Palavra-chave, legibilidade, meta descrição, tags, entre outros itens. O mundo do SEO, sigla para a estratégia de marketing que otimiza os conteúdos online para aparecerem nas primeiras posições dos buscadores, é vasto, mas há uma ferramenta no WordPress fácil de usar.
Você que escreve textos e conteúdos através desta plataforma já ouviu falar no plugin Yoast SEO? É uma das formas mais simples de garantir que seu site e os seus conteúdos estejam minimamente otimizados para elevar as classificações nos buscadores.
Quer entender para que serve essa ferramenta e como usá-la? Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você!
Basicamente, é por meio dele que grandes portais, seja de assessoria contábil ou qualquer outro negócio, fazem e escrevem os seus conteúdos, sendo uma das plataformas mais usadas no mundo todo.
Dito isso, assim que você estabelece que o WordPress é o seu publicador, é hora de entender que outras ferramentas você pode vincular para os seus conteúdos serem cada vez mais interessantes e relevantes.
Como o WordPress tem um sistema que integra diversos outros serviços para deixar os seus textos sempre completos, é aqui que chegamos no Yoast SEO, que é um dos plugins disponíveis no WordPress.
Porém, ele é bastante específico e um dos mais utilizados no mundo para implementar as práticas de SEO de forma mais simples e intuitiva em seu site de factoring para empresas, por exemplo ou de qualquer outro segmento que você atue.
Dessa forma, é uma ferramenta que vincula os seus textos a uma padronização de preenchimento dos principais campos que são relacionados a essa estratégia.
Assim que você vai construindo o seu texto, o Yoast ajuda a verificar como está o seu conteúdo sobre linhas de crédito para novas empresas, por exemplo, em relação às práticas de SEO.
Por exemplo, o título obedece o mínimo de caracteres? A palavra-chave do texto está no início e é fácil de encontrar? Quantas vezes foi repetida a palavra-chave?
Você colocou legenda e descrição nas imagens? O quão fácil de ler está o seu texto? Há parágrafos muito grandes?
Esses são alguns dos questionamentos contidos na ferramenta do Yoast, que acaba sendo bem intuitivo para o usuário, porque se divide em cores em duas categorias principais: o SEO e a legibilidade do texto.
Veja alguns requisitos básicos para uma boa classificação no Google:
Cada um tem três cores que indicam se está bom ou ruim: o vermelho é quando precisa de muitas melhorias para o conteúdo sobre ERP para pequenas empresas, por exemplo, ficar otimizado, o laranja indica que falta pouco para chegar ao ideal e o verde significa que está excelente.
Por isso, faça isso sozinho apenas se você tiver bastante conhecimento dessas práticas. Porém, o uso do Yoast SEO é justamente para preencher a lacuna de quem não se encaixa nesse perfil.
Com essa ferramenta você só precisa saber o básico e ir preenchendo os campos e adaptar o seu texto de acordo com o guia que a ferramenta oferece.
É algo de fato valioso para usar tanto para as páginas principais do seu site de sistema de entrega quanto para as postagens. A seguir, vamos conhecer mais sobre as funções principais do Yoast.
A primeira coisa que você vai configurar é sua palavra-chave de foco. A palavra-chave de foco deve ser o termo principal, uma frase ou conceito que expresse muito bem o tópico principal do conteúdo, como empresa de limpeza terceirizada, caso o seu texto fale sobre isso.
Identificar a palavra-chave de foco ajuda o Yoast a classificar o conteúdo do seu texto e a padronizar outras métricas de acordo com o foco que você definir nesse campo. É a partir disso que começa a indexação do seu material no Google.
Essa prévia é muito importante, porque é exatamente o que o usuário verá ao buscar o termo que tenha a ver com seu conteúdo.
Ou seja, você vai mexer no título da página e em uma breve descrição do conteúdo, sendo que isso pode ser configurado usando os campos Título SEO e Meta Descrição, respectivamente.
Uma dúvida que muitos têm é se o título do seu conteúdo e a meta descrição devem ser exatamente os mesmos que aparecem no título e subtítulo do seu texto. Ficou confuso? Vamos lá!
O Título SEO e a Meta Descrição só estão relacionados à aparência do seu conteúdo na página de buscas do Google. Portanto, não necessariamente o seu conteúdo precisa ter esse mesmo título e meta descrição.
Claro que quanto mais forem complementares, melhor. Porém, às vezes o que você quer passar no texto o título precisa ser um pouco maior ou mais contextualizado. E isso pode não estar de acordo com as melhores práticas SEO.
Então, o recomendável é deixar o título e subtítulo do seu texto da forma que mais for conveniente ao que você quer passar para o texto e, em relação ao Título SEO e Meta Descrição, adapte o título e subtítulo que você já fez para algo mais otimizado e que o Yoast recomenda.
Porém, lembre-se: sempre que você alterar a URL de uma página deverá considerar o efeito que isso terá nos links de entrada.
Então, se você mudar, é preciso realizar alguma ação para a página antiga: ou um redirect para a nova URL, apagar o conteúdo antigo, entre outras medidas.
