Sabemos que o conteúdo é o responsável direto por mover tudo o que há dentro da internet. Contudo, mais importante que ele é trabalhar o ciclo de criação de conteúdo para garantir uma eficiência melhor no universo digital.
Devido ao fato de que qualquer pessoa é capaz de criar qualquer conteúdo, a internet ficou minada de informações, e a maioria delas não são úteis, porque em alguns casos elas surgem de pessoas que não são qualificadas para tal colocação.
Portanto, fica evidente que as pessoas estão cada vez mais necessitadas de conteúdos que são relevantes e de qualidade. Esse tipo de necessidade pode ser vista, por exemplo, em temas sobre avcb corpo de bombeiros, explicando melhor o que se trata.
Entretanto, antes mesmo de você querer já desenvolver materiais para a internet, tenha em mente que há todo um processo por trás para só então começar a fazer as postagens.
Antes de começar a falar das maneiras corretas para você organizar o seu ciclo de criação, é interessante saber os princípios que os conteúdos da internet precisam ter.
Esses princípios são a base para uma empresa buscar aqueles usuários que pesquisam coisas como “manta impermeabilizante valor”, por exemplo.
Quando o assunto é desenvolver materiais para publicar na internet, é inevitável não comentar sobre o marketing de conteúdo, que nada mais é do que uma estratégia capaz de alcançar vários resultados satisfatórios, mesmo sem investir um valor alto.
Não é novidade que a internet está repleta de textos, vídeos e materiais que podem ser úteis para a sua persona. Ou seja, não basta apenas produzir, é necessário saber como tornar esse processo mais eficiente e produtivo, potencializando os resultados.
Para contextualizar melhor o tema, devemos primeiro entender o que é a produção de conteúdo e como ela é importante para você conseguir ganhar o seu reconhecimento com o público.
Em outras palavras, podemos dizer que a produção de conteúdo é uma prática para se tornar autoridade no segmento em que você atua. Ser autoridade para uma empresa de raspagem de pisos de madeira, por exemplo, é significado de lucratividade.
Podemos dizer que o usuário passa a ver a sua empresa como um aliado, como alguém que o ajudou em um momento de dificuldade ou apresentou as ferramentas necessárias para atingir o sucesso de algo.
O lead passa a confiar ainda mais na sua palavra e no trabalho que o seu negócio realiza, aumentando assim as chances de conversão, o que é essencial para uma empresa demolidora para aumentar o número de clientes.
Portanto, a produção de conteúdo pode ser entendida como o ato de gerar materiais relevantes para o seu público-alvo, e assim fortalecer a imagem e a reputação da sua empresa.
Por sua vez, os formatos que um conteúdo pode ter pode variar, ou seja, é necessário saber o formato ideal para tratar sobre reforma de calhas e telhados, por exemplo.
Os textos de 500 palavras que são postados diariamente têm a sua importância, mas na verdade essa é apenas uma das diversas possibilidades que você tem para entreter o seu público.
Pensando nisso, listamos abaixo os principais tipos de conteúdo para serem desenvolvidos. Conheça-os:
É através dos e-books que algumas organizações conseguem gerar até 10 mil leads por mês. Portanto, um site sobre climatizador comercial pode ter potencial para aumentar o número de clientes por meio de e-books.
Você pode pensar que um e-book nada mais é do que um post vitaminado, e em partes essa consideração está certa.
Se você está acostumado em ter dificuldade em escrever um artigo de 500 palavras, imagine redigir um e-book de 4500 palavras, incluindo algumas estratégias de marketing, como a inserção de um CTA.
Além disso, vale a pena pontuar que um e-book costuma tratar de temas como inspeção predial a saúde dos edifícios com mais profundidade do que um post de blog.
Ou seja, ao redigir um material desse tipo, não se pode ser tão direto e simples quanto um artigo. Um e-book exige que o redator seja mais didático, aprofundando-se no tema e explicando os detalhes, trazendo novos pontos de vista para o seu leitor.
Vale lembrar também que esse tipo de material merece uma boa diagramação para ser mais atrativo.
As redes sociais são as principais portas de divulgação de uma empresa, por isso produzir conteúdos focados no objetivo de cada uma é um processo complicado, mas necessário de se dominar.
Não pense que basta apenas copiar um conteúdo e colocar em uma outra rede social. É necessário adaptar a linguagem e escrever chamadas que engajam e despertem a curiosidade de seus leitores.
Sabemos que o infográfico é uma imagem que na maioria das vezes é desenvolvida por um designer. Contudo, são imagens que facilitam a leitura de um conteúdo. Ou seja, por trás de um infográfico há uma produção de conteúdo voltado para aquele objetivo.
