Abrir um negócio atualmente é uma atividade cada vez mais simples diante das soluções tecnológicas, existindo até mesmo aplicativos que podem te auxiliar nesse sentido. Contudo, existem opções a serem analisadas, como o empreendedorismo franqueado.
Pois assim como existem ferramentas de fácil acesso que permitem um melhor controle sobre as atividades necessárias para se abrir e também manter o seu negócio, existe também uma série de modelos empresariais a serem adotados ao seu projeto.
Uma pluralidade que só não é maior do que a variedade de setores comerciais aos quais o seu negócio pode trabalhar, ainda mais com a implementação cada vez maior do mercado digital, abraçando os mais diversos mercados que chamem atenção do público.
Desde o setor de alimentos, através dos sistemas de entrega, até o mercado de organização de eventos, sendo possível encomendar balões látex para festa através do site dessas lojas, todo tipo de comércio pode se adaptar ao ambiente digital.
Por causa dessa facilidade em abrir um negócio digital, em comparação ao setor presencial, é cada vez mais comum os empreendedores optarem por focar suas atividades nesse tipo de plataforma, pois permite um controle maior sobre as atividades de um negócio.
Pois além de ser um mercado que lida com certa clareza por parte dos profissionais, também se trata de um cenário que se encontra em plena expansão, a facilitar os interesses de todos os envolvidos em uma transação comercial, vendedores e consumidores.
Não é somente o setor de produtos em que é possível ser citado como um mercado forte nesse sentido, com a área de serviços tendo um espaço a ser conquistado também junto a internet, como no meio educacional, através da oferta de cursos online.
Permitindo a quem procure se informar sobre como virar comissário de voo, encontrar como resultado de sua pesquisa um curso a ser oferecido por uma instituição de ensino especializada no assunto. Até mesmo aquelas que operam de forma presencial.
Porém, seja no físico ou no presencial, montar um negócio é algo que exige uma tamanha responsabilidade por parte do empreendedor, a visar um melhor aproveitamento dos seus negócios que acabaram de abrir as portas, e como eles podem crescer futuramente.
Pois não é como se estivesse sendo aberto apenas negócios voltados aos setores já tradicionais do mercado, como no ramo de alimentos, de roupas, ou até mesmo de medicina. O que vem ocorrendo é uma expansão das atividades comerciais.
Acompanhando as soluções que vão sendo desenvolvidas pelo mercado tecnológico, como nas empresas que operam por meio de aplicativos, utilizando tais programas digitais como uma ferramenta para pedir um transporte particular ou a entrega do seu jantar.
Junto a essas novas aplicações, até mesmo mercados tradicionalmente estabelecidos podem modificar a forma com que comercializam os seus produtos ao público. Podendo ser o caso de fornecedores de plantas ornamentais, a realizar encomendas pelo seu site.
E da mesma forma com que os negócios que já possuem raízes no mercados encontram a possibilidade de adaptar suas atividades, por meio de novas práticas presentes nesse mercado digital e tecnológico, as opções são ainda maiores para quem abre um negócio.
Existe um conjunto de possibilidades a serem analisadas por quem pensa em atuar como um empreendedor, deixando a posição de empregado e cuidado de um investimento próprio, visando não só o lucro, mas também o prestígio de ter um negócio associado ao seu nome.
Quanto mais inovador for o seu projeto, trabalhando com necessidade do público que ainda não foi identificado por companhias já presentes no mercado, maiores se tornam as chances do seu projeto alcançar novas posições, expandindo assim suas atividades.
Ao alcançar novos patamares, existem opções até mesmo sobre como esse negócio pode trabalhar com o seu crescimento, como no modelo corporativo, com a abertura de novas filiais, com tal companhia sendo responsável por todas as suas extensões.
Como uma loja de etiquetas adesivas personalizadas, que após o sucesso do seu estabelecimento sede passa a operar junto de outras lojas a serem abertas em regiões distantes, propagando o nome dessa companhia por diversas regiões.
