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Shadowban: Como evitar a punição do Instagram

Eduardo Larbac - 29 de janeiro de 2020

Shadowban: Como evitar a punição do Instagram Shadowban: Como evitar a punição do Instagram

O uso das redes sociais é muito importante para as marcas, mas algumas punições, como o shadowban podem prejudicar as empresas.

A internet é muito importante para as empresas, principalmente para aplicar suas estratégias de marketing. Ela permite que isso seja realizado de maneira mais assertiva, atendendo às mais variadas demandas do público consumidor.

Para veicular suas estratégias de marketing, as marcas fazem uso de diversos canais, como as redes sociais, e uma das mais utilizadas é o Instagram.

No Brasil, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas, e nele é possível encontrar todos os possíveis perfis de consumidor.

Por conta disso, as empresas investem em seus perfis nessa rede, para estabelecerem uma relação de confiança e muito durável com seus clientes.

É muito importante saber usá-la corretamente para que as publicações alcancem o máximo de pessoas, de maneira segmentada, divulgando uma marca e os produtos ou serviços oferecidos por ela.

Só que, muitas vezes, não saber usar adequadamente o Instagram pode desencadear em um fator não muito positivo, o shadowban.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é shadowban e como evitá-lo.

O que é Instagram?

É muito difícil encontrar alguém que não conheça ou não saiba o que é o Instagram. Essa rede social começou a se popularizar no Brasil por volta de 2012, e hoje, possui milhões de usuários ao redor do mundo.

Trata-se de uma rede social totalmente voltada à publicação de imagens. Os usuários compartilham imagens de momentos, situações e diversos outros acontecimentos de seu dia a dia.

Pessoas e empresas se conectam uns aos outros e compartilham essas imagens. No caso das empresas, o uso do Instagram é importante por diversos motivos, como estar perto de seu público-alvo, podendo estudar seu comportamento e preferências.

Também é importante para divulgar imagens de produtos e serviços e até mesmo do dia a dia dessas empresas por trás de todo o trabalho realizado.

Sendo assim, é muito importante para as marcas marcarem presença nesta rede social, se quiserem se manter em contato com seus consumidores e clientes.

 Assim como outras redes sociais, o Instagram também tem suas regras e é importante que as empresas as conheçam para usá-lo corretamente e evitar o temido shadowban.

O que é shadowban?

Retomando um pouco o que foi dito anteriormente, toda rede social tem suas regras de uso é preciso respeitá-las. 

Todas as empresas, como uma empresa de blindagem de carros ou qualquer outro usuário podem ter um perfil no Instagram para fazer suas publicações.

Mas, isso não quer dizer que possa ser feito de qualquer maneira. O shadowban é um banimento temporário aplicado pelo Instagram. No entanto, apesar de não ser uma prática assumida pela rede social, ela de fato é aplicada a alguns usuários.

Como resultado desse banimento, é muito comum que as publicações não atinjam o mesmo número de pessoas como de costume, diminua as visualizações e outros problemas apareçam.

O comportamento de alguns usuários pode gerar o shadowban, que diminui o alcance das publicações, classificando determinados comportamentos como inadequados.

Traduzindo essa palavra para o português, ela significa “banimento fantasma”. Trata-se de um mecanismo aplicado pelo Instagram para bloquear ou diminuir o desempenho das publicações de uma conta, sem que seja explícito.

De maneira discreta, as publicações deixam de ser visualizadas por outros horários por um determinado período de tempo. Os comentários também diminuem, o que acaba por impactar negativamente uma publicação.

Por exemplo, o perfil de uma oficina que realiza alinhamento e balanceamento a laser deixa de visualizar as publicações de algum perfil que tenha sofrido um shadowban.

Outra situação que pode ocorrer é se um usuário publicar alguma coisa e colocar uma localização, quem clicar no post não consegue ver o conteúdo.

Para ver tudo o que é publicado por um usuário, é necessário visitar o perfil. Apesar de a publicação estar lá, ela não será exposta na linha do tempo dos outros usuários.

Ou seja, não existe um bloqueio explícito de uma publicação, ela fica apenas escondida na linha do tempo de outros usuários, bem como suas hashtags e localização.

