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Qual a frequência ideal de postagens para o Instagram

Eduardo Larbac - 9 de junho de 2021

Qual a frequência ideal de postagens para o Instagram Qual a frequência ideal de postagens para o Instagram
O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, com cerca de 1 bilhão de contas ativas ao redor do planeta. Assim, os perfis de celebridades e influenciadores crescem tanto quanto das empresas, por isso, essa plataforma se tornou parte do planejamento de marketing digital.

Isso se deve, também, ao fato de os usuários poderem interagir, e das diversas possibilidades de veicular as postagens. Tudo feito de um jeito diferente e atrativo, o que traz ainda mais resultados.

Em vista disso, é essencial saber como trabalhar com essa rede social, para obter os melhores resultados. Assim, a frequência de publicação é um dos aspectos que mais pesam na hora de a plataforma ser usada por uma marca.

Deixar o perfil desatualizado ou fazer publicações em excesso não agrada o público, portanto, é necessário encontrar um meio termo que se enquadre ao perfil dos seus seguidores.

Pode ser difícil decidir isso em um primeiro momento, mas com algumas dicas tudo se torna mais fácil e simples de se fazer. Por isso, neste artigo, vamos explicar a importância do Instagram para as empresas, como conquistar uma frequência de postagens e como identificar bons conteúdos.

Importância do Instagram para as empresas

O Instagram se tornou uma ferramenta muito importante neste momento de pandemia, por isso, ele tem sido usado por muitas pessoas e empresas para gerar uma renda extra e aumentar o engajamento.

Criar um perfil nessa plataforma para o seu negócio é importante por diversas razões, uma delas é que se trata de uma rede social muito popular.

Além de ter uma média de 1 bilhão de usuários, as pessoas passaram a navegar mais no aplicativo em 2020, permanecendo cerca de 28 minutos conectadas a ele.

Ademais, um dos recursos mais usados é o stories, preferência de publicação por cerca de 500 milhões de pessoas e empresas, como uma de controle de acesso, bem como por qualquer outra.

Inclusive, os consumidores procuram nos stories informações sobre produtos e serviços que desejam comprar.

O Instagram é uma plataforma altamente visual, algo que atende as necessidades do consumidor moderno. Para se ter uma ideia, cerca de 65% da população é formada por pessoas que gostam de ver antes de comprar.

Pelo fato de as vendas pela internet crescerem continuamente, é fundamental usar essa plataforma para que os usuários possam conhecer o produto por foto.

É dessa forma, também, que a marca agrega mais personalidade às suas soluções, de modo que elas sejam compatíveis com as necessidades de sua persona. Ao conhecer o produto pelo Instagram, os usuários podem comprar pela própria plataforma.

O aplicativo permite que a marca esteja visível e acessível para o mundo todo, uma vez que ele é usado pela maioria dos países, em todos os continentes.

Os anúncios veiculados pela plataforma são segmentados, ou seja, uma empresa de desenho e melhoria de processos vai direcionar suas campanhas para pessoas realmente interessadas em seus serviços.

E os negócios locais também podem se beneficiar dessa funcionalidade, já que o Instagram permite segmentar os anúncios por localidade.

Por fim, ele é importante para qualquer tipo ou tamanho de empresa, porque ajuda a aumentar o engajamento entre o público e a marca. É possível criar sorteios, fazer promoções, dentre outros conteúdos direcionados aos conteúdos.

Só que para alcançar todas essas vantagens, é necessário saber trabalhar a frequência das publicações, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Como saber a frequência de postagens no Instagram

Uma dúvida muito comum entre os empreendedores é quanto à frequência das publicações no Instagram. Isso se deve aos diferentes formatos que podem ser criados, como:
  • Stories;
  • Feed;
  • Live;
  • IGTV;
  • Reels.
Antes de se aprofundar nesse assunto, é importante saber que, nesta época de pandemia, o consumo pelo Instagram aumentou 76%.

Por conta disso, muitas pessoas enxergaram uma oportunidade de ter o próprio negócio, e buscaram acelerar o processo de abertura de empresa, bem como a frequência de suas publicações.

Sendo assim, é necessário se ajustar a essa realidade para não perder espaço e oportunidades de vendas. Além de buscar uma frequência diária ideal, é necessário acompanhar o comportamento do público e as mudanças feitas pelos seus concorrentes.