Nesse formato de conteúdo, é importante se perguntar sobre quais serão os números a serem destacados, visto que o espaço para o texto, por exemplo, é bastante limitado, e por isso é necessário ser objetivo para que o leitor possa entender a mensagem a ser passada.
Inclusive, os infográficos são um tipo de conteúdo que pode ser extremamente útil para as redes sociais. Afinal, para chamar a atenção dos usuários basta ter uma imagem com informações impactantes.
Caso você esteja em um ramo que trabalhe muito com o visual, com moda ou decoração, as fotografias podem ser a melhor forma de conteúdo a serem exploradas.
Mesmo se o segmento da empresa seja sério, como uma advocacia, por exemplo, sabendo utilizar as informações da maneira correta, é possível sim chamar a atenção do público.
Contudo, não esqueça de revisar o básico, que são os eventuais erros gramaticais ou de digitação e formatação incorreta.
Devido ao fato de que qualquer pessoa é capaz de criar qualquer conteúdo, a internet ficou minada de informações, e a maioria delas não são úteis, porque em alguns casos elas surgem de pessoas que não são qualificadas para tal colocação.
Portanto, fica evidente que as pessoas estão cada vez mais necessitadas de conteúdos que são relevantes e de qualidade. Esse tipo de necessidade pode ser vista, por exemplo, em temas sobre avcb corpo de bombeiros, explicando melhor o que se trata.
Entretanto, antes mesmo de você querer já desenvolver materiais para a internet, tenha em mente que há todo um processo por trás para só então começar a fazer as postagens.
Antes de começar a falar das maneiras corretas para você organizar o seu ciclo de criação, é interessante saber os princípios que os conteúdos da internet precisam ter.
Esses princípios são a base para uma empresa buscar aqueles usuários que pesquisam coisas como “manta impermeabilizante valor”, por exemplo.
Quando o assunto é desenvolver materiais para publicar na internet, é inevitável não comentar sobre o marketing de conteúdo, que nada mais é do que uma estratégia capaz de alcançar vários resultados satisfatórios, mesmo sem investir um valor alto.
Não é novidade que a internet está repleta de textos, vídeos e materiais que podem ser úteis para a sua persona. Ou seja, não basta apenas produzir, é necessário saber como tornar esse processo mais eficiente e produtivo, potencializando os resultados.
Para contextualizar melhor o tema, devemos primeiro entender o que é a produção de conteúdo e como ela é importante para você conseguir ganhar o seu reconhecimento com o público.
Produção de conteúdo
Na prática, a produção de conteúdo significa oferecer materiais, que podem ser em diferentes formatos, que sejam úteis e relevantes para o público-alvo. Seguindo essa premissa, o conteúdo é capaz de atrair consumidores em potencial para o seu negócio.Em outras palavras, podemos dizer que a produção de conteúdo é uma prática para se tornar autoridade no segmento em que você atua. Ser autoridade para uma empresa de raspagem de pisos de madeira, por exemplo, é significado de lucratividade.
Podemos dizer que o usuário passa a ver a sua empresa como um aliado, como alguém que o ajudou em um momento de dificuldade ou apresentou as ferramentas necessárias para atingir o sucesso de algo.
O lead passa a confiar ainda mais na sua palavra e no trabalho que o seu negócio realiza, aumentando assim as chances de conversão, o que é essencial para uma empresa demolidora para aumentar o número de clientes.
Portanto, a produção de conteúdo pode ser entendida como o ato de gerar materiais relevantes para o seu público-alvo, e assim fortalecer a imagem e a reputação da sua empresa.
Por sua vez, os formatos que um conteúdo pode ter pode variar, ou seja, é necessário saber o formato ideal para tratar sobre reforma de calhas e telhados, por exemplo.
Quais os principais tipos de conteúdo?
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, produzir conteúdo não se limita apenas em posts de blog, por exemplo.Os textos de 500 palavras que são postados diariamente têm a sua importância, mas na verdade essa é apenas uma das diversas possibilidades que você tem para entreter o seu público.
Pensando nisso, listamos abaixo os principais tipos de conteúdo para serem desenvolvidos. Conheça-os:
E-books
Vamos começar falando do principal tipo de conteúdo que vem sendo utilizado frequentemente pelos principais sites. O e-book, para algumas empresas, é a principal maneira para conseguir novos contatos.É através dos e-books que algumas organizações conseguem gerar até 10 mil leads por mês. Portanto, um site sobre climatizador comercial pode ter potencial para aumentar o número de clientes por meio de e-books.
Você pode pensar que um e-book nada mais é do que um post vitaminado, e em partes essa consideração está certa.
Se você está acostumado em ter dificuldade em escrever um artigo de 500 palavras, imagine redigir um e-book de 4500 palavras, incluindo algumas estratégias de marketing, como a inserção de um CTA.
