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Saiba como expandir sua marca através do Inbound Marketing

Eduardo Larbac - 14 de junho de 2019

Saiba como expandir sua marca através do Inbound Marketing Saiba como expandir sua marca através do Inbound Marketing
O mercado muda constantemente e é preciso atenção por parte dos empreendedores para ajustar as estratégias e zelar pela estabilidade da corporação. Até porque, a busca por melhorias é contínua e em um cenário em que o meio digital tem grande impacto na jornada de compra das pessoas, estratégias como o inbound marketing ganham cada vez mais espaço.

A premissa do inbound, conforme será relatado no decorrer do texto, é atrair os clientes por meio de conteúdos ricos. A partir deste ponto, há mais oportunidades para que as soluções da empresa sejam apresentadas e as chances tanto de venda quanto de fidelização sejam potencializadas.

Como é o processo do inbound?

Há quatro etapas de maior destaque ao se tratar do inbound marketing e é justamente esse tipo de processo responsável por dar destaque a essa estratégia para os mais variados setores. As etapas são as seguintes:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Encantamento.

A atração ocorre essencialmente por meio de conteúdo relevante e tem como principal proposta a conquista de usuários que sejam valiosos e visitam regularmente as páginas da empresa. Esse tipo de processo pode ser realizado por meio de posts em blogs, redes sociais, entre outras alternativas.

Na conversão, a empresa já visa estratégias voltadas para um maior engajamento e demonstração de interesse. Por exemplo, os visitantes mais envolvidos com o conteúdo de uma empresa que comercializa armário de inox, podem ter as informações captadas por meio de formulários, entre outras possibilidades.

O passo de venda pode ser realizado por meio de conteúdos personalizados, reuniões e ligações, pois é um ponto em que o cliente em potencial está mais preparado para esse tipo de abordagem. Já o encantamento prioriza ainda mais o oferecimento da experiência positiva para o cliente.

No entanto, para que esse processo como um todo seja realizado de forma adequada, conforme será visto a seguir, é preciso que exista atenção às particularidades de cada parte do funil de vendas.

Entenda o funil em cada etapa

O conceito de funil de vendas é crucial para diversas estratégias de marketing digital e é algo que se enquadra também no inbound para a compreensão da jornada de compra do cliente. No entanto, para cada fase do processo, conforme apontado, a tática empregada sofre algumas alterações para que os resultados sejam de fato satisfatórios.

O funil se divide em três etapas: topo, meio e o fundo. A primeira está relacionada essencialmente com a parte de aprendizado e descoberta, em que a pessoa não sabe ao certo o tipo de solução que busca. Devido a essa questão, os materiais recomendados para essa etapa são aqueles fáceis de absorver e compartilhar, que preza pelo suporte na educação do mercado.

Por exemplo, empresas de transporte em SP nesse ponto podem apresentar a importância da segurança na movimentação e como potencializar esse fator. É importante que o foco não seja o serviço, mas em apresentar informações valiosas para conduzir o usuário para a próxima etapa.

Se no ponto anterior a intenção de compra é sutil ou ainda não existe, no meio do funil o cliente em potencial já compreende qual é o tipo de problema e consequentemente, procura uma solução. Não significa que esteja totalmente preparado para uma aquisição, mas o engajamento é mais consistente.

O conteúdo pode ser mais avançado neste momento e materiais diferenciados podem ser oferecidos para obter informações e nutrir os leads, que são clientes em potencial que indicam interesse pela empresa. É o exemplo de um usuário que busca por um fornecedor de produtos de limpeza e se depara com materiais ricos de uma fábrica de detergente, como e-books.

Com as informações obtidas, existe a possibilidade de nutrir os leads para manter o interesse. Dessa forma, a intenção para fechar negócio será elevada, o que envolve a última fase do funil, onde o cliente avalia qual é a solução de maior potencial para atender sua necessidade, sendo de grande importância que as empresas apresentem ofertas mais atrativas para estimular a venda.

Após todo esse processo, é imprescindível que os profissionais continuem atualizando os conteúdos, preservando a qualidade e atendendo tudo o que foi proposto ao cliente, principalmente para não perder a relação estabelecida.

O inbound marketing pode ser aplicado em diferentes áreas?

O marketing digital apresenta grande diversidade e sem dúvidas, é um fator que exige a avaliação cautelosa de profissionais para detectar quais são os métodos mais compatíveis com os objetivos, setor econômico e recursos da corporação.

No caso do processo do inbound marketing, é válido observar que se trata de uma tática de grande versatilidade. Sendo assim, tem grande potencial para empresas de diferentes setores e portes. Por exemplo, uma pequena empresa que realiza manutenções em máquina café expresso profissional pode optar pelo inbound e aplicar investimento aos poucos.

O ideal é que exista equilíbrio e um planejamento adequado, seja um e-commerce, instituição de ensino, empresa da área de saúde ou agência. Com os processos certos, é possível expandir de forma significativa uma marca. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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