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Por que criar uma Persona é tão importante para sua estratégia de Marketing?

Eduardo Larbac - 30 de junho de 2021

Por que criar uma Persona é tão importante para sua estratégia de Marketing? Por que criar uma Persona é tão importante para sua estratégia de Marketing?
Hoje em dia nenhum empresário pode mais ter dúvidas sobre a importância do marketing na consolidação de uma marca, seja ela qual for. Mas para isso é fundamental dominar a estratégia de definição da persona do público.

De fato, em um mercado tão competitivo quanto o atual, cada empresa precisa encontrar elementos que possam fazer a diferença. Se ela se mostrar indiferente ou demonstrar inconsciência sobre as expectativas do público, vai acabar ficando para trás.

Imagine um fabricante de etiquetas adesivas, por exemplo, que pode encontrar concorrentes em qualquer região do país. Ele vai precisar de estratégias online (ou mesmo offline) que sejam capazes de chegar na pessoa certa, na hora certa e do jeito certo.

É justamente aí que entra o papel da criação da persona dentro do marketing, especialmente em relação com os esforços de branding e de publicidade. Saber fazer essa correlação é um segredo que poucas empresas levam em conta.

O fato é que as novas gerações são tão exigentes e tão conectadas com a internet e com as novidades que não param de surgir, que é preciso dominar um perfil detalhado dos seus hábitos, suas expectativas e até os seus sonhos mais pessoais.

Se a firma trabalha com locação de tendas, é necessário pensar: ela tem perfis semifictícios dos seus clientes em potencial, com detalhes que cheguem ao ponto de utilizar um nome e até uma foto de alguém real, como estímulo para o marketing criar campanhas?

Em caso positivo, até outras estratégias que entrem em vigor vão funcionar melhor, como anúncios nos motores de busca, nas mídias sociais e em marketplaces. Além de melhorias no time de vendas e até nas etapas do funil de vendas.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui alguns pontos que são imprescindíveis para entender melhor o assunto, além de dicas práticas em tópicos, que são bem fáceis de entender e podem ser colocadas em prática hoje mesmo.

O mais bacana é que o marketing e o branding evoluíram tanto nos últimos anos que já é possível criar a persona de qualquer segmento, seja uma loja de roupas ou uma fábrica de placas fotoluminescentes.

Então, se você quer entender de uma vez por todas como essa tática pode mudar sua empresa de patamar e torná-la a queridinha do seu segmento, basta seguir adiante na leitura.

A Persona vs. o Público-alvo

É muito comum alguns empresários ou gestores de marketing confundirem a persona com o público-alvo, sem saber que o público é apenas o começo do esforço.

Também não se trata de dizer que a noção de público-alvo esteja superada e seja inútil, o que seria outro exagero. Na verdade, é preciso defini-lo como uma etapa inicial, depois a estratégia da persona de público vem para fortalecer a tática.

Assim, o público-alvo de uma loja que vende tinta para impressora Inkjet, por exemplo, pode levantar dados demográficos e sociológicos de seus clientes em potencial, tais como:
  • Profissão;
  • Idade;
  • Poder aquisitivo;
  • Endereço;
  • Gênero.
Enfim, são os pontos mais genéricos, porém eles já ajudam a fazer um recorte que é muito mais preciso do que dizer algo como “todo mundo que tem impressora Inkjet é meu cliente em potencial”.

Até porque, só pode ser o seu público-alvo um grupo de pessoas que você identifica, reconhece e tem o poder de impactar. Quem está do outro lado do mundo e jamais saberá de sua marca não entra nessa classificação.

O grande diferencial da Persona

Depois de definir o público-alvo, a marca já começa a tatear o mercado em que pretende se tornar uma referência. De fato, aplicar esse método de maneira eficaz já tem um alto potencial de fazer a diferença.

Porém, o próximo passo é o que pode fazer o grande diferencial, como já mencionado lá no início. Aqui é preciso compreender as expectativas e os sonhos pessoais da sua clientela em potencial, como modo de atraí-la com mais assertividade.

Após fazer o recorte do público que compra armário em inox, por exemplo, você pode fazer um levantamento mais detalhado do perfil deles nas redes sociais (abaixo damos várias dicas sobre como fazer isso), entrando em detalhes.

Por exemplo, quais redes sociais seu cliente ideal mais frequenta, como ele consome notícias e novidades, ele curte que tipo de filmes, séries e músicas? Ademais, o que ele amaria que uma marca fizesse por ele, e o que odiaria na negociação?

