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O que faz um Analista de SEO?

Eduardo Larbac - 1 de julho de 2021

O que faz um Analista de SEO? O que faz um Analista de SEO?
O SEO é uma das principais estratégias que empresas podem utilizar para melhorarem suas evidências dentro da internet, produzindo conteúdos e otimizando funções para que o negócio possa ser encontrado por usuários e também para que ele ganhe relevância.

E para isso, nada melhor do que trabalhar com profissionais capazes de colocar essas técnicas em ação, trabalhando de forma ágil e inteligente, e pensando em um todo.

Sobre isso, podemos dizer que um dos mais importantes nesse sentido é o próprio Analista de SEO, uma pessoa capaz de colocar em prática um trabalho metódico e altamente nivelado em questão de otimização e melhorias de conteúdos no site de uma empresa.

São algumas as principais particularidades dentro desse trabalho, e entender um pouco mais sobre elas e seus benefícios pode te ajudar a escolher um bom funcionário.

No texto a seguir vamos mostrar um pouco mais sobre a importância de um Analista de SEO de empresas, também enfatizando as principais estratégias utilizadas por este profissional e indicando dicas para quem deseja se transformar em um.

A importância de um analista de SEO na empresa

Para entendermos primeiramente sobre o que se trata a profissão e o dia a dia de um analista de SEO, é importante compreendermos o que de fato significa essa estratégia e porque ela é tão solicitada dentro de empresas, como lojas de papel para modelagem.

Quando pensamos na força da internet, e como ela pode auxiliar um negócio a aparecer para seus clientes e se destacar entre concorrentes, imaginamos algo prático e fácil.

No entanto, para atingir de fato esses objetivos, muitas empresas precisam trabalhar pontos importantes dentro de suas corporações, como as otimizações que fazem uma empresa de  outsourcing contábil ser encontrada facilmente na internet e ser requisitada por clientes.

O começo de tudo isso pode ser definido a partir da utilização e do entendimento sobre Search Engine Optimization (SEO), uma estratégia focada na otimização de páginas.

É por meio dessa ferramenta que uma página na internet, seja de conteúdos ou um site de posicionamento empresarial começa a ser reconhecida dentro de uma pesquisa feita na internet, quase sempre envolvendo uma temática ou o ramo em que trabalham.

Por exemplo, quando procuramos online sobre peças de uma máquina etiquetadora, podemos encontrar diferentes respostas, em formatos variados, como:

  • Artigos;
  • Notícias;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Páginas de empresas.


Se você já acessou o Google alguma vez deve ter visto que, ao fazer uma pesquisa como essa, você tem como prioridade na primeira página de resultados uma série de links, que podem te trazer uma resposta adequada ou até mesmo direções que você não imaginava.

Não pense que os endereços eletrônicos que ali aparecem sugiram por um acaso. Foi por meio da otimização do SEO que muitas daquelas páginas puderam ocupar aqueles lugares.

Tudo isso torna possível que um futuro cliente encontre uma empresa que possa resolver seus problemas, por meio de informações, produtos ou serviços dispostos na internet.

É como se tudo tivesse de fato que se conectar, tanto o cliente com a empresa, quanto a empresa de etiquetas para pneus com o próprio cliente e em um lugar de atenção na internet, que com certeza está apontando para as primeiras colocações dos buscadores.

Por ser uma estratégia densa, cheia de particularidades e atenções que podem determinar a relevância de uma página, o trabalho deve ser sempre bem desenvolvido, e é aí que começamos a entender mais sobre um Analista de SEO, o responsável por tudo isso.

Quais as principais estratégias dentro desse serviço?

Agora que entendemos mais sobre como um analista de SEO de equipamentos para internet pode aparecer nos primeiros lugares de pesquisas e fazer o encontro do que uma pessoa deseja com o que sua empresa oferece,vamos entender suas estratégias.

É importante dizer que, dentro desse trabalho, existem diversas preocupações, que consideradas e bem direcionadas, podem trazer os resultados devidos a uma empresa. Conheça mais sobre algumas formas de trabalhar com SEO abaixo:

Palavras-chave

Se já sabemos que o SEO é uma maneira capaz de conectar o site de uma empresa de contador de fluxo de pessoas com uma pessoa que procura informações sobre esse serviço ou um próprio contrato, as palavras-chave são de fato os conectores essenciais.

