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Planejador de palavras-chave: como pesquisar e que ferramentas usar?

Eduardo Larbac - 25 de abril de 2018

Planejador de palavras-chave: como pesquisar e que ferramentas usar? Planejador de palavras-chave: como pesquisar e que ferramentas usar?
Quem trabalha com marketing digital sabe da importância de ter suas páginas aparecendo nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Isso só acontece se houver um bom investimento em SEO e, principalmente, no uso da palavra-chave. Contudo, não vale a pena repetir termos durante todo o corpo do texto: o Google, por exemplo, vai entender que você está manipulando ou fazendo spam e, com isso, cortar o seu link dos resultados. Para fazer a melhor escolha, o ideal é usar um planejador de palavras-chave e saber posicioná-las corretamente. Com isso, você potencializa significativamente o seu conteúdo e aumenta as chances de aparecer nas melhores posições de pesquisa. Neste post, você descobrirá o conceito e a importância da palavra-chave, além de conhecer quais são as melhores ferramentas para criá-la. Vamos lá?

O que é palavra-chave e qual a sua importância?

É o termo usado para encontrar determinado assunto nos mecanismos de busca. A palavra-chave deve sintetizar o assunto do seu texto e, ao mesmo tempo, o objetivo do usuário. Por meio dela, o seu conteúdo será encontrado e indexado pelo crawler (robô organizador) dos buscadores. Ela também deve estar ao longo do conteúdo, mas sem exageros, para não ser interpretado como spam. Um texto sem palavras-chave não será rastreado pelo Google. Por isso, você precisa investir em bons termos, que tenham um considerável volume de buscas, mas que estejam de acordo com seu conteúdo. Mesmo que o assunto tratado no texto não tenha a ver com seu produto em um primeiro momento, ele vai ser responsável por gerar tráfego qualificado à página. Existem dois principais tipos de palavras-chave: head tails e long tails.

Head tails

São termos mais generalistas, que costumam causar grande volume de resultados por sua abrangência e uso. Justamente por isso, a concorrência para aparecer no topo das pesquisas é muito maior. Portanto, é preciso usá-la acompanhada de variações. Um exemplo de head tail: sapatos.

Long tails

Termos de cauda longa são variações mais específicas da head tail, que proporcionam menor volume de busca, mas com maiores chances de aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa. Ainda no exemplo anterior, uma pessoa que busca por “sapatos” pode procurar por inúmeras soluções e algumas não serão resolvidas pela empresa em questão. Veja:
  • loja de sapatos no RJ;
  • como criar uma loja de sapatos;
  • loja de sapatos frete grátis;
  • história dos sapatos;
  • como fabricar sapatos;
  • sapatos para escritório;
  • onde encontrar sapatos para trilha.
Como você notou, cada long tail especificada leva a resultados diferentes. Portanto, a objetividade delas é muito maior ― e a chance de seu texto levar a persona a uma solução, também. Entretanto, não deixe de usar palavras-chave head tail. Apesar do imenso volume de resultados, elas podem levar sim ao seu conteúdo ― o importante é que não sejam usadas sozinhas.

Como fazer pesquisas de palavra-chave?

Para encontrar as melhores palavras-chave para sua estratégia de marketing, você pode seguir algumas dicas:

Liste tópicos essenciais

Antes de tudo, pense em quais assuntos você gostaria que sua empresa fosse renomada. Faça uma lista com esses temas, que servirão como base para variações de palavra-chave. Agora, transforme os assuntos em tópicos e faça variações de termos que tenham a ver com cada tema. Voltando ao termo “sapatos”, como você gostaria que sua loja fosse conhecida como referência? Em sapatos masculinos, femininos, de luxo, populares, de couro ou de plástico? Faça uma lista e pense em quais palavras seus clientes usariam para chegar até a sua loja.

Use o autocompletar

O Google pode ajudar você a criar variações da sua head tail. Digite-a no campo de busca e espere que o mecanismo mostre as variações ― são as buscas mais populares relacionadas ao termo que você digitou. Agora é só analisar se as sugestões estão de acordo com a sua campanha.

Analise o volume de buscas

Aqui, você vai descobrir se a sua palavra-chave ainda é tendência ou se o número de buscas tem diminuído com o tempo. Por meio do Google Trends você faz isso gratuitamente: seus gráficos mostram a variação de pesquisas em determinado período de tempo, localização e idioma. Além disso, em “forecast/previsão”, é possível ver o que o buscador antecipa, baseado no histórico da palavra, para as próximas buscas.

