Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Saiba desenvolver treinamentos de marketing em sua empresa

Eduardo Larbac - 26 de fevereiro de 2020

Saiba desenvolver treinamentos de marketing em sua empresa Saiba desenvolver treinamentos de marketing em sua empresa

Os treinamentos são fundamentais para as instituições, pois é por meio deles que todos os colaboradores são informados sobre uma série de assuntos referentes à organização.

Para que uma empresa tenha uma boa performance e consiga atingir seus resultados, é importante que todos os colaboradores entendam o motivo de suas atividades. 

Por ser formada por diversos setores que atuam para oferecer produtos e serviços de qualidade, todos devem entender o que fazem e por que fazem.

No que diz respeito ao Marketing, é ainda mais importante que todos os colaboradores recebam um treinamento, principalmente o que tange Marketing Digital.

Quando todos os funcionários estão por dentro dos temas e estratégias relacionados ao Marketing, fica muito fácil atingir os resultados esperados e conseguir mais espaço no mercado.

O Marketing, principalmente o Marketing Digital, é o melhor caminho para se destacar em um mercado tão concorrido. 

E não é apenas o setor de Marketing que precisa estar por dentro das informações mais importantes, mas a empresa como um todo.

Neste artigo nós falaremos sobre a importância de treinamento em Marketing para empresas, o que é esse treinamento, por que falar sobre Marketing Digital, quais os principais pontos a serem abordados e alguns exemplos práticos.

O que é treinamento de marketing?

As empresas são formadas por um grupo de pessoas, cujo número depende do tamanho da organização e do produto ou serviço que oferecem.

Independentemente da quantidade de colaboradores, todos devem saber sobre as atividades realizadas dentro da organização, como e por que fazê-las. Principalmente aquelas voltadas à promoção da marca no mercado.

O marketing, principalmente o marketing digital, é parte fundamental da sobrevivência de uma empresa. 

Por isso, é essencial oferecer um treinamento para que os colaboradores entendam sua importância, mesmo aqueles que não fazem parte do time de marketing.

Algumas organizações possuem sua equipe de profissionais de marketing e publicidade, e podem oferecer a eles treinamento de reciclagem ou para abordar novidades do setor.

Outras empresas são menores e não contam com profissionais especializados na área. 

Muitas vezes, essas mesmas organizações não possuem recursos suficientes para investirem em uma agência, portanto, podem optar por um treinamento aos colaboradores feito pelos sócios, para disseminação dessas estratégias.

Uma empresa de locação de espaço comercial, por exemplo, pode oferecer um treinamento em Marketing Digital e Marketing Tradicional a seus colaboradores. 

Nesse momento, um profissional altamente qualificado oferece meios que possibilitam a aprendizagem.

Um treinamento muda o comportamento dos colaboradores de maneira positiva e benéfica, por meio de uma atividade previamente planejada. 

Isso tem como intuito desenvolver rapidamente o conhecimento dos colaboradores, das mais diversas empresas e uma série de setores.

Uma assistência técnica de conserto TV LCD pode oferecer treinamento para melhorar as atitudes, habilidades e conhecimentos de alguns de seus funcionários, por exemplo.

Além de oferecer novos conhecimentos, os treinamentos também podem ser usados como uma maneira de reciclar o tema, mantendo os colaboradores sempre bem atualizados.

Importância do treinamento marketing

Desenvolver novas habilidades é muito importante para os profissionais. Quando o assunto é marketing, as informações estão sempre se atualizando, o que torna necessário que o profissional sempre se atualize.

O marketing é importante porque é por meio dele que as organizações alcançam suas metas. Portanto, para acompanhar o mercado e conseguir melhores resultados, é fundamental a realização de treinamentos.

No Brasil, os treinamentos estão crescendo em um ritmo bastante animador para o mercado. 

Empresários de diversos nichos, como fabricantes de ecobag dobrável, por exemplo, cada vez mais entendem a importância do treinamento e busca isso como valorização pessoal e aprimoramento técnico.

Algumas das principais vantagens do treinamento marketing para uma empresa são:
  • Melhoria de desempenho;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Aumento na produtividade;
  • Entendimento em relação às normas da corporação.
Os produtos e serviços precisam ser bem apresentados se quiserem vender. Mas isso não é conhecimento obrigatório apenas de uma equipe de Marketing, mas de todos da empresa.

Uma loja de acessório para bicicleta aro 29, por exemplo, preparará seus funcionários para os desafios e desenvolvimento, possibilitando que eles conheçam bem a área de Marketing, tão importante para a sobrevivência da corporação.

Os treinamentos também possibilitam que as empresas encontrem entre seus colaboradores os verdadeiros talentos. 

Além disso, um treinamento bem alinhado com os ideais da organização fará com que ela seja conhecida da maneira como deseja.

A integração de diversas equipes é uma maneira de fortalecer os vínculos entre os colaboradores, fazendo com que todos estejam focados nas metas e objetivos da empresa.

E quando falamos sobre Marketing, também estamos nos referindo à maneira como seus funcionários se comportam nas redes sociais.

Esses fatores colaboram com a imagem da empresa, mas pode ser de maneira negativa, se o colaborador não estiver ciência de que o Marketing da empresa em que atua continua com ele quando não está no expediente.

Mas com o advento da internet, é fundamental que as empresas pontuem o Marketing Digital e ofereça treinamentos ligados a ele. 

Seja uma grande multinacional ou uma pequena empresa voltada a controle de acesso externo, todos devem estar atentos ao Marketing Digital.

Afinal, por que falar sobre Marketing Digital?

A internet faz parte do dia a dia das pessoas e das organizações. O consumidor moderno pesquisa na rede as informações sobre o que deseja adquirir, antes de fechar negócio. Sendo assim, todas as marcas devem estar presentes na internet.

Isso deve ser feito da maneira certa, seguindo todas as ferramentas de Marketing Digital. Antigamente, era comum que propagandas na TV, no rádio, jornais e revistas fossem o suficiente para influenciar o consumidor, mas hoje em dia isso mudou.

A internet abriu espaço para todos, mas essa facilidade também aumentou consideravelmente a concorrência. 

Por isso, falar sobre Marketing Digital é importante para garantir uma forte presença na internet, construir uma audiência qualificada, falar com o público na hora certa e se destacar perante a concorrência.

Além disso, por meio dessas estratégias, é possível fazer com que todos os colaboradores entendam esses benefícios.

Sendo assim, vamos mostrar os principais pontos a serem abordados durante um treinamento Marketing, que podem ser realizados tanto por uma empresa de transporte de pequenas cargas quanto por outros segmentos.

Dicas para treinamento de Marketing Digital

O Brasil é um dos países mais conectados do mundo, por isso, é importante que as empresas também se façam presentes na internet. 

Mas, para tal, elas precisam saber fazer uso de algumas estratégias de Marketing Digital, que hoje em dia é considerado o principal meio de divulgação.

Alguns dos pontos principais a serem abordados, referente ao Marketing Digital são:
  • Segmentação de público e persona;
  • Mídias sociais;
  • Inbound marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • SEO.
Obviamente, o Marketing Digital envolve diversas outras ferramentas, mas estes pontos são cruciais para que os colaboradores entendam mais sobre o assunto.

Uma empresa de pintura predial não só pode como deve abordar o que é segmentar o público e criar o perfil de cliente ideal (persona), de modo a entender como direcionar corretamente as estratégias de marketing.

As mídias sociais são usadas diariamente pelo público consumidor, como também pelos colaboradores e gestores de uma empresa. É importante que todos saibam usá-las a favor da organização.

Também é essencial entender como se posicionar nas redes sociais, como dialogar com o público-alvo e aprender estratégias para esses ambientes.

Outro fator importante que não pode ficar de fora é o Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração. 

Essa ação mudou a maneira como as organizações se relacionam com seus clientes, focando na geração de conteúdo de valor aos consumidores.

Uma fabricante de lamparina alumínio pode ensinar aos seus colaboradores, por meio de um treinamento que aborde o Inbound Marketing, como oferecer o conteúdo certo aos seus clientes, fazendo pesquisas e mapeando suas estratégias.

O Marketing de Conteúdo também deve ser abordado, já que faz parte das estratégias de Inbound Marketing. 

Isso porque é muito mais fácil, atualmente, conquistar um público por meio do conteúdo gerado do que pelo próprio produto ou serviço.

O Marketing de Conteúdo ressalta a importância e o conhecimento da marca, fazendo com que o consumidor confie mais na corporação.

O SEO também precisa fazer parte do conhecimento dos colaboradores, é por meio dele que os sites e blogs das empresas se destacam nos mecanismos de busca, aumentando o tráfego e trazendo mais notoriedade para os produtos e serviços.

O Marketing, e principalmente o Marketing Digital, são peças-chave para a sobrevivência das organizações e precisam ser conhecidos de todos os colaboradores.

Por meio dos treinamentos, é possível alinhar todas as equipes em busca da construção de uma imagem positiva da empresa.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Vale a pena investir em um treinamento de vendas para sua equipe?
Próximo Artigo Como trabalhar com uma consultoria de marketing digital

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac