O Google ads é uma plataforma de anúncios mantida pelo Google, lançada em 2000 e que desde então vem liderando o mercado de mídia on-line.
Por meio dele, as empresas conseguem criar anúncios de pesquisa no display, Gmail, play store e YouTube.
Um exemplo disso é quando alguém faz uma pesquisa no Google e encontra links destacados entre os resultados. Ou então, quando um usuário visita um blog e encontra banners em alguns pontos da página.
Estes são exemplos de anúncios que, apesar de serem diferentes, pois um é resultado de pesquisa e o outro é visto em blogs, são parte das possibilidades oferecidas pelo Google Ads.
Essa plataforma trouxe muitas facilidades para as empresas, uma vez que a internet se transformou no principal canal de veiculação de anúncios e outros materiais que ajudam a promover produtos, serviços e marcas.
Isso trouxe muitas vantagens, mas também aumentou a concorrência, daí a importância de saber o que é o Google Ads, como ele ajuda a impulsionar um site e como as plataformas e-commerce podem usá-lo.
É sobre isso que vamos falar, mas também explicaremos por que investir em outro tipo de material é importante.
O que é Google Ads?
Também conhecido como Google Adwords, é uma plataforma de anúncios do Google que permite às empresas usarem o buscador para se destacarem na internet. A grande vantagem disso é que as empresas se tornam conhecidas por um público segmentado, ou seja, pessoas que realmente têm interesse no que está sendo anunciado. Por exemplo, para uma fabricante de concreto leve com isopor é muito mais vantajoso ser exibida para 100 pessoas que estão reformando ou construindo, do que para 1000 pessoas aleatórias. Este é o objetivo do Google Ads, que tem como base cookies e palavras-chave, para determinar onde os anúncios serão exibidos.Como ele ajuda a impulsionar o site?
A internet é a principal responsável pela divulgação de um negócio atualmente, pois as pessoas estão conectadas 24 horas por dia. Por isso, o primeiro passo é divulgar o site, sendo que o caminho até ele será o Google, onde os usuários realizam suas pesquisas. O Google Ads impulsiona o site de uma empresa por meio de 4 formatos de anúncios, que são:Anúncio de pesquisa
Estes são os resultados que aparecem quando o usuário faz uma pesquisa, usando um termo conhecido como palavra-chave. Por exemplo, ao pesquisar por esquadrias de PVC, os anúncios ficam em destaque no início e no fim da página de resultados. Eles vão aparecer identificados como anúncios, para que o usuário saiba que se trata de um link patrocinado. Ou seja, é uma solução para quem quer alcançar pessoas que estejam buscando produtos ou serviços específicos. Os anúncios pagos têm como vantagem o fato de que a empresa só vai pagar por eles se o usuário clicar nos links que aparecerão no resultado da pesquisa. Isso significa que se forem bem planejados, trarão um excelente custo-benefício para os negócios.Anúncios de display
A rede de display do Google é formada por sites, páginas de notícias e blogs, sendo que algumas campanhas podem ser exibidas nesses canais. Esse tipo de anúncio possui segmentações diferenciadas como palavras-chave, informações demográficas e remarketing. Com isso, uma empresa de galpão logístico consegue fazer com que os clientes notem sua marca e suas ofertas, bem como realizem alguma ação. Dentre as possibilidades da publicidade gráfica estão:- Banner;
- Texto;
- Gmail;
- Aplicativo.