Se você já está antenado quanto aos principais fatores que compõe uma boa estratégia de marketing digital, precisa saber o que são as landing pages. Elas possuem todos os elementos fundamentais para converter um visitante em lead, por isso, apresentam taxas de conversão acima das páginas comuns.
O que muita gente não sabe, no entanto, é como criar uma boa landing page e explorar da melhor forma possível suas funcionalidades, de modo a trazer resultados ainda melhores para seu blog ou site. Para lhe ajudar nessa questão, preparamos o artigo de hoje.
A seguir, aprenda o que são landing pages, quais seus principais objetivo e como garantir a conversão do usuário por meio delas. Está preparado? Continue comigo e boa leitura!
O que são landing pages?
As landing pages (também chamadas de páginas de conversão) são aquelas páginas para as quais os usuários são direcionados após clicarem em algum de seus links, botões ou outros calls-to-action.
Se antigamente o usuário precisava acessar seu site, explorá-lo para conferir as funcionalidades de seu produto e, então, acessar a página dedicada à conversão, hoje as empresas criam landing pages que cumprem com esse propósito. Isso facilita a experiência do consumidor e gerando mais conversões para seu negócio.
Geralmente, as landing pages são páginas bem simples e com menos conteúdos e elementos que uma página normal, disponibilizando apenas uma ação (que precisa estar bem clara) para ser realizada. Com isso, elas vêm somando atualmente a maior quantidade de acessos de um site.
Quais são seus objetivos?
A captura, a conversão e a condução de leads para a compra final são os principais objetivos de uma landing page.
Nos dois primeiros, o e-mail do usuário é a informação mais importante a ser coletada, afinal, trata-se do canal que permitirá a você manter contato e criar um relacionamento com o lead no futuro.
Dessa forma, obtendo a permissão de enviar mensagens para tal usuário, você pode usar estratégias de e-mail marketing para convertê-lo de forma mais direcionada e pessoal.
Para isso, você deve oferecer ao visitante algo valioso em troca de seu endereço eletrônico, como um e-book ou outro material que será de grande utilidade para ele.
É preciso nutrir os possíveis clientes com mais informações sobre seu produto antes de conduzi-los pelo funil de vendas, a fim de deixá-los mais confiantes sobre a decisão de compra.
Quais as vantagens de uma landing page?
As landing pages definitivamente são peças importantes. A começar, podemos citar uma de suas principais vantagens: os resultados. Isso porque a conversão é uma potente métrica para avaliar o sucesso de uma campanha de marketing digital.
O melhor de tudo é que as conversões podem aumentar ainda mais com as landing pages — tenha em mente que as taxas de conversão aqui são até 10 vezes superiores às de uma página comum — sem a necessidade de investir bastante para isso.
Em outras palavras, vamos supor que você esteja gastando determinada quantia de seu orçamento com campanhas no Google Adwords e que, para cada 100 visitantes de seu site, apenas 1 realiza a ação proposta. Sendo assim, sua taxa de conversão é de 1%.
Esse resultado é considerado bem baixo, então, contar com uma landing page para reverter a situação pode ser uma excelente alternativa, já que você poderá reduzir seus gastos com os anúncios pagos.
Além dos benefícios já citados acima, podemos mencionar ainda os seguintes:
- é possível conhecer melhor seus leads por meio das informações coletadas, segmentando-os e preparando conteúdos focados neles;
- sua base de clientes certamente ficará maior, uma vez que os visitantes do site deixarão dados de contato na landing page e poderão até mesmo realizar uma compra.
Como criar uma landing page?
Agora que você já sabe o que é, para que serve e quais as principais vantagens de uma landing page, chegou a hora de aprender a montar uma para seu site e potencializar de vez seus resultados.
A primeira coisa que você precisa saber é que construir uma boa landing page está longe de ser um bicho de sete cabeças, que demandará bastante tempo e esforços até estar pronta para ir ao ar. Pelo contrário, saiba que ela conta basicamente com quatro elementos principais:
- título e subtítulo;
- oferta;
- formulário de dados;
- call-to-action.
Embora essas não sejam as únicas possibilidades, pode-se afirmar que os quatro elementos formam o esqueleto de uma landing page. A seguir, vamos abordar cada um deles separadamente.
Título e subtítulo
Já foi comprovado que 8 a cada 10 pessoas que chegam a uma página leem apenas o cabeçalho. Sendo assim, é preciso criar títulos e subtítulos atraentes para sua oferta, de modo a fazer com que o usuário continue por ali.
Eles devem estar escritos de maneira clara e interessante, transmitindo a real oferta de valor de sua proposta. Aqui, termos como “o guia completo” e “dicas infalíveis” podem ser bastante convincentes.
Contudo, é preciso considerar sempre uma regra de ouro: jamais inclua no título ou no subtítulo algo que você definitivamente não vai cumprir.
Oferta
Uma boa descrição da oferta é necessária para que você consiga vender sua ideia. Nesse momento, devem ser esclarecidas as principais dúvidas e apontadas os principais benefícios do que está sendo oferecido, acrescentando conhecimento e alinhando expectativas. Algumas boas práticas a serem usadas nesse momento incluem:
- frases curtas e objetivas;
- uso de recursos como bullet points e negrito;
- em casos mais complexos, pode ser interessante contar com vídeo explicativo ou slide de apresentação.
Formulário de dados
Esse é o item mais importante de uma landing page, afinal, será ele o responsável pelo processo de conversão. Sendo assim, planeje-o com bastante cuidado.
Uma dica muito importante é saber manter o equilíbrio. Embora essa não seja uma regra, quanto mais informações for preciso preencher, menos estimulados os usuários vão se sentir para completar o processo. Colete então apenas os dados que realmente forem necessários, como nome, e-mail e profissão, a depender da situação.
CTA
O call-to-action de sua landing page tem o objetivo de mostrar ao visitante o que ele pode fazer na página, como fazer o download de algum material ou ainda permitir a ele solicitar um pedido de orçamento.
Como o CTA é também um ponto fundamental que ajudará na conversão, deve chamar a atenção de alguma forma. Uma ideia eficiente, nesse sentido, é colocá-lo em forma de botão. Assim,o caminho que o usuário deve seguir ficará 100% claro. Além disso, em vez de dizer simplesmente “clique aqui”, prefira expressões como “faça o download gratuito”.
Outros elementos importantes
- layout leve e limpo, para que o usuário possa navegar com facilidade;
- recursos visuais em equilíbrio e bem posicionados;
- imagens que reflitam sua oferta.
Pronto! Agora você já sabe o que são landing pages e como utilizá-las para garantir ainda mais conversões de visitantes para leads. Se você ainda não conta com essa estratégia em sua página, chegou a hora de mudar de atitude. Coloque em prática as dicas do post, monte uma boa landing page e observe o crescimento dos resultados de suas campanhas!
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