Entretanto, isso não significa ser perfeccionista, visto que uma frequência maior aumenta as chances de emplacar um conteúdo. Então, aquele post que você não põe muita fé pode trazer ótimos resultados.

Ao mesmo tempo, aquela publicação extremamente elaborada pode não conseguir tanto engajamento. Dentro desse contexto, procure fazer publicações bem feitas, para que elas sejam realmente relevantes.

Por exemplo, uma empresa de aluguel de notebook pode fazer uma live por semana, pois isso se encaixa às exigências dos algoritmos e gera um conteúdo rico que aproxima os seguidores da marca.

Além disso, a live pode ser reaproveitada para outros formatos, como IGTV e postagens de trechos no feed.

Pode ser que você tenha receio quanto ao número de pessoas assistindo, mas este não é o foco principal. Ao iniciar uma live, todos os seus seguidores serão notificados, o que mostra que o seu negócio está ativo nessa plataforma.

Mesmo que o público cativo não seja numeroso, ele é essencial para a construção da sua marca. Com relação ao IGTV, ele ajuda a veicular conteúdos ricos, tanto para a sua audiência quanto para os algoritmos.

Quanto aos stories, é ele que vai garantir que uma empresa de brindes personalizados, por exemplo, tenha publicações diárias, sem o esforço exigido pelo feed, além de ser uma ótima opção para quem deseja aumentar as vendas.

Quanto ao Reels, ele é ótimo para quem busca entrega orgânica, com conteúdos rápidos, descontraídos e que complementam a frequência. Sendo assim:

Stories

A frequência de publicação do stories deve ser intensa, ou seja, pelo menos duas ou três publicações por dia, nos sete dias da semana.

Feed

No feed, a frequência ideal é de duas publicações diárias, sendo uma delas às sextas-feiras, às 19:00, horário e dia em que as pessoas costumam se conectar em maior número.

Live

Neste caso, uma gráfica de banner promocional deve fazer, ao menos, uma live por semana. Essa frequência ajuda a entregar conteúdos maiores para um público mais engajado.

IGTV

Os conteúdos da live podem ser disponibilizados no IGTV, para que outros usuários que não acompanharam a transmissão ao vivo possam assistir em outro momento. Portanto, a frequência acompanha aquela usada na live.

Reels

No reels, a frequência fica a cargo da empresa, podendo ser todos os dias ou algumas vezes na semana.

Melhores conteúdos para o Instagram

Além da frequência, é importante definir o tipo de conteúdo que será compartilhado. Um dos que mais fazem sucesso no Instagram são as enquetes, que podem ser feitas pelos stories.

Além disso, é necessário definir uma estratégia de publicação. Uma empresa de sinalização de segurança, por exemplo, precisa conhecer o seu público-alvo para definir os assuntos que serão abordados.

Também é uma forma de planejar a linguagem que será adotada, a frequência das publicações e os horários. Isso é válido, inclusive, para a veiculação de anúncios, já que eles dependem de algumas características da audiência para chegarem até as pessoas.

Independentemente de qual seja o planejamento estratégico para usar o Instagram, é fundamental que o seu negócio se mantenha atualizado sobre os assuntos do mercado, para que isso seja levado de forma natural para os leads.

Analise os perfis de seus concorrentes e veja sobre o que eles estão falando, e quais pautas deram mais resultado com os seguidores.

As pesquisas na internet também ajudam a identificar as novidades do seu setor. Além disso, converse com seus fornecedores, eles são uma fonte de informações em primeira mão acerca de produtos novos que você pode oferecer para o público.

Fazendo isso, uma gráfica de impressão em grandes formatos consegue rechear o seu perfil no Instagram com novidades, mostrando ao público que domina o mercado em que atua e se preocupa em levar soluções modernas aos seus clientes.

Conclusão

Não é de hoje que as redes sociais se tornaram essenciais para o marketing digital das empresas. É por meio delas que as companhias conseguem se relacionar e conversar com os consumidores de maneira mais próxima.

Algumas se destacam mais do que as outras, como no caso do Instagram. Por oferecer um conteúdo 100% visual, as pessoas se sentem mais atraídas por tudo o que é publicado nele.

Diante disso, é essencial que o seu negócio esteja presente nesta plataforma, e faça uso dela do jeito certo. Neste conteúdo, você entendeu um pouco mais sobre a importância do Instagram para as empresas e a frequência ideal de publicação.

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Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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