Quem trabalha com marketing digital sabe da importância de ter suas páginas aparecendo nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Isso só acontece se houver um bom investimento em SEO e, principalmente, no uso da palavra-chave.
Contudo, não vale a pena repetir termos durante todo o corpo do texto: o Google, por exemplo, vai entender que você está manipulando ou fazendo spam e, com isso, cortar o seu link dos resultados.
Para fazer a melhor escolha, o ideal é usar um planejador de palavras-chave e saber posicioná-las corretamente. Com isso, você potencializa significativamente o seu conteúdo e aumenta as chances de aparecer nas melhores posições de pesquisa.
Neste post, você descobrirá o conceito e a importância da palavra-chave, além de conhecer quais são as melhores ferramentas para criá-la. Vamos lá?
O que é palavra-chave e qual a sua importância?
É o termo usado para encontrar determinado assunto nos mecanismos de busca. A palavra-chave deve sintetizar o assunto do seu texto e, ao mesmo tempo, o objetivo do usuário. Por meio dela, o seu conteúdo será encontrado e indexado pelo crawler (robô organizador) dos buscadores. Ela também deve estar ao longo do conteúdo, mas sem exageros, para não ser interpretado como spam. Um texto sem palavras-chave não será rastreado pelo Google. Por isso, você precisa investir em bons termos, que tenham um considerável volume de buscas, mas que estejam de acordo com seu conteúdo. Mesmo que o assunto tratado no texto não tenha a ver com seu produto em um primeiro momento, ele vai ser responsável por gerar tráfego qualificado à página. Existem dois principais tipos de palavras-chave: head tails e long tails.Head tails
São termos mais generalistas, que costumam causar grande volume de resultados por sua abrangência e uso. Justamente por isso, a concorrência para aparecer no topo das pesquisas é muito maior. Portanto, é preciso usá-la acompanhada de variações. Um exemplo de head tail: sapatos.Long tails
Termos de cauda longa são variações mais específicas da head tail, que proporcionam menor volume de busca, mas com maiores chances de aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa. Ainda no exemplo anterior, uma pessoa que busca por “sapatos” pode procurar por inúmeras soluções e algumas não serão resolvidas pela empresa em questão. Veja:- loja de sapatos no RJ;
- como criar uma loja de sapatos;
- loja de sapatos frete grátis;
- história dos sapatos;
- como fabricar sapatos;
- sapatos para escritório;
- onde encontrar sapatos para trilha.
Como fazer pesquisas de palavra-chave?
Para encontrar as melhores palavras-chave para sua estratégia de marketing, você pode seguir algumas dicas:Liste tópicos essenciais
Antes de tudo, pense em quais assuntos você gostaria que sua empresa fosse renomada. Faça uma lista com esses temas, que servirão como base para variações de palavra-chave. Agora, transforme os assuntos em tópicos e faça variações de termos que tenham a ver com cada tema. Voltando ao termo “sapatos”, como você gostaria que sua loja fosse conhecida como referência? Em sapatos masculinos, femininos, de luxo, populares, de couro ou de plástico? Faça uma lista e pense em quais palavras seus clientes usariam para chegar até a sua loja.Use o autocompletar
O Google pode ajudar você a criar variações da sua head tail. Digite-a no campo de busca e espere que o mecanismo mostre as variações ― são as buscas mais populares relacionadas ao termo que você digitou. Agora é só analisar se as sugestões estão de acordo com a sua campanha.Analise o volume de buscas
Aqui, você vai descobrir se a sua palavra-chave ainda é tendência ou se o número de buscas tem diminuído com o tempo. Por meio do Google Trends você faz isso gratuitamente: seus gráficos mostram a variação de pesquisas em determinado período de tempo, localização e idioma. Além disso, em “forecast/previsão”, é possível ver o que o buscador antecipa, baseado no histórico da palavra, para as próximas buscas.Veja sua competição
Observe também se você já tem conteúdo suficiente para as palavras-chave selecionadas. Com posts e anúncios de qualidade, além das técnicas de SEO, sua página vai ser encontrada pelos mecanismos de busca.Procure pela classificação da concorrência
Você com certeza conhece seu concorrente. Portanto, veja agora se ele utiliza essas mesmas palavras-chave e qual o seu desempenho. Isso vai ajudar você a oferecer conteúdo mais qualificado nas palavras que coincidirem e a investir naquilo que ele está deixando passar.Confira o CPC da palavra-chave
Esse tópico é mais voltado para quem deseja fazer campanhas usando o Adwords, ou seja, a ferramenta de anúncios do Google. O custo por clique (CPC) é o valor que você paga cada vez que um usuário clica em seu anúncio. Quanto menor o CPC, menor o seu custo; porém, os maiores valores são os que fazem com que seu anúncio apareça em um maior número de buscas. Existem dois tipos de CPC:- máximo: o valor mais alto que você pretende pagar por um clique;
- real: o valor que você realmente paga por um clique.