Outra opção nesse sentido é a partir da adoção do modelo de franquias, no qual uma empresa coloca à disposição do mercado o nome da sua companhia, como uma marca a ser comprada por outros empreendedores interessados em atuar com o título da empresa.
Existindo assim um conjunto de opções não apenas para quem pensa em expandir os seus negócios, mas também para quem opera com o intuito de abrir um empreendimento, a verificar esses dois modelos citados como as principais opções para o seu comércio.
E para quem se encontra nesse processo de abertura do seu negócio, com o intuito de atuar com o aluguel de cabine fotográfica entre outros produtos a serem usados em festas e eventos, é importante conhecer a fundo as diferenças entre esses dois modelos.
No sistema corporativo se destaca o domínio total de um empreendimento, desde o momento da abertura desse negócio, a escolher a estrutura financeira desse projeto, além de outras questões referentes à identidade de tal negócio.
Ou seja, todas as responsabilidades passam a ser da pessoa por trás desse negócio, envolvendo nesse caso a escolha do nome da marca, as cores do estabelecimento, entre outros tópicos que estão associados a individualidade e posição da empresa no mercado.
Questões que podem representar um maior desafio para quem está por trás da gerência do seu primeiro negócio, como um profissional do ramo ecológico, que pretende abrir um consultório para a oferta de serviços de assessoria ambiental.
Já no modelo de franquias, o empreendedor passa a trabalhar junto a estrutura de uma empresa estabelecida no mercado, que comercializa não apenas os seus produtos e serviços, mas também o nome e estrutura dessa empresa.
Entre os ativos a serem adquiridos juntos ao contrato de uma franquia, é possível destacar alguns, como:
Um conjunto importante de ações para que um negócio consiga prosperar em sua região, como na abertura de um novo restaurante fast-food, que já inicia as suas atividades com certa antecipação do público, por causa do reconhecimento da marca franqueadora.
Enquanto um projeto corporativo comum lida com uma realidade diferente, sendo preciso convencer o seu público almejado a recorrer aos serviços oferecidos pelo seu negócio que acaba de abrir as portas, destacando-o como uma nova opção para os clientes da região.
Algo mais difícil quando se trata de um mercado de público específico, como um fornecedor de matéria-primeira agência gráficas, como o ribbon para impressora, além de papéis diferenciados, sem a estrutura de um projeto de franquias.
Diante dessas distinções, existe toda uma cadeia de decisões a serem tomadas para quem pensa em abrir o seu próprio empreendimento, incluindo qual modelo melhor se adequa aos seus objetivos, como um negócio individual ou pertencente a uma franquia comercial.
Sendo necessário seguir os direcionamentos definidos pelos responsáveis por vender a franquia, impedindo assim que mudanças sejam implementadas ao modelo de negócio sem a permissão dos encarregados por definirem as normas e sistemas de uma franquia.
Quem procura atuar com um produto ou serviço específico, como no gerenciamento de resíduos industriais, talvez atuar de maneira própria, com um modelo corporativo, possa se destacar como a melhor opção.
Agora, para quem está em busca de abrir um negócio, para atuar como o gestor de um empreendimento, o sistema de franquias pode ser mais atrativo, ao ter ao seu alcance uma série de benefícios trazidos por um sistema estruturado de negócio.
O mais importante para quem está no processo de abrir um empreendimento só seu é escolher o modelo que melhor se alinhe aos seus objetivos comerciais, tanto os atuais como aqueles à longo prazo, para que assim seja possível tomar a melhor decisão.
Garantindo dessa forma o melhor aproveitamento comercial do seu projeto, a alcançar novas posições no futuro, caso o mesmo seja bem gerido.
Pois assim como existem ferramentas de fácil acesso que permitem um melhor controle sobre as atividades necessárias para se abrir e também manter o seu negócio, existe também uma série de modelos empresariais a serem adotados ao seu projeto.
Uma pluralidade que só não é maior do que a variedade de setores comerciais aos quais o seu negócio pode trabalhar, ainda mais com a implementação cada vez maior do mercado digital, abraçando os mais diversos mercados que chamem atenção do público.
