A busca por novos clientes é um objetivo diário que a maioria das empresas tem. Para que isso aconteça, é necessário ter uma estratégia por trás para garantir que o número de consumidores comece a aumentar.
O marketing é, de fato, a principal ferramenta que os empresários têm atualmente. O motivo para isso acontecer está relacionado diretamente com as estratégias que formam o marketing.
Assim, podemos definir de forma resumida, que o marketing é um conjunto de estratégias voltadas na captação de novos clientes e, além disso, mantê-los fiéis a empresas de sistemas, por exemplo.
Levando em consideração que estamos em uma era cada vez mais digital, onde muitas empresas estão focadas em campanhas virtuais, o marketing também serve como uma alternativa para se destacar entre tanta concorrência.
Nesse contexto, já podemos entender como o marketing pode ser útil para a empresa, já que os principais objetivos de um distribuidor de avental descartável, por exemplo, é a busca por novos clientes, ganhar destaque entre a concorrência e aumentar o alcance da marca.
Inicialmente, devemos ter em mente que o marketing é uma ferramenta que está em constante evolução, logo, é necessário estar sempre por dentro para entender as principais tendências dessa área.
Com isso, é possível imaginar que um dono de uma empresa de logística deve estar atento tanto com o marketing, quanto as novidades do seu segmento.
Estar atualizado com as novidades do marketing, é saber os melhores meios para identificar, antecipar e satisfazer as necessidades de seus consumidores. Visando, obviamente, uma margem de lucro maior.
O que é marketing?
Podemos considerar que o marketing é uma área focada em gerar mais valor no produto, e na imagem de uma empresa. Deste modo, até mesmo uma empresa de topografia pode aplicar as estratégias para conseguir alavancar seus números.
Para entender melhor como o marketing se tornou a principal ferramenta dos empresários, basta observar os principais objetivos dessa estratégia, que visa a conquista e a fidelização de clientes.
A fim de exemplificar melhor o que se trata essa área que é explorada constantemente, iremos utilizar nomes e instituições que representam as estratégias que formam o marketing.
Iniciaremos pela American Marketing Association (AMA), que representa todos os profissionais que trabalham com marketing nos Estados Unidos.
Para o AMA, o marketing é uma atividade que envolve um conjunto de processos que são capazes de criar, comunicar e trocar ofertas que possuem valor para as partes envolvidas.
Com essa definição, é possível observar que o marketing não é uma ferramenta que visa unicamente uma margem de lucro maior. Através dos conjuntos de estratégia, é possível realizar vendas de armazéns gerais e outros tipos de produtos.
Desse modo, muitas pessoas acabam descartando o pensamento de que o marketing tem o foco principal em fazer com que a empresa consiga novos lucros.
Como já citado neste texto, o marketing também tem a responsabilidade de agregar mais valor para os produtos, ou serviços oferecidos pela empresa.
Esses valores devem acontecer na percepção dos diferentes públicos sobre como o custo-benefício entre pela empresa pode ser vantajoso para os consumidores.
Continuando, temos o The Chartered Institute of Marketing, que representa o Reino Unido e todas as pessoas envolvidas nessa área.
Para a instituição, o marketing pode ser definido como um conjunto de processos que é responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes obtendo, obviamente, lucros maiores.
As necessidades do cliente é um fato no qual está relacionado diretamente com o marketing, com isso é mais que interessante que a sua empresa saiba as principais características do seu público-alvo, onde é possível identificar, por exemplo, que os seus desejos podem ser por equipamentos como capacete de construção civil.
As principais necessidades dos consumidores merecem uma atenção maior dos gestores da empresa, afinal, elas são inerentes ao ser humano, onde não cabe ao marketing, em certos casos, criá-las.
A necessidade do cliente é uma atividade a ser executada, onde é necessário perceber as principais carências das pessoas e, com isso, despertar o desejo delas para que só então possam ser supridas.
Aproveitando essa definição, naturalmente iremos ao que Philip Kotler diz sobre o marketing, que resumidamente é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para as necessidades de um público-alvo obtendo lucro.
Um dos poderes do marketing é a capacidade de identificar necessidades e desejos não preenchidos. Para que isso aconteça, há todo um processo onde envolve a definição, medição e a quantificação do tamanho do mercado e o potencial do lucro.
O marketing também é capaz de apontar quais os segmentos da empresa que possuem o potencial de servir melhor, e criar e promover os produtos e serviços mais apropriado para um determinado perfil.
Para o estudioso Kotler, o marketing define como uma ação onde tem capacidade suficiente de suprir necessidades gerando o que a empresa mais almeja, que é o lucro.
Com isso, uma fábrica de embalagens, por exemplo, pode traçar os principais desejos de seus clientes para conseguir entregar uma experiência mais satisfatória.
Em meio a tantas definições e percepções, não podemos esquecer o objetivo central das empresas, que é o lucro.
É através do rendimento lucrativo que a empresa consegue se garantir no mercado, e manter a competitividade com as outras organizações.
Ser diferente de outras companhias e manter um número favorável de lucro, é um dos motivos que fazem o marketing sobreviver.
Contudo, devemos pontuar que o marketing também pode ser utilizado por organizações que não visam obter lucro, como ONGs e instituições públicas.
Nesse caso, o uso do marketing é mais para conseguir que o público fique engajado com as campanhas, fortalecendo naturalmente a marca.
Como surgiu o marketing
Até então, não há uma data específica que oficialize a origem do marketing. Contudo, podemos considerar que o marketing passou a existir desde quando as pessoas começaram a fazer trocas de mercadorias entre si.
Considerando que a população começou a criar comércios por volta do século XV, já era possível encontrar algumas práticas que fazem parte do marketing.
Porém, só no século XX com a sequência da Revolução Industrial e a consolidação da economia de mercado, que o marketing passou a ser firmado.
Como captar novos clientes
Aumentar a base de clientes dentro de uma empresa significa que o lucro pode aumentar. O marketing por sua vez, consegue lidar com essa parte por meio de alguns passos. São eles:
Defina suas personas;
Crie campanhas para cada etapa do funil de vendas;
Use múltiplos canais de venda;
Use redes sociais para captar possíveis clientes;
Tenha uma conversa personalizada;
Monte uma proposta comercial;
Use dados e métricas para otimizar as vendas;
Automatize o processo de vendas.
Entenda agora, como funciona cada uma dessas etapas citadas acima, para entender melhor o processo de captação.
Defina suas personas
Definir a persona de seus consumidores está ligado diretamente com o alcance dos seus conteúdos, e a maneira de se comunicar com eles. Nessa parte, é preciso entender as principais necessidades, dores, desejos e hábitos de seus clientes.
Crie ações de marketing
Criar as ações de marketing para cada etapa do funil de vendas, é uma forma de direcionar melhor os seus produtos para cada grupo de consumidores.
Use múltiplos canais de venda
Usar múltiplos canais de venda é um processo que consegue atingir um dos objetivos que os empresários mais buscam, que é aumentar o seu alcance. As melhores plataformas são aquelas que o seu público estará presente.
Use redes sociais
As redes sociais são um espaço capaz de reunir várias pessoas com diferentes perfis, assim, acaba se tornando um espaço para conseguir novos clientes com conteúdos estratégicos.
Tenha uma conversa personalizada
Ter uma conversa personalizada é entender como seus clientes se comunicam, ou seja, é preciso ter uma linguagem de acordo com o que é praticado entre os consumidores.
Essa parte também abrange uma abordagem mais eficaz, visando responder e sanar problemas de forma rápida.
Monte uma proposta comercial
A proposta comercial é uma das partes mais importantes do marketing, isso porque não adianta aplicar as estratégias de marketing se a proposta não for favorável. Portanto, estude as necessidades do seu público para auxiliar nesse processo.
Use métricas e dados
As métricas e os dados são informações necessárias para otimizar a venda da sua empresa, afinal, elas são capazes de exemplificar como está o andamento dos produtos vendidos.
Automatize o processo de vendas
Atualmente, quanto melhor é a automatização de vendas, maior serão as chances do cliente comprar com você novamente.
Quanto menos tempo durar o processo da venda, melhor será o nível de satisfação do consumidor. O mesmo acontece por meio de um laudo ergonômico, quanto menos tempo levar para levantar os dados trabalhistas, melhor.
Por fim, pontuamos que o marketing é responsável por todos os objetivos que a sua empresa busca alcançar, e optar por aplicar ela é um processo que, dependendo do caso, pode dar resultados a longo prazo. Contudo, basta ter paciência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.