Se existe uma ferramenta que vem modificando muito a relação com a qual as empresas se conectam com o seu público é a rede social. Uma plataforma de interação onde é possível para as marcas criar uma comunicação diferenciada com a sua audiência.
Esse pode até não ter sido o propósito inicial dessas redes, que pregavam a possibilidade dos usuários contarem com um serviço de compartilhamento de conteúdos e mensagens, interagindo entre si sobre os mais diferentes temas e assuntos.
Não demorou muito para que as empresas passassem a enxergar as possibilidades de comércio que podiam ser adotadas diante dessas plataformas, com o desenvolvimento de estratégias de marketing focadas nesse ambiente digital.
Existindo uma pluralidade não apenas de técnicas que podem ser implementadas tendo as redes sociais como uma ferramenta de conexão, mas também de setores que podem ali destacar suas ofertas, como serviços de contabilidade em geral.
Pois essas redes sociais contam com um número diverso de usuários, com interesses distintos, que conseguem se reunir através dessas plataformas, formando grupos de contato através da internet.
Uma reunião positiva para as empresas, que conseguem assim atingir diretamente o seu nicho de público, reunidos em um só ambiente. E junto a isso existe também a diversidade de redes sociais, cada uma com sua especialidade e características próprias.
Facilitando para uma companhia que oferece serviços de aluguel de impressora Sao Paulo direcionar os seus anúncios para um grupo interessado nesse assunto, segmentando-os por região e por nível de interesse apresentado nesse tipo de serviço.
Sendo essa apenas uma das razões pelas quais as redes sociais se posicionam como uma ferramentas cada vez mais importante para o ambiente comercial, seja ele físico ou virtual.
Facebook
Uma das redes sociais pioneiras, o Facebook se mantém forte até hoje por causa de seu constante processo de modernização, adotando técnicas e ferramentas que conversam com atenção e necessidade dos seus usuários, tudo de maneira ampla. E é justamente essa pluralidade que torna o Facebook uma rede social indicada a praticamente a todos os setores de negócio, desde um mercado amplo como uma marca de refrigerantes a um setor de nicho como um curso de comissário de voo comercial. Fora a questão dos anúncios, via Facebook Ads, essa plataforma é recomendada também para o compartilhamento de conteúdos referentes à sua empresa, aumentando assim a interação do público com a sua marca.Instagram
O Instagram também se destaca por sua pluralidade de público, sendo uma das redes sociais que mais cresce em número de usuários, contudo, ele possui uma característica específica que destaca os seus serviços que é a questão visual. Sendo uma rede que teve início com o compartilhamento de fotos e imagens, até hoje ela mantém esse apelo para conteúdos audiovisuais, destacando recentemente a presença de vídeos curtos, em diferentes formatos, dentro de sua plataforma. O que é positivo para uma marca que busca destacar o seu catálogo de produtos, como um balão metalizado azul, uma mesa de centro para aniversário, além de outros artefatos para a decoração de festas.LinkedIn
Até mesmo redes sociais e perfil mais formal, como o LinkedIn, podem ser benéficas para quem administra um negócio, sendo importante para trabalhar os conceitos presentes em uma empresa, como um serviço de portaria 24h e a concepção de segurança. Podendo também serem comercializados produtos de nicho específico, como um curso educativo, voltado à formação acadêmica dos usuários, além de outros serviços de base mais técnica, conectando-se aos interesses desse nicho profissional.Twitter
Diferentemente das outras redes, o Twitter é conhecido por ser uma rede de segunda tela, ou seja, sendo utilizado enquanto o indivíduo consome algum produto em outra plataforma. Comentando sobre um campeonato esportivo ou um filme na TV. Logo, é interessante para se trabalhar campanhas multiplataformas, dando apoio às inserções comerciais realizadas junto a outras mídias, como no lançamento de um produto ou uma promoção. Com base em todos esses benefícios e com as redes sociais existentes, só é preciso analisar quais são os seus objetivos comerciais e qual o setor de serviço no qual sua empresa se encontra, de forma a definir a melhor plataforma a se trabalhar. De forma a alcançar os melhores resultados que uma estratégia otimizada para a internet pode trazer aos seus negócios, ampliando assim não só o seu número de clientes e de vendas, mas também otimizando a relação de contato com o seu público.
Os benefícios das redes sociais para o mercado
As plataformas sociais de interação na internet permitem com que os usuários consigam se reunir e discutir sobre os mais diversos temas, sendo essa uma das principais características que fazem dessas redes cada vez mais populares. Mas para segurar o interesse do público essas redes precisam frequentemente otimizar as suas ferramentas oferecidas, chegando até o ambiente de comércio ao qual é encontrado nos dias de hoje. No qual é possível não só pesquisar sobre um produto específico, como também entrar em contato com as empresas responsáveis, para tirar qualquer dúvida sobre as suas características, preço, e outros fatores relacionados à compra. Incluindo a aquisição em si desse produto ou serviço, sendo possível encomendar um filamento 3D para a sua máquina de impressão, sem a necessidade de navegar até o site de vendas desse fornecedor, ou se movimentar até a sua loja física. De uma forma geral, os benefícios apresentados pelas redes sociais em relação às atividades comerciais de uma empresa se destacam por meio de:- Maior tráfego para o site;
- Diferentes ações de impacto;
- Criação de prestígio para a marca;
- Divulgação dos seus serviços e produtos;
- Engajamento com os clientes;
- Análise otimizada dos seus resultados comerciais.