A prova social é um instrumento extremamente persuasivo para a área de vendas e, por causa disso, é frequentemente usado nas estratégias de divulgação, publicidade e marketing das empresas.
Isso porque as pessoas se sentem mais propensas a realizar uma compra, quando outro indivíduo recomenda o produto ou o serviço, que não a empresa.
Ou seja, elas sentem confiança quando um cliente tem uma experiência com a marca e, a partir disso, indica ou não a empresa.
Por exemplo, pense em um consumidor que está procurando por móveis planejados para banheiro. É bem provável que ele faça pesquisas em várias lojas e fábricas, além de se consultar com arquitetos e designers de interiores.
No entanto, quando um amigo ou familiar indicar uma empresa específica de móveis sob medida, as chances do consumidor dar preferência pela indicação é muito maior, mesmo tendo feito muitas pesquisas anteriores.
As pessoas não querem cometer erros na hora de escolher um produto ou serviço, por isso, tendem a se espelhar nas experiências de outros clientes. Estamos propensos a nos colocar no lugar do outro e na mesma situação – e é aí que entra a prova social.
No artigo de hoje, saiba como usar a prova social como estratégia de marketing e a incluir depoimentos que vendem para aumentar o reconhecimento da sua marca. Acompanhe!
O que é a Prova Social?
A prova social é uma espécie de evidência usada para mostrar ao público a existência de pessoas que compraram e aprovaram o seu produto ou serviço, atestando a sua qualidade. Por exemplo, quando entramos em um site de artigos para piscina e nos deparamos com depoimentos dos clientes satisfeitos com uma bomba de calor para piscina, essa estratégia é uma prova social. A técnica funciona bem com qualquer tipo de marketing, isto é, tanto para planejamentos de outbound (publicidade tradicional, como anúncios e comerciais) quanto inbound (marketing de conteúdo e criação de materiais online). Muito disso, deve-se ao efeito bandwagon (ou adesão), um fenômeno da Psicologia que explica o porquê as pessoas geralmente optam por algo que já foi testado ou realizado por outros indivíduos. Afinal de contas, ninguém avalia um produto ou serviço somente pelo valor ou utilidade, mas também pelo que as outras pessoas pensam da mercadoria ou atividade. No marketing, as provas sociais estão presentes em vários elementos, incluindo:- O número de seguidores nas redes sociais;
- O número de assinantes de newsletters;
- A quantidade de visitantes de um site ou blog;
- As avaliações positivas sobre o produto;
- Os depoimentos dados às empresas.
Como a Prova Social funciona na prática?
A prova social atua como um facilitador na tomada de decisões. A explicação para o fenômeno está no neuromarketing, que afirma que uma das formas mais efetivas de gerar venda é mostrar ao consumidor as evidências de que o seu produto já foi aprovado por outras pessoas. Diante desse cenário, a reunião de depoimentos e testemunhos é infalível, pois a estratégia não só serve como prova social, mas também mostra a autoridade da empresa diante da audiência. Afinal, se o público ouve falar bem do seu negócio, é provável que eles tenham mais confiança no seu trabalho e o enxerguem como um especialista na área. Por exemplo, na instalação de CFTV (circuito fechado de televisão), que é um sistema para garantir a segurança e a proteção de patrimônios e pessoas, os clientes precisam ter a certeza de que estão fechando contrato com um empreendimento confiável. Ninguém quer cair em uma cilada, fraude ou até mesmo ter experiências ruins, ainda mais com um serviço tão importante. Por isso, os clientes buscam validação das outras pessoas, no momento de tomar decisões. Estudos de neuromarketing demonstram que 92% dos consumidores confiam na recomendação de conhecidos e 70%, na opinião de pessoas que nem conhecem. Além disso, as provas sociais funcionam bem como técnica de vendas, pois elas fazem com que as pessoas se sintam parte de um grupo ou de uma comunidade. O sentimento de pertencimento é importante para nós, enquanto seres sociais.Quais são os fatores determinantes para a Prova Social?
O bom uso das provas sociais é o segredo para aumentar as conversões de leads (potenciais clientes) e gerar vendas. No marketing digital, a técnica pode ser usada em todas as etapas do funil de vendas, ajudando na tomada de decisões do consumidor. Mas, o que torna a prova social determinante para a estratégia de marketing? A resposta envolve três fatores:- A escala, ou seja, o número de pessoas que executam o mesmo comportamento;
- A similaridade, quando há uma tendência similar entre os consumidores;
- A ambiguidade, o nível de experiência ou dificuldade na tomada de decisão.