Perfis de empresas como uma de inspeção de carros, que são contas comerciais, precisam do uso do Instagram. Conforme falamos, essa rede social é indispensável na vida delas.

Só que são justamente os perfis comerciais que mais sofrem com o shadowban. E foi exatamente por isso que notou-se uma queda no alcance de algumas publicações.

Se o conteúdo não fica visível ao público, na há interação entre este e a marca na rede social. E as empresas dependem do engajamento para divulgarem o que oferecem. 

Mas, o Instagram não faz isso indiscriminadamente, apenas com aqueles perfis que não respeitam suas políticas de uso.

Isso é feito para que a rede social tenha total controle das postas e visibilidade, para que seja uma plataforma orgânica e ofereça as mesmas oportunidades a todos, desde uma multinacional até uma despachante para regularização de CNH suspensa.  

Ao notar que está sendo controlada pelo shadowban, a primeira coisa a se fazer é ter um pouco de paciência, pois a punição é temporária.

Além disso, é importante evitar voltar a cometer tais práticas para não sofrer um novo banimento.

Outros procedimentos também são importantes, como:
  • Não publique nada de 24 a 48 horas;
  • Diminua o volume de postagens por dia;
  • Revogue uso de aplicativos com seu perfil;
  • Entre em contato com o Instagram.
É sempre melhor prevenir do que remediar, por conta disso, o ideal é que um perfil comercial no Instagram, como de uma fabricante de amortecedor de carros importados evite passar pelo shadowban.

Dicas para evitar o shadowban?

Se o Instagram é uma rede social que, assim como qualquer outra, tem suas políticas de uso, o ideal é respeitar isso e evitar o banimento. 

Seguir essas regras pode ser ainda mais proveitoso se a empresa seguir alguns procedimentos.

1- Não use hashtags proibidas

Existem algumas hashtags que são vinculadas a imagens proibidas ou são consideradas inadequadas pelos Instagram.

Por isso, o ideal é evitá-las, e para fazer isso, é sempre bom consultar a lista de hashtags proibidas.

2- Não use muitas hashtags

Alguns usuários fazem uso de um grande número de hashtags para atingir o máximo de pessoas possíveis. 

Mas, segundo o Instagram, o ideal é usar 6 hashtags por post, não passando de 30.

3- Varie as hashtags

Uma oficina de manutenção câmbio CVT honda fit que varia nas expressões presentes na hashtag é mais facilmente encontrada pelo seu público-alvo. 

Quando isso não é feito, as hashtags são interpretadas como spam e isso resulta em shadowban.

4- Use menos automações

As automações são tecnologias que aumentam os resultados de uma empresa e podem ser aplicadas nas redes sociais. 

No entanto, essa prática é proibida e muitos profissionais sabem disso. Mesmo assim, assumem o risco que pode resultar no banimento temporário.

5- Curtidas e comentários moderados

Quando uma empresa de laudo de ECV para veículo curte e comenta alguns posts de maneira natural, o Instagram entende que não se trata de automação. 

Mas, o contrário acontece quando uma série de posts é curtida e comentada de uma só vez, a rede social vê isso como uma maneira mecânica e coloca o shadowban em execução.

6- Muita atenção ao conteúdo das publicações

É essencial tomar cuidado com o que é publicado hoje em dia nas redes sociais, e com o Instagram não é diferente.

Mesmo não se tratando de algo ofensivo (e nem deve ser), uma palavra escrita ou algumas referências podem ofender alguns usuários que denunciarão o post. Discernimento é fundamental.

7- Mantenha-se atento às regras de uso

As regras de uso do Instagram podem mudar repentinamente, principalmente devido a inúmeras tentativas de passar por cima delas. 

Por isso, é fundamental que os usuários estejam sempre atentos às regras de uso do Instagram.

8- Cuidado com as plataformas de gestão

Existem muitas plataformas feitas para ajudar diversos tipos de perfis, como um perfil de uma despachante para CNH suspensa por excesso de velocidade ou uma loja de roupas. 

Mas, antes de fazer uso delas, preste atenção se todas respeitam as regras do Instagram.

O Instagram é uma rede social que ajuda milhares de marcas a se conectarem com seu público-alvo de maneira orgânica e inteligente. Por ser uma ferramenta moderna, oferece oportunidades iