O marketing digital tem trazido muitas novidades para as empresas e até para os autônomos que querem marcar presença na internet. De todas elas, porém, uma das mais importantes continua sendo a de criar e fazer a manutenção de um blog.
Engana-se muito quem pensa que o avanço dos marketplaces, das redes sociais, dos grandes motores de busca e de quaisquer outras plataformas digitais tenha mitigado a importância de uma empresa fazer blog posts com frequência.
Aliás, essas outras soluções digitais não apenas não interferem, como ainda podem ser perfeitamente alinhadas a ele. Neste caso, todas as frentes se tornam ainda mais eficientes e assertivas, como veremos adiante.
Também veremos o que torna os blogs tão especiais. O que precisa ficar claro desde já é que já se foi o tempo em que bastava ter um site institucional, mais ou menos como se ele fosse um panfleto ou um cartão de visitas online.
Hoje é preciso que a marca tenha algo como um rosto perante o público, um modo de falar a língua das pessoas (seja num tom mais formal, ou mais informal, a depender de cada segmento e nicho de mercado).
É aí que entra a geração de conteúdos por meio de blogs e afins. Tudo se trata de um modo de se aproximar do público-alvo e dar aquilo que as novas gerações precisam. Realmente, as pessoas nascidas de 1980 e 2000 para cá são diferentes das anteriores.
Trata-se das famosas Gerações Y e Z, que hoje já estão por volta dos 30 anos de idade. O fato é que elas cresceram com um acesso bem maior ao microcomputador, depois ao celular e à internet como um todo, o que as torna mais críticas e mais exigentes.
Esse aspecto que pode parecer meramente sociológico, tem tudo a ver com a relação de compra e venda, e com o modo como as pessoas se relacionam com as marcas, e com o que elas adoram e o que odeiam que uma empresa faça.
Sem levar isso em conta, não somente um blog correria grandes riscos de não fazer sucesso, como a própria marca que está tentando marcar presença na internet certamente acabaria encontrando muitos obstáculos, que poderiam ser evitados.
Foi para isso que escrevemos este artigo. Se você quer compreender qual a função de um blog dentro das estratégias de marketing digital de um negócio, e como fazer o seu blog crescer e trazer os melhores resultados, é só seguir adiante na leitura.
O que é o marketing de conteúdo?
Não é possível falar em blog e geração de conteúdo sem falar, justamente, em marketing de conteúdo, que em inglês é identificado como content marketing. Embora já existisse antes, essa estratégia se disseminou muito com o advento da internet. Hoje seu método mais conhecido é o do inbound, como contraponto do outbound marketing. No segundo caso, uma empresa de contabilidade e consultoria poderia divulgar seu trabalho por meio de panfletagem, outdoor e até anúncios em rádio. É o que se chama prospecção ativa, baseada no esforço da marca que “vai atrás” dos seus clientes, com um discurso explicitamente comercial. Já o inbound faz o caminho contrário, e consiste em lançar iscas para que os clientes venham até a marca. Não se trata de colocar um estilo em detrimento do outro. É claro que as famosas promoções arrasadoras sempre vão funcionar, e têm sua razão de ser. Contudo, no caso do inbound, não se pode explorar apenas as vantagens da marca ou do produto. É preciso que a empresa tenha uma filosofia de trabalho, uma cultura organizacional e que saiba transmitir esses valores por meio da sua identidade e da narrativa que passa para o público, especialmente por meio de conteúdos para blogs e afins. Neste caso, se a empresa comercializa filtro de água industrial, ela não investe em distribuição de propagandas, mas em criação de conteúdo. Os quais, isto é muito importante, precisam ser originais e realmente relevantes para o público. Portanto, fazer marketing de conteúdo não é copiar e colar frases de outras plataformas online, ou mesmo escrever de qualquer modo, copiando informações técnicas do manual do produto. É preciso fazer muito mais, como ficará claro adiante.Por dentro dos perfis da sua persona
Até aqui já ficou clara uma das principais funções de um blog nas estratégias de marketing de uma empresa: gerar credibilidade e autoridade para a marca, provando que ela é capaz de dominar os principais assuntos sobre o seu segmento de trabalho. Afinal, se um negócio publica um artigo do tipo “10 maneiras de ganhar dinheiro com vidro laminado temperado”, os clientes vão preferir consumir esse conteúdo em vez de outro que simplesmente traga detalhes técnicos sobre o vidro, não é mesmo? Aí é que está o poder de falar a língua do seu público-alvo. Um modo de fazer isso de maneira eficiente é compreendendo quais são os perfis da sua persona. Assim, você pode listar as principais dores dela, e escrever um artigo para cada. As perguntas que podem ajudá-lo a traçar esses perfis são:- Onde meu cliente ideal se encontra?
- Quais são os seus principais interesses?
- O que ele adora e o que odeia numa marca?
- Quais redes sociais ele mais utiliza?
- Como ele consome notícias e novidades?
- Quais os maiores problemas que enfrenta?
Como gerar conteúdos eficientes?
Todo blog bem-feito pode gerar resultados contínuos (afinal, não há limites de visitante para uma página, não é mesmo?), bem como facilitar ou melhorar o processo de vendas. Mas ele só cumpre essa função se você souber definir os estágios do funil de vendas. Quando uma empresa trabalha com pele de vidro fachada, é possível que ela encontre pessoas que, mesmo sendo da sua área de construção civil e reforma de fachadas, não saibam como exatamente essa solução funciona. Aí é que entra o papel do funil de vendas, alinhado com a geração de conteúdo. Os estágios clássicos que um cliente ideal vai cruzar, entre o desconhecimento da solução e se tornar um cliente fiel, são os seguintes:- Topo do funil: atração e geração de conteúdos;
- Meio do funil: alimentando os leads captados;
- Meio do funil: analisando os prospects e oportunidades;
- Fundo do funil: convertendo e fidelizando os clientes.