A forma que mais se recomenda é fazer um redirect da URL antiga para a nova. Isso pode ser feito no WordPress.
Você pode definir o título, a descrição e a imagem para adaptar a mensagem que deseja compartilhar.
Geralmente, é recomendável preencher este campo usando o mesmo título de página e meta descrição do Google nas visualizações de redes sociais, como Facebook e Twitter.
O objetivo disso é aquilo que já falamos lá em cima: deixar o seu conteúdo tão otimizado a ponto de o Yoast classificá-lo como “verde”, o que significa que o texto está adaptado para aparecer nas primeiras páginas do Google (apesar de isso não ser o único fator que define).
O relatório mostra tudo o que você já fez em termos de boas práticas SEO, porém mais importante do que isso: mostra o que você deve mudar no seu conteúdo para deixá-lo tinindo.
Embora seja melhor fazer todas as melhorias sugeridas pelo Yoast, não é necessário concluir todas. O melhor a se fazer é usar o bom senso para determinar se a mudança sugerida realmente melhora o seu texto ou não.
Por exemplo, uma das questões do relatório do Yoast é que ele sugere muitos conectivos de frases ou sugere que os parágrafos não sejam tão longos. Isso depende muito do seu estilo de escrita também.
Então, vá na medida que você ache correto tanto para agradar o Yoast quanto para fazer bem ao seu texto.
Se você seguir essas sugestões de melhoria do Yoast e fizer alguns ajustes em seu conteúdo, verá sua pontuação de legibilidade melhorar, o que ajuda na classificação do Google.
Você que escreve textos e conteúdos através desta plataforma já ouviu falar no plugin Yoast SEO? É uma das formas mais simples de garantir que seu site e os seus conteúdos estejam minimamente otimizados para elevar as classificações nos buscadores.
Quer entender para que serve essa ferramenta e como usá-la? Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você!
O que é Yoast SEO e WordPress?
Vamos começar lá do básico. WordPress é um tipo de sistema de gerenciamento de conteúdo, também conhecido como CMS, que permite a criação de um site voltado para textos e conteúdos contidos nele.Basicamente, é por meio dele que grandes portais, seja de assessoria contábil ou qualquer outro negócio, fazem e escrevem os seus conteúdos, sendo uma das plataformas mais usadas no mundo todo.
Dito isso, assim que você estabelece que o WordPress é o seu publicador, é hora de entender que outras ferramentas você pode vincular para os seus conteúdos serem cada vez mais interessantes e relevantes.
Como o WordPress tem um sistema que integra diversos outros serviços para deixar os seus textos sempre completos, é aqui que chegamos no Yoast SEO, que é um dos plugins disponíveis no WordPress.
Porém, ele é bastante específico e um dos mais utilizados no mundo para implementar as práticas de SEO de forma mais simples e intuitiva em seu site de factoring para empresas, por exemplo ou de qualquer outro segmento que você atue.
Dessa forma, é uma ferramenta que vincula os seus textos a uma padronização de preenchimento dos principais campos que são relacionados a essa estratégia.
Assim que você vai construindo o seu texto, o Yoast ajuda a verificar como está o seu conteúdo sobre linhas de crédito para novas empresas, por exemplo, em relação às práticas de SEO.
Por exemplo, o título obedece o mínimo de caracteres? A palavra-chave do texto está no início e é fácil de encontrar? Quantas vezes foi repetida a palavra-chave?
Você colocou legenda e descrição nas imagens? O quão fácil de ler está o seu texto? Há parágrafos muito grandes?
Esses são alguns dos questionamentos contidos na ferramenta do Yoast, que acaba sendo bem intuitivo para o usuário, porque se divide em cores em duas categorias principais: o SEO e a legibilidade do texto.
Veja alguns requisitos básicos para uma boa classificação no Google:
- Defina uma palavra-chave de foco e sua densidade no texto;
- Veja o tamanho ideal do título;
- Garanta que o seu texto tenha no mínimo 300 palavras;
- Verifique se sua palavra-chave de foco está no primeiro parágrafo;
- A palavra-chave de foco presente deve estar no título e na descrição;
- Tome cuidado com parágrafos muito longos;
- Coloque links relevantes ao longo do texto.
Cada um tem três cores que indicam se está bom ou ruim: o vermelho é quando precisa de muitas melhorias para o conteúdo sobre ERP para pequenas empresas, por exemplo, ficar otimizado, o laranja indica que falta pouco para chegar ao ideal e o verde significa que está excelente.
Como usar o Yoast SEO? Aprenda as principais funções
O SEO é uma das melhores estratégias para trazer grande tráfego ao seu site. Mas fazê-lo não é nada fácil. É preciso conhecer muito sobre o Google, suas regras e algoritmos para entender como seu conteúdo relacionado ao uso de esquadria de qualidade, por exemplo, será classificado.Por isso, faça isso sozinho apenas se você tiver bastante conhecimento dessas práticas. Porém, o uso do Yoast SEO é justamente para preencher a lacuna de quem não se encaixa nesse perfil.
Com essa ferramenta você só precisa saber o básico e ir preenchendo os campos e adaptar o seu texto de acordo com o guia que a ferramenta oferece.