Desde o setor de alimentos, através dos sistemas de entrega, até o mercado de organização de eventos, sendo possível encomendar balões látex para festa através do site dessas lojas, todo tipo de comércio pode se adaptar ao ambiente digital.
Por causa dessa facilidade em abrir um negócio digital, em comparação ao setor presencial, é cada vez mais comum os empreendedores optarem por focar suas atividades nesse tipo de plataforma, pois permite um controle maior sobre as atividades de um negócio.
Pois além de ser um mercado que lida com certa clareza por parte dos profissionais, também se trata de um cenário que se encontra em plena expansão, a facilitar os interesses de todos os envolvidos em uma transação comercial, vendedores e consumidores.
Não é somente o setor de produtos em que é possível ser citado como um mercado forte nesse sentido, com a área de serviços tendo um espaço a ser conquistado também junto a internet, como no meio educacional, através da oferta de cursos online.
Permitindo a quem procure se informar sobre como virar comissário de voo, encontrar como resultado de sua pesquisa um curso a ser oferecido por uma instituição de ensino especializada no assunto. Até mesmo aquelas que operam de forma presencial.
Porém, seja no físico ou no presencial, montar um negócio é algo que exige uma tamanha responsabilidade por parte do empreendedor, a visar um melhor aproveitamento dos seus negócios que acabaram de abrir as portas, e como eles podem crescer futuramente.
A expansão do empreendedorismo na sociedade
Diante da oferta de aplicações e ferramentas, o movimento de abertura de diferentes negócios torna-se cada vez maior dentro da sociedade, sendo possível encontrar diariamente novas empresas e lojas no mercado, junto a outras soluções.Pois não é como se estivesse sendo aberto apenas negócios voltados aos setores já tradicionais do mercado, como no ramo de alimentos, de roupas, ou até mesmo de medicina. O que vem ocorrendo é uma expansão das atividades comerciais.
Acompanhando as soluções que vão sendo desenvolvidas pelo mercado tecnológico, como nas empresas que operam por meio de aplicativos, utilizando tais programas digitais como uma ferramenta para pedir um transporte particular ou a entrega do seu jantar.
Junto a essas novas aplicações, até mesmo mercados tradicionalmente estabelecidos podem modificar a forma com que comercializam os seus produtos ao público. Podendo ser o caso de fornecedores de plantas ornamentais, a realizar encomendas pelo seu site.
E da mesma forma com que os negócios que já possuem raízes no mercados encontram a possibilidade de adaptar suas atividades, por meio de novas práticas presentes nesse mercado digital e tecnológico, as opções são ainda maiores para quem abre um negócio.
Existe um conjunto de possibilidades a serem analisadas por quem pensa em atuar como um empreendedor, deixando a posição de empregado e cuidado de um investimento próprio, visando não só o lucro, mas também o prestígio de ter um negócio associado ao seu nome.
Quanto mais inovador for o seu projeto, trabalhando com necessidade do público que ainda não foi identificado por companhias já presentes no mercado, maiores se tornam as chances do seu projeto alcançar novas posições, expandindo assim suas atividades.
Ao alcançar novos patamares, existem opções até mesmo sobre como esse negócio pode trabalhar com o seu crescimento, como no modelo corporativo, com a abertura de novas filiais, com tal companhia sendo responsável por todas as suas extensões.
Como uma loja de etiquetas adesivas personalizadas, que após o sucesso do seu estabelecimento sede passa a operar junto de outras lojas a serem abertas em regiões distantes, propagando o nome dessa companhia por diversas regiões.
Outra opção nesse sentido é a partir da adoção do modelo de franquias, no qual uma empresa coloca à disposição do mercado o nome da sua companhia, como uma marca a ser comprada por outros empreendedores interessados em atuar com o título da empresa.
Existindo assim um conjunto de opções não apenas para quem pensa em expandir os seus negócios, mas também para quem opera com o intuito de abrir um empreendimento, a verificar esses dois modelos citados como as principais opções para o seu comércio.
E para quem se encontra nesse processo de abertura do seu negócio, com o intuito de atuar com o aluguel de cabine fotográfica entre outros produtos a serem usados em festas e eventos, é importante conhecer a fundo as diferenças entre esses dois modelos.
Empreendedorismo franqueado ou corporativo
Parte das distinções entre esses dois modelos já foi esclarecido no parágrafo acima, contudo, é importante se aprofundar melhor nessas diferenças, de forma a explicar o porquê de cada um desses formatos se encontrar em alta no mercado.No sistema corporativo se destaca o domínio total de um empreendimento, desde o momento da abertura desse negócio, a escolher a estrutura financeira desse projeto, além de outras questões referentes à identidade de tal negócio.
Ou seja, todas as responsabilidades passam a ser da pessoa por trás desse negócio, envolvendo nesse caso a escolha do nome da marca, as cores do estabelecimento, entre outros tópicos que estão associados a individualidade e posição da empresa no mercado.
Questões que podem representar um maior desafio para quem está por trás da gerência do seu primeiro negócio, como um profissional do ramo ecológico, que pretende abrir um consultório para a oferta de serviços de assessoria ambiental.
Já no modelo de franquias, o empreendedor passa a trabalhar junto a estrutura de uma empresa estabelecida no mercado, que comercializa não apenas os seus produtos e serviços, mas também o nome e estrutura dessa empresa.
Entre os ativos a serem adquiridos juntos ao contrato de uma franquia, é possível destacar alguns, como:
- Direito de utilizar a marca;
- Cores da empresa;
- Sistema financeiro da companhia;
- Reputação da marca.
Um conjunto importante de ações para que um negócio consiga prosperar em sua região, como na abertura de um novo restaurante fast-food, que já inicia as suas atividades com certa antecipação do público, por causa do reconhecimento da marca franqueadora.
Enquanto um projeto corporativo comum lida com uma realidade diferente, sendo preciso convencer o seu público almejado a recorrer aos serviços oferecidos pelo seu negócio que acaba de abrir as portas, destacando-o como uma nova opção para os clientes da região.
Algo mais difícil quando se trata de um mercado de público específico, como um fornecedor de matéria-primeira agência gráficas, como o ribbon para impressora, além de papéis diferenciados, sem a estrutura de um projeto de franquias.
Diante dessas distinções, existe toda uma cadeia de decisões a serem tomadas para quem pensa em abrir o seu próprio empreendimento, incluindo qual modelo melhor se adequa aos seus objetivos, como um negócio individual ou pertencente a uma franquia comercial.
Qual o melhor modelo para o meu negócio?
Para responder essa questão, primeiro preciso analisar quais são os seus objetivos com o seu empreendimento, sendo preciso contar até mesmo com as suas projeções de futuro, pois o modelo de franquia permite certas facilidade, mas traz também algumas limitações.Sendo necessário seguir os direcionamentos definidos pelos responsáveis por vender a franquia, impedindo assim que mudanças sejam implementadas ao modelo de negócio sem a permissão dos encarregados por definirem as normas e sistemas de uma franquia.
Quem procura atuar com um produto ou serviço específico, como no gerenciamento de resíduos industriais, talvez atuar de maneira própria, com um modelo corporativo, possa se destacar como a melhor opção.
Agora, para quem está em busca de abrir um negócio, para atuar como o gestor de um empreendimento, o sistema de franquias pode ser mais atrativo, ao ter ao seu alcance uma série de benefícios trazidos por um sistema estruturado de negócio.
O mais importante para quem está no processo de abrir um empreendimento só seu é escolher o modelo que melhor se alinhe aos seus objetivos comerciais, tanto os atuais como aqueles à longo prazo, para que assim seja possível tomar a melhor decisão.
Garantindo dessa forma o melhor aproveitamento comercial do seu projeto, a alcançar novas posições no futuro, caso o mesmo seja bem gerido.