É por meio da compreensão do que geralmente um consumidor procura na internet que o analista vai trabalhar para prover essa ligação, da forma mais natural e eficiente possível.

Um bom exemplo disso vemos no caso de uma pessoa que pesquisa serviços de motoboys em São Paulo, indicando desta forma, o serviço seguido da cidade onde ela mora.

Um analista de SEO, então, faz a identificação dessas frases ou palavras em sites específicos de palavras-chave, ou até mesmo identificando nas próprias pesquisas do Google, onde muitas das vezes as palavras são completadas pelas principais pesquisas.

Assim, cria-se o entendimento de palavras-chave, que são palavras, frases ou expressões que podem viabilizar um encontro rápido e sucinto entre o cliente e o negócio.

As otimizações, vale lembrar, são feitas dentro do próprio site, em conteúdos como artigos, posts de blogs, títulos de páginas e explicações dentro do site da empresa.

SEO on page

Se você entendeu o que explicamos sobre o uso das palavras-chave no tópico anterior, entender o que um analista de SEO faz dentro do seo on page fica muito mais fácil.

Já que as palavras-chave são a base da conexão e do ranqueamento dentro de buscadores, elas devem ser bem administradas dentro do próprio site, para que possam de fato serem filtradas com maior exatidão, ou seja, não apenas em partes textuais.

É possível que o analista de seo faça, nesse momento, uma análise geral do site, algo que faz com que esse profissional entenda também sobre programação básica.

Isso porque, quando o Google filtra sites na internet, ele reconhece não apenas a parte de imagens ou textual, mas também de sua estrutura programática, analisando então mapas do site, links, e outros que podem ser vinculados a uma linguagem de programação.

SEO off page

No SEO off page, ao contrário do on page, o analista faz uma análise e um gerenciamento de tudo o que pode ser vinculado à página de uma consultoria de abertura de empresa em São Paulo dentro da internet, colocando-o para cima ou para baixo.

É importante saber que o Google evidencia como uma página interessante, aquelas que de fato são consideradas autoridades no assunto que tratam, e parte disso acontece por meio de indicação de outras páginas igualmente importantes dentro dessa otimização.

Por exemplo, se você tem uma clínica ginecológica de alto nível, e uma página de valor na internet sobre cuidados com a saúde faz menção positiva a ela, ambos crescem juntos.

Porém, se a menção não é significativa, ou pode demonstrar algum tipo de ponto negativo, até mesmo pela página que citou não ser de qualidade, isso pode fazer com que ambas caiam, e sejam vistas pelo Google como ineficientes.

Logo, é trabalho do próprio analista fazer com que de fato essa seja uma manutenção a ser feita, o que inclui a parceria com páginas interessantes e a retirada de menções em lugares que não são tão bem avaliados pelos buscadores.

Dicas para se tornar um bom analista de SEO

Dentre as principais dicas que você pode utilizar para começar a se preparar para entrar na área de análise de SEO, a principal é ter curiosidade e saber entender bem como funciona a sua empresa, como ela deseja ser vista e principalmente como o cliente precisa dela.

Isso porque o cliente e a empresa são os dois pontos que precisam ser interligados, preferencialmente pelos mesmos propósitos, deixando a cargo do analista fazer com que essa seja uma relação interessante, intermediada pelo próprio Google.

Além disso, algo que conta bastante dentro do trabalho como analista de seo é o entendimento do funcionamento das formas de otimização de sites.

É importante saber de fato como o Google funciona ao otimizar as páginas e como ele pensa no momento que coloca algumas em evidência e outras não.

Essa característica, juntamente a uma ótima redação, poderá fazer com que o analista conduza suas estratégias e atinja os melhores resultados solicitados pela empresa.

Considerações finais

O analista de SEO é um dos profissionais mais requisitados e necessários dentro das empresas atualmente, visto que a colocação adequada dentro dos buscadores passou de algo passável a uma prioridade, para que a visibilidade e as vendas aumentem.

Para isso, esse profissional deve ter um forte conhecimento sobre como as técnicas do Google funcionam, sabendo identificar o que o público-alvo da empresa precisa, para que possa ser vinculado ao que a empresa oferece em seus conteúdos dentro da internet.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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