Veja sua competição

Observe também se você já tem conteúdo suficiente para as palavras-chave selecionadas. Com posts e anúncios de qualidade, além das técnicas de SEO, sua página vai ser encontrada pelos mecanismos de busca.

Procure pela classificação da concorrência

Você com certeza conhece seu concorrente. Portanto, veja agora se ele utiliza essas mesmas palavras-chave e qual o seu desempenho. Isso vai ajudar você a oferecer conteúdo mais qualificado nas palavras que coincidirem e a investir naquilo que ele está deixando passar.

Confira o CPC da palavra-chave

Esse tópico é mais voltado para quem deseja fazer campanhas usando o Adwords, ou seja, a ferramenta de anúncios do Google. O custo por clique (CPC) é o valor que você paga cada vez que um usuário clica em seu anúncio. Quanto menor o CPC, menor o seu custo; porém, os maiores valores são os que fazem com que seu anúncio apareça em um maior número de buscas. Existem dois tipos de CPC:
  • máximo: o valor mais alto que você pretende pagar por um clique;
  • real: o valor que você realmente paga por um clique.
Você pode ajustar o valor do CPC para que ele se mantenha fixo. O importante é que a palavra gere um bom volume de buscas, mas que o retorno seja financeiramente positivo. O CPC é uma maneira rápida de conferir quais palavras-chave trazem bons resultados (boa proporção de conversões em relação a cliques) em curto prazo.

Quais os melhores planejadores de palavras-chave?

Muitas ferramentas de SEO podem auxiliar você na escolha de long tails. Confira as principais:

Keyword Planner

A ferramenta do Google, além de ajudar você a melhorar o desempenho no buscador, é gratuita! Ela auxilia tanto na busca orgânica quanto na paga. Também é possível descobrir as melhores palavras levando em consideração critérios como popularidade, volume de busca, frequência e palavras relacionadas. Ela permite, inclusive, que você analise o histórico mensal de desempenho.

Keywordtool.io

O Keyword Tool é a alternativa gratuita mais popular depois do planejador do Google. Ele oferece mais de 750 palavras-chave long tail relacionadas à head tail que você pesquisar, todas organizadas em ordem alfabética. Como vantagem, considera principalmente os termos que geram um bom volume de busca. O Keyword Tool também oferece uma versão pro, que oferece inúmeros recursos extras.

SEMrush

O SEMrush é uma suíte paga e que oferece diversos recursos, desde a popularidade de sua palavra-chave em determinada região até estatísticas dos concorrentes. Ele também mostra variações do termo pesquisado, CPC médio, tendências de pesquisa, palavras relacionadas e desempenho nas pesquisas orgânica e paga. A plataforma possui um imenso banco de dados, com 130 milhões de domínios e aproximadamente 800 milhões de palavras-chave. Com tantos recursos, o SEMrush é considerado uma das melhores ferramentas de SEO disponíveis.

Pro Rank Tracker

Para quem deseja ir além do Google, o Pro Rank Tracker é o ideal. Seus relatórios e gráficos bem completos permitem que você analise com clareza o desempenho da palavra-chave. A ferramenta é paga.

Hubspot Keyword Grader

O HubSpot Keyword Grader é a ferramenta da Hubspot que permite que você confira informações em tempo real sobre sua palavra-chave, além de volume de pesquisa, estatísticas e classificações.

Google Trends

Como você viu anteriormente, o Trends é outra ferramenta do Google muito útil para escolher e analisar as melhores palavras-chave para seu negócio. É nele que você vai observar a variação de pesquisas em determinado período de tempo, levando em conta fatores como região e idioma. Tudo por meio de gráficos, que deixam as informações mais claras.

UberSuggest

O UberSuggest é bem intuitivo pois seu uso é similar ao autocompletar do Google: quando você começa a digitar sua palavra-chave no campo de busca, ele sugere diversas variações de acordo com ela. A ferramenta também é gratuita. A palavra-chave é um recurso essencial na sua estratégia de SEO. Sem ela, não há como a página ser encontrada e indexada pelos mecanismos de busca. Além disso, é uma forma de sintetizar o conteúdo do seu site para os usuários. Portanto, o planejador de palavras-chave deve ser seu parceiro na hora de elaborar campanhas. Tirou todas as suas dúvidas sobre planejador de palavras-chave? Tem mais alguma sugestão? Deixe seu comentário aqui no post!

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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