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Prova Social: por que é importante no marketing?

Jayane Guia de Investimento - 10 de fevereiro de 2023

O marketing é um dos pilares mais importantes em qualquer empresa hoje em dia, independentemente do segmento em que atue. E a prova social é um dos elementos do marketing que é essencial para impulsionar os negócios e aumentar o reconhecimento.  

O conceito de prova social e a sua importância para o sucesso de um seu negócio é algo que todo empresário ou microempreendedor deve se atentar, independentemente se atue no mercado de afiliados, ou se presta serviço de consultoria para vender sistema TMS.

Isso porque, a tomada de decisão é sempre influenciada por algo, que podem ser recomendações de amigos, artigos, portal favorito, postagens de mídia social de influenciadores, e assim por diante. 

Resumidamente, a prova social existe porque vivemos em sociedade. Todas as outras pessoas ao seu redor e suas decisões afetam diretamente. Especialmente quando se trata do comportamento e gastos.

Hoje em dia, muitas empresas já exploram isso em suas estratégias de marketing digital como forma de aumentar suas vendas, desde empresas de segurança em São Paulo até empresas de logística. 

E obviamente, com essas estratégias, conseguiram aumentar a geração de receita. Se você quer saber o que é prova social de fato, e como fazer para criar uma prova social no seu negócio e aumentar o reconhecimento de marca, então continue lendo este artigo até o final. 

O que é prova social, afinal?

A Prova Social é um fenômeno psicológico que é impulsionado pelos feedbacks das pessoas que compraram e contrataram algum produto ou serviço.

Ou seja, essa estratégia funciona porque o ser humano é levado a imitar a ação de outras pessoas, e a se identificar e criar conexão com a fala, ou depoimento de outrem. 

Dito isso, muitas pessoas podem comprar desde guardanapo de papel personalizado, até um carro, com base em depoimentos e avaliações de outras pessoas.  

Ou seja, as ações dos outros passam a determinar o que é certo e errado em uma determinada situação.

É um conceito tão antigo e primitivo, que funciona muito bem dentro do próprio marketing. 

No entanto, a transformação digital e a ascensão das mídias sociais ampliaram o poder da Prova Social. Porque hoje esse feedback é mais rápido, mais acessível e mais visível.

Ou seja, assim como os sistemas de sensoriamento remoto cresceram e se desenvolveram impulsionadamente, o marketing também cresce a cada dia, com muitas estratégias que realmente geram resultados surpreendentes para os negócios. 

Como resultado, empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado estão percebendo que a influência é uma parte importante de sua presença digital, desde lojas de roupas, até empresa de limpeza terceirizada, por exemplo. 

Por que a prova social é importante?

Você já pesquisou uma marca nas redes sociais ou sites e blogs de resenhas antes de comprar?

Se sim, essa estratégia é muito importante e faz todo o sentido, afinal, ninguém quer gastar dinheiro com a compra errada, independentemente se é para comprar produtos de higiene pessoal ou até mesmo um motor de partida. 

O mesmo vale para o seu negócio. Quando um potencial cliente começa a procurar seus produtos ou serviços, certamente ele irá procurar por avaliações, reclamações e recomendações de outros clientes que conhecem sua empresa.

Por esse motivo, é crucial que as empresas impulsionem estratégias para obter boas avaliações e feedbacks que possam promover a marca. Para fazer isso, é preciso:
  • Investir em um excelente atendimento ao cliente;
  • Ser objetivo e claro sobre o negócio;
  • Oferecer conteúdo de qualidade;
  • Proporcionar ao cliente uma boa experiência de compra.
Ou seja, é essencial criar boas avaliações para o seu negócio, independentemente se vende pão congelado, ou vende serviços de móveis planejados. 

Mas isso pode ser facilmente obtido, pois, se uma venda foi realizada e a experiência de compra do cliente foi boa, ele tende a citar a marca até 5x mais do que o contrário.

Além disso, usar a prova social em suas estratégias de marketing de conteúdo e negociação pode trazer muitos benefícios, como:

Mais autoridade

Quanto mais aprovação sua empresa tiver dos clientes, mais referências você receberá. Assim você ganhará mais credibilidade e espaço no mercado e se tornará uma das autoridades e referências em seu nicho.

Maior aceitação

Se houver muitas provas sociais positivas sobre o seu negócio, os clientes em potencial serão menos resistentes às suas abordagens.

Simplificação no processo de decisão de compra

Vamos voltar ao que dissemos anteriormente: os consumidores buscam avaliações de pessoas que já compraram determinado produto ou serviço para tornar sua decisão mais fácil e rápida, o que agiliza o processo de compra do cliente.

Mas como utilizar o conceito de prova social de forma adequada e assertiva? Afinal, cada vez mais os consumidores estão mais criteriosos quanto às suas decisões de compra. 

Portanto, para te ajudar a entender como você pode impulsionar seu negócio com prova social, confira o tópico a seguir. 

Como aplicar a prova social no seu negócio

Agora que você já conhece a base dessa estratégia de prova social, e porque ela é tão importante, vamos explicar com detalhes os principais passos para você começar a aplicar essa estratégia de marketing no seu negócio. 

Ofereça seu melhor serviço/produto

O primeiro passo é de fato entregar o melhor produto ou serviço para seus clientes, caso contrário, você não terá feedbacks positivos. A partir daí, procure maneiras de alavancar seus produtos dentro das estratégias que você já está fazendo. 

Porque um dos melhores gatilhos para promover a Prova Social é oferecer ao seu público um ótimo produto. Por quê? Porque um produto sensacional é comprado por muitas pessoas que o recomendam a outras pessoas. 

Isso fará com que as pessoas incluam sua marca em conversas sempre que seu setor for discutido, até mesmo se for em empresas do setor industrial que vende trocador de calor, por exemplo. 

Pode ter certeza que se o seu produto ou serviço for o melhor, as pessoas irão perceber e divulgar isso gratuitamente. Isso é prova social: dá a você status com base na referência social.

Desenvolva cases de sucesso

As histórias de sucesso são materiais criados em colaboração com os clientes para serem usados ​​como evidência de que a sua solução realmente funciona e oferece resultados.

Esse tipo de conteúdo funciona como uma vitrine onde você exibe seus resultados reais para os visitantes do seu site ou blog. E esse é um dos pontos positivos das histórias de sucesso: você pode compartilhá-las em vários canais para atingir um público mais amplo.

Uma boa história de sucesso também pode ajudá-lo a:
  • Comparar resultados durante as negociações;
  • Quebrar objeções;
  • Destacar-se da concorrência;
  • Demonstrar que sua solução é eficaz;
  • Atrair mais clientes.
Ou seja, são muitos benefícios que se você pensar bem, vai correr para aplicar a prova social no seu negócio hoje mesmo. 

Compartilhe feedback positivo nas mídias sociais

Compartilhe comentários positivos e feedbacks sobre seu produto ou serviço. Seja via LinkedIn, Facebook, Instagram ou Twitter. Para isso, é importante que você reserve um tempo para sua equipe de marketing ler os comentários e usá-los a seu favor.

Essa também é uma estratégia para usar a prova social em suas táticas de marketing e atrair mais empresas interessadas em sua marca.

Enfatize os números

Observe a seguinte frase: “Mais de 10.000 pessoas  já compraram e aprovaram o método”.

Logo de cara, podemos perceber que existe um número alto de pessoas que decidiram utilizar algum método que está sendo vendido e que está fazendo sucesso.

Isso se deve especificamente ao uso de um número alto que salta aos olhos das pessoas: “10.000 pessoas”. Essa estratégia é de fato muito poderosa, e pode ser aplicada em diversos tipos de produtos ou serviços. 

Tenha uma página com os produtos mais vendidos

Por que existe uma categoria apenas para os produtos mais vendidos? Você já parou para pensar nisso? Isso é pura estratégia de prova social!

Embora algumas pessoas não saibam o que encontrarão nesta categoria, elas têm o hábito de primeiro ver o que outras pessoas estão consumindo para entender o que é melhor e o que não é.

Portanto, se você estiver lidando com mais de um produto, é recomendável que você tenha uma página em seu site revelando os produtos e serviços mais vendidos para atrair a atenção dos visitantes e incentivá-los a olhar o que seus concorrentes estão comprando.

Coloque prova social em seu discurso de vendas

Para apimentar seu discurso de vendas e converter mais ofertas, tente adicionar uma pitada de prova social. Durante a entrevista com o cliente, apresente os resultados alcançados com sua solução por empresas do mesmo segmento.

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