Além disso, vale a pena pontuar que um e-book costuma tratar de temas como inspeção predial a saúde dos edifícios com mais profundidade do que um post de blog.
Ou seja, ao redigir um material desse tipo, não se pode ser tão direto e simples quanto um artigo. Um e-book exige que o redator seja mais didático, aprofundando-se no tema e explicando os detalhes, trazendo novos pontos de vista para o seu leitor.
Vale lembrar também que esse tipo de material merece uma boa diagramação para ser mais atrativo.
Postagens em redes sociais
As postagens em redes sociais é uma prática que muitos que trabalham com marketing digital já conhecem. Inclusive é costume de uma consultoria segurança contra incêndio e outros negócios serem ativos em redes sociais.As redes sociais são as principais portas de divulgação de uma empresa, por isso produzir conteúdos focados no objetivo de cada uma é um processo complicado, mas necessário de se dominar.
Não pense que basta apenas copiar um conteúdo e colocar em uma outra rede social. É necessário adaptar a linguagem e escrever chamadas que engajam e despertem a curiosidade de seus leitores.
Infográficos
Os infográficos, assim como os e-books, são um tipo de conteúdo frequentemente utilizado para aumentar o tráfego no site.Sabemos que o infográfico é uma imagem que na maioria das vezes é desenvolvida por um designer. Contudo, são imagens que facilitam a leitura de um conteúdo. Ou seja, por trás de um infográfico há uma produção de conteúdo voltado para aquele objetivo.
Nesse formato de conteúdo, é importante se perguntar sobre quais serão os números a serem destacados, visto que o espaço para o texto, por exemplo, é bastante limitado, e por isso é necessário ser objetivo para que o leitor possa entender a mensagem a ser passada.
Inclusive, os infográficos são um tipo de conteúdo que pode ser extremamente útil para as redes sociais. Afinal, para chamar a atenção dos usuários basta ter uma imagem com informações impactantes.
Vídeos
Os vídeos são, para algumas empresas, a principal maneira de criar conteúdos educativos. Por outro lado, é por meio desse formato que as organizações conseguem fazer entrevistas e demonstrações de seus produtos.Imagens
Assim como os vídeos, as imagens também têm um poder muito grande de compartilhamento, o que pode aumentar significativamente o engajamento da sua empresa.Caso você esteja em um ramo que trabalhe muito com o visual, com moda ou decoração, as fotografias podem ser a melhor forma de conteúdo a serem exploradas.
Memes
Não é de hoje que desenvolver conteúdos seguindo o estilo meme consegue atrair a atenção do público. Mais do que isso, esse tipo de conteúdo consegue fazer com que o usuário crie uma identificação com a empresa pelo simples fato de ser engraçado.Mesmo se o segmento da empresa seja sério, como uma advocacia, por exemplo, sabendo utilizar as informações da maneira correta, é possível sim chamar a atenção do público.
Como criar o seu ciclo de criação de conteúdo?
Até aqui você já pôde entender o que é a produção de conteúdo e os seus principais formatos. Agora chegou uma parte muito importante, que é o ciclo de criação de conteúdo, que nada mais é do que as etapas necessárias antes de começar as postagens. Confira:1. Se organize
O primeiro passo a ser dado é se organizar. Trata-se de uma etapa básica, onde você deve priorizar todas as suas atividades mais importantes, sem comprometer o fluxo de produção dos seus conteúdos.2. Conheça seu público
Conhecer o seu público é a base para a criação dos conteúdos, portanto trace o perfil deles. Com base nas características, você irá perceber que o desenvolvimento dos conteúdos ficará ainda mais fácil de ser feito.3. Estude muito
A prática de estudar é fundamental em todas as esferas possíveis, mas quando se trata de produção de conteúdos, conhecimento nunca é demais. Ao estudar você é capaz de apresentar novidades e informações relevantes para o seu público.4. Entenda o básico de SEO
Talvez a estratégia de marketing mais importante dentro do mercado, o SEO é a base para você conseguir construir uma base de clientes fiéis para a sua empresa.5. Não seja perfeccionista
Ao desenvolver o conteúdo, tente não ser perfeccionista. Lógico, capriche na medida do possível, mas tente entregar o material no prazo estabelecido e faça melhorias posteriormente.Contudo, não esqueça de revisar o básico, que são os eventuais erros gramaticais ou de digitação e formatação incorreta.
6. Acompanhe as métricas
Acompanhar as métricas é essencial para saber os pontos que precisam ser melhorados, e os que devem permanecer do jeito que estão. Por fim, adote algumas práticas básicas, como:- Fazer networking;
- Manter as ideias fluindo;
- Ter uma equipe para ajudar na construção das ideias;
- Buscar referências.