É algo de fato valioso para usar tanto para as páginas principais do seu site de sistema de entrega quanto para as postagens. A seguir, vamos conhecer mais sobre as funções principais do Yoast.
Palavras-chave de foco
Ao criar uma postagem em seu site ou blog, você verá um campo no WordPress que traz o plugin do Yoast. É como uma caixa na qual há alguns campos para preencher e que mostram como sua publicação aparecerá no Google.A primeira coisa que você vai configurar é sua palavra-chave de foco. A palavra-chave de foco deve ser o termo principal, uma frase ou conceito que expresse muito bem o tópico principal do conteúdo, como empresa de limpeza terceirizada, caso o seu texto fale sobre isso.
Identificar a palavra-chave de foco ajuda o Yoast a classificar o conteúdo do seu texto e a padronizar outras métricas de acordo com o foco que você definir nesse campo. É a partir disso que começa a indexação do seu material no Google.
Título SEO e meta descrições
Agora que o Yoast foi configurado para analisar o conteúdo do seu texto sobre, por exemplo, empilhadeiras para venda, é hora de você definir como aparecerá na página do Google.Essa prévia é muito importante, porque é exatamente o que o usuário verá ao buscar o termo que tenha a ver com seu conteúdo.
Ou seja, você vai mexer no título da página e em uma breve descrição do conteúdo, sendo que isso pode ser configurado usando os campos Título SEO e Meta Descrição, respectivamente.
Uma dúvida que muitos têm é se o título do seu conteúdo e a meta descrição devem ser exatamente os mesmos que aparecem no título e subtítulo do seu texto. Ficou confuso? Vamos lá!
O Título SEO e a Meta Descrição só estão relacionados à aparência do seu conteúdo na página de buscas do Google. Portanto, não necessariamente o seu conteúdo precisa ter esse mesmo título e meta descrição.
Claro que quanto mais forem complementares, melhor. Porém, às vezes o que você quer passar no texto o título precisa ser um pouco maior ou mais contextualizado. E isso pode não estar de acordo com as melhores práticas SEO.
Então, o recomendável é deixar o título e subtítulo do seu texto da forma que mais for conveniente ao que você quer passar para o texto e, em relação ao Título SEO e Meta Descrição, adapte o título e subtítulo que você já fez para algo mais otimizado e que o Yoast recomenda.
Slug (URL)
A seção Slug no plugin do Yoast SEO no WordPress permite que você edite a URL da postagem. Idealmente, você deve incluir a palavra-chave foco no URL, como boa prática SEO, de acordo com o próprio Yoast.Porém, lembre-se: sempre que você alterar a URL de uma página deverá considerar o efeito que isso terá nos links de entrada.
Então, se você mudar, é preciso realizar alguma ação para a página antiga: ou um redirect para a nova URL, apagar o conteúdo antigo, entre outras medidas.
A forma que mais se recomenda é fazer um redirect da URL antiga para a nova. Isso pode ser feito no WordPress.
Redes Sociais
No Yoast há uma guia muito importante também: a de social, ou seja, as redes sociais. Ela permite adicionar tags às suas páginas e postagens, o que melhora a aparência da janela de compartilhamento nas plataformas.Você pode definir o título, a descrição e a imagem para adaptar a mensagem que deseja compartilhar.
Geralmente, é recomendável preencher este campo usando o mesmo título de página e meta descrição do Google nas visualizações de redes sociais, como Facebook e Twitter.
Relatório de análise SEO
O Yoast usa a palavra-chave foco e outros fatores, como o Título SEO e Meta Descrição, para produzir um relatório de análise para o seu conteúdo.O objetivo disso é aquilo que já falamos lá em cima: deixar o seu conteúdo tão otimizado a ponto de o Yoast classificá-lo como “verde”, o que significa que o texto está adaptado para aparecer nas primeiras páginas do Google (apesar de isso não ser o único fator que define).
O relatório mostra tudo o que você já fez em termos de boas práticas SEO, porém mais importante do que isso: mostra o que você deve mudar no seu conteúdo para deixá-lo tinindo.
Embora seja melhor fazer todas as melhorias sugeridas pelo Yoast, não é necessário concluir todas. O melhor a se fazer é usar o bom senso para determinar se a mudança sugerida realmente melhora o seu texto ou não.
Por exemplo, uma das questões do relatório do Yoast é que ele sugere muitos conectivos de frases ou sugere que os parágrafos não sejam tão longos. Isso depende muito do seu estilo de escrita também.
Então, vá na medida que você ache correto tanto para agradar o Yoast quanto para fazer bem ao seu texto.
Guia de legibilidade do texto
No Yoast, há um importante Guia de Legibilidade que faz uma outra análise do seu conteúdo. O principal deste relatório produzido automaticamente pelo Yoast é dar fluidez ao seu texto e que seja simples e fácil de ler.Se você seguir essas sugestões de melhoria do Yoast e fizer alguns ajustes em seu conteúdo, verá sua pontuação de legibilidade melhorar, o que ajuda na classificação do Google.