Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Pesquisa de campo: Dicas para obter mais autoridade nos serviços prestados

Jayane Guia de Investimento - 23 de março de 2022

Close up image of womans hands typing on laptop at workplace. Businesswoman with white wristwatch on hand working on computer in office. Female office worker, programmer, entrepreneur searching online
Para garantir com que um produto que acaba de chegar ao mercado alcance bons resultados, uma série de ações precisa ser tomada, principalmente em termos de divulgação. A mesma coisa sobre a análise deste produto, por meio de uma pesquisa de campo.   Sendo necessário visualizar não apenas o que pode atrair a atenção do público para um produto ou serviço, como também estudar aspectos negativos que podem estar associados àquilo que você oferece no mercado, ou ao menos a existência dessa imagem. Já que uma percepção errada sobre sua marca pode prejudicar todo o trabalho realizado por ela, mesmo que essa visão sobre o seu negócio não faça sentido com a realidade. Cabendo ao gerente desse projeto saber como lidar com tal situação. E o primeiro passo para iniciar um processo de readequação da sua empresa nesse caso, é a partir da identificação desse problema, ou então de uma característica que pode estar sendo de forma negativa pelo público, para que seja possível evitar a questão. A mesma coisa é válida para situações contrárias, no qual uma empresa de armazenamento vem ganhando destaque em sua área após um processo de reformulação da marca, sendo importante definir qual de suas novas ações pode ser a maior responsável por tal mudança. Para com base nisso ser possível intensificar ainda mais essa ação específica, com o intuito de amplificar essa atenção positiva que está sendo conquistada pelo seu empreendimento, visando uma expansão, ao contar com o apoio da sua audiência conquistada. O único problema é que muitas vezes não existe somente uma questão responsável por essa percepção a ser conquistada por um projeto, produto ou serviço, com cada parcela do seu público reagindo de forma diferente a uma característica específica ali apresentada. Uma variação de fatores que é analisada, por exemplo, durante um exame admissional para empresas. No qual uma companhia observa uma série de características de um profissional antes de optar pela sua contratação ou não. A mesma coisa pode ser dita sobre as características referentes a elementos de importância para o sucesso de um empreendimento. Sendo preciso analisar uma situação de forma aprofundada, para que seja possível identificar seus pontos positivos negativos. Tópicos que podem ser levantados com exatidão por meio de uma pesquisa de campo.

A função de uma pesquisa de campo

A realização de uma pesquisa pressupõe o alcance a um resultado específico, facilitando a sua percepção sobre um assunto em especial. Como é o caso das pesquisas eleitorais, voltadas a compreender a situação de um candidato dentro de uma disputa eleitoral. Esse mesmo tipo de conceito pode ser também transportado para o cenário comercial. Com a realização de pesquisas por parte das empresas, com o intuito de compreender a performance de um produto ou serviço a ser comercializado por uma companhia. Assim como para entender a percepção do público em cima de questões que possam estar associados ao trabalho dessa empresa, como uma campanha midiática, a embalagem deste produto ou até mesmo o tom de diálogo usado por uma marca em suas redes sociais. A pesquisa de campo surge diretamente como uma resposta a isso, ajudando uma consultoria de importação e exportação a identificar tópicos que podem estar associados aos melhores índices de conquista de novos clientes por tal negócio.  A mesma coisa para uma situação contrária, no qual o seu setor de atuação se encontra em alta, mas o público prefere recorrer aos serviços oferecidos pelos seus concorrentes ao invés do seu empreendimento. Uma pesquisa de campo pode identificar tais motivos. Tratando-se então de uma consulta pública, onde os anseios e demandas de uma população em relação a uma empresa podem ser descobertos. A partir das respostas levantadas diretamente por essa audiência, facilitando o processo de tomada de decisões. Com uma companhia usando desse tipo de pesquisa para definir quais são as melhores estratégias a serem adotadas dentro da organização de um negócio. E para que essa pesquisa ocorra da melhor forma possível, é preciso conhecer suas variações, sendo elas:
  • Quantitativa;
  • Qualitativa;
  • Exploratória;
  • Experimental;
  • Entrevistas.
Cada modelo atuando de forma específica, auxilia uma empresa de conservação e limpeza a identificar pontos específicos em sua organização, com tópicos relacionados aos serviços, ao seu público, entre outras questões importantes para tal organização. Entre as características que definem cada um dos sistemas de pesquisa citados anteriormente, é possível destacar:

Pesquisa quantitativa

Tal pesquisa lida principalmente com números e métricas, de forma a identificar índices específicos que podem ajudar uma companhia a definir suas ações no mercado, por meio de resultados a serem alcançados com base em perguntas diretas.   Como formulários fechados, que questionem a quantidade de produtos consumidos, percepção positiva ou negativa em cima de produto ou em serviço, além de outras questões a serem feitas por meio de um sistema fechado.

Pesquisa qualitativa

Quem procura por respostas mais abertas, com base nas sensações sentidas por um indivíduo ao consumir algo oferecido por uma marca, a pesquisa qualitativa se mostra como a melhor opção. Ao analisar tais respostas com olhar mais observativo.

Pesquisa exploratória

O modelo exploratório opera muitas vezes com uma combinação de técnicas citadas, de forma a compreender melhor as reações do público acima de algo em específico.   Ajudando uma companhia que necessita realizar uma análise ergonômica do trabalho, a encontrar a melhor opção no mercado a trabalhar com tal serviço, com base nessa exploração do cenário, com a recepção de clientes anteriores.

Pesquisa experimental

A pesquisa experimental tem como foco específico o levantamento de uma hipótese, com o alcance de pontos que possam refutar ou certificar a exatidão dessas ideias levantadas. Com tal modelo tendo um destaque maior no cenário educacional.

Entrevistas

O último modelo de pesquisa a entrar em evidência é a realização de entrevistas. No qual uma conversa com um público pode ser a estratégia ideal para que uma empresa identifique qual a reação de uma audiência em particular em cima de algum aspecto. No mercado se destacam os chamados grupos focais, no qual uma empresa de cracha reúne um grupo de indivíduos e realiza perguntas acerca da qualidade dos seus crachás, o que poderia mudar em relação a eles, além de outras questões associadas. Tudo para que seja possível descobrir sobre como melhorar o seu produto ou serviço, alinhando-os às demandas levantadas pelo seu público. Sendo importante saber como otimizar tais pesquisas, para chegar a resultados ainda mais influentes.

Formas de aprimorar sua pesquisa de campo

Para que a realização de uma pesquisa de campo, independentemente do modelo escolhido, leve melhores resultados para uma companhia, uma série de questões precisam ser consideradas, incluindo principalmente a forma com que tais consultas são realizadas. Adotando então práticas que podem otimizar essa busca por resultados, através de ações como:

Uso de novas tecnologias

Antigamente era comum que uma pesquisa de campo fosse realizada de forma manual, com os pesquisadores indo às ruas, fazendo perguntas diretamente ao público que encontra nesses espaços. Um modelo que ainda possui sua importância dentro de pesquisas eleitorais, ou até mesmo na realização de um Censo nacional. Contudo, as plataformas digitais podem otimizar a forma com que tais pesquisas são executadas, facilitando sua divulgação, por exemplo. Dentro desse sistema plataformas como o Google Forms ganham um certo destaque. A permitir com que uma fábrica de materiais de papel consiga definir características específicas procuradas pelo público acerca de um copo de papel personalizado.

Conheça seu cenário

Outro ponto importante na realização de uma pesquisa é o seu conhecimento prévio sobre o público ao qual tais formulários serão disponibilizados, facilitando com que essas pesquisas sejam tanto visualizadas pelo público, como respondidas com exatidão. O mesmo tipo de conceito é válido também para o setor ao qual o seu negócio se encontra, facilitando a escolha do melhor modelo de pesquisa, de acordo com a realidade de sua audiência, assim como do cenário comercial do seu negócio.

Identificação de novas oportunidades

A realização de uma pesquisa tem como objetivo principal encontrar uma resposta específica acerca de algum aspecto. Mas de pouco adianta chegar a um resultado em particular e não fazer nada em relação ao retorno identificado. Sendo importante analisar os resultados alcançados, e com base nele desenvolver ações que possam melhorar a situação do seu negócio, descobrindo novas técnicas para convencer o seu público a alugar gerador de energia, caso esse seja seu foco de atuação.  A utilização dessas pesquisas de campo como uma ferramenta de auxílio aos seus negócios, permitindo com que as melhores decisões possam ser tomadas em relação ao gerenciamento desse projeto. Respondendo aos anseios do público e sendo então recompensado por isso. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags | pesquisa de campo
 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Leia Também

Sem categoria

Qual a importância da pesquisa de campo para obter mais autoridade nos serviços prestados

4 de março de 2022

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como lidar com as objeções dos clientes
Próximo Artigo Aprenda a definir o público-alvo dos seus conteúdos

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac