Hoje em dia nenhum empresário pode mais ter dúvidas sobre a importância do marketing na consolidação de uma marca, seja ela qual for. Mas para isso é fundamental dominar a estratégia de definição da persona do público.
De fato, em um mercado tão competitivo quanto o atual, cada empresa precisa encontrar elementos que possam fazer a diferença. Se ela se mostrar indiferente ou demonstrar inconsciência sobre as expectativas do público, vai acabar ficando para trás.
Imagine um fabricante de etiquetas adesivas, por exemplo, que pode encontrar concorrentes em qualquer região do país. Ele vai precisar de estratégias online (ou mesmo offline) que sejam capazes de chegar na pessoa certa, na hora certa e do jeito certo.
É justamente aí que entra o papel da criação da persona dentro do marketing, especialmente em relação com os esforços de branding e de publicidade. Saber fazer essa correlação é um segredo que poucas empresas levam em conta.
O fato é que as novas gerações são tão exigentes e tão conectadas com a internet e com as novidades que não param de surgir, que é preciso dominar um perfil detalhado dos seus hábitos, suas expectativas e até os seus sonhos mais pessoais.
Se a firma trabalha com locação de tendas, é necessário pensar: ela tem perfis semifictícios dos seus clientes em potencial, com detalhes que cheguem ao ponto de utilizar um nome e até uma foto de alguém real, como estímulo para o marketing criar campanhas?
Em caso positivo, até outras estratégias que entrem em vigor vão funcionar melhor, como anúncios nos motores de busca, nas mídias sociais e em marketplaces. Além de melhorias no time de vendas e até nas etapas do funil de vendas.
Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui alguns pontos que são imprescindíveis para entender melhor o assunto, além de dicas práticas em tópicos, que são bem fáceis de entender e podem ser colocadas em prática hoje mesmo.
O mais bacana é que o marketing e o branding evoluíram tanto nos últimos anos que já é possível criar a persona de qualquer segmento, seja uma loja de roupas ou uma fábrica de placas fotoluminescentes.
Então, se você quer entender de uma vez por todas como essa tática pode mudar sua empresa de patamar e torná-la a queridinha do seu segmento, basta seguir adiante na leitura.
A Persona vs. o Público-alvo
É muito comum alguns empresários ou gestores de marketing confundirem a persona com o público-alvo, sem saber que o público é apenas o começo do esforço. Também não se trata de dizer que a noção de público-alvo esteja superada e seja inútil, o que seria outro exagero. Na verdade, é preciso defini-lo como uma etapa inicial, depois a estratégia da persona de público vem para fortalecer a tática. Assim, o público-alvo de uma loja que vende tinta para impressora Inkjet, por exemplo, pode levantar dados demográficos e sociológicos de seus clientes em potencial, tais como:- Profissão;
- Idade;
- Poder aquisitivo;
- Endereço;
- Gênero.