será fundamental para implementar a nova estratégia nas equipes e na empresa. Explique por que você está mudando para uma abordagem de vendarketing e os benefícios que ela trará. Peça a todos que expressem quaisquer preocupações que tenham, prestem atenção a essas preocupações e façam o que puderem para resolvê-las. Se as pessoas sentirem que você as está ouvindo, é mais provável que respondam positivamente às mudanças e adotem a nova abordagem. Caso tenha uma empresa de balões personalizados, uma das melhores maneiras de construir uma cultura baseada na abordagem de vendarketing é incluí-la como parte de seu processo de integração. Você deve incluir uma reunião de integração de smarketing com os chefes de ambos os departamentos como parte de sua indução para novos funcionários e garantir que eles tenham a chance de conhecer membros de ambas as equipes.Seis passos para implementar uma estratégia de vendarketing
Agora que você entende o valor de uma abordagem de vendarketing, pode estar se perguntando como implementá-la em seu negócio. Abaixo você encontra seis etapas fundamentais para gerar novos lead e aumentar o volume de vendas:- Defina objetivos comuns;
- Garanta a comunicação entre as equipes;
- Compartilhe suas experiências;
- Organize reuniões regulares;
- Criar um acordo de compartilhamento de informações;
- Utilize ferramentas de colaboração.
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Defina objetivos comuns
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Garantir a comunicação entre as equipes
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Compartilhe suas experiências
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Organizar reuniões regulares
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Crie um acordo de compartilhamento de informações
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Utilize ferramentas de colaboração