Ao fazer essas perguntas, os perfis vão se mostrando de modo muito mais prático e assertivo, permitindo a criação de táticas cada vez mais eficientes, como ficará claro.

Afinal, como criar os perfis?

Responder as perguntas que exemplificamos acima é apenas uma etapa do processo. O mais importante é tirar tudo isso do papel e saber criar os famosos perfis semifictícios.

O ideal é que eles fiquem em número de dois ou três, pois menos do que isso seria algo vago demais, ao passo que mais do que três poderia cair em dispersões.

Geralmente o que se faz é um perfil masculino, um feminino e um que tenha uma maior variação na idade. Mas isso pode mudar muito de um caso para outro.

O importante é que se tenha um nome, uma foto de alguém real, e um detalhamento que é mais ou menos como uma biografia pessoal. Por exemplo, o perfil de quem quer fazer abertura de empresa em São Paulo pode ser assim:

“João Paulo tem 30 anos de idade, ele iniciou duas faculdades, mas não se identificou com nenhuma delas, pois seu sonho é empreender por conta. Ele não é casado, mas é responsável, gosta de sair e de ter dinheiro para seu próprio conforto e dos demais”.

Assim, a firma que trabalha com abertura de empresa simplesmente começa a pensar no tipo de ação de marketing, ou nas campanhas publicitárias, que podem impactar melhor alguém com o perfil do João Paulo.

Essa riqueza de detalhes pode abrir portas que vão desde um simples anúncio nos grandes motores de busca, até uma jornada de workshops, lives e desafios digitais que podem atrair esse tipo de pessoas.

Coletando os subsídios necessários

Um segredo para que os perfis da persona sejam criados com a devida verossimilhança, é contar com uma fonte segura de informações.

As etapas de público-alvo e de dados demográficos e sociológicos podem ser encomendadas por empresas que fazem esse tipo de levantamento, ou reaproveitadas de censos demográficos, como os do próprio IBGE, que atua no Brasil todo.

Já as perguntas da persona são mais detalhadas e desafiadoras. Também há empresas que fazem esse tipo de levantamento, porém se você já tiver um banco de leads razoável e quiser se aventurar, não tem problema.

É possível fazer pesquisas entre os clientes que já são da casa, tanto por e-mail quanto por telefone. Se quiser ser ainda mais criativo, faça enquetes, quizzes e dê prêmios para as pessoas que responderem, assim você já aquece seu marketing também.

E o branding e a publicidade?

Lá no começo mencionamos o esforço que o branding deve fazer antes do marketing, bem como o papel da publicidade, que vem depois dele.

Esse é um grande diferencial no processo de criação da persona, pois o branding é o esforço de definir a filosofia da sua marca. De fato, muitos ignoram que antes da persona do público é preciso definir a persona da marca.

Naturalmente, se a loja que vende carimbo datador manual tem uma definição muito clara da sua filosofia de trabalho, bem como dos famosos pilares de Missão, Visão e Valores, ela vai definir e até impactar melhor o seu público.

Já a publicidade diz respeito ao esforço que nasce depois das definições do branding e do próprio marketing. Ela está na linha de frente, quando você for criar as peças de cada ação ou campanha, seja um anúncio ou uma live para captação de leads.

Por dentro das vantagens

É claro que ao detalharmos os processos de criação da persona, e ao deixarmos claro por que é tão importante criá-la nos dias de hoje, as vantagens e benefícios que cercam essa estratégia já ficaram claras.

Contudo, é possível aprofundar um pouco esse ponto, mostrando que esse diferencial não é algo esporádico ou temporário, que amanhã poderá ser substituído por qualquer nova estratégia de venda, mas algo definitivo.

Imagine se uma firma vende porta de enrolar automática, alguns detalhes do seu produto podem até mudar com o tempo, exigindo mais do marketing e da publicidade, porém a estratégia da persona ainda estará lá.

Conclusão

Enfim, tudo o que dissemos deixou claro que, mesmo que você tenha de ajustar um ou outro traço dos perfis da persona no decorrer dos anos, na prática você continuará tendo o domínio da situação e do seu mercado como um todo, graças a ela.

Com isso chegamos ao fim, provando que criar uma persona é fundamental para o crescimento de qualquer marca no curto, médio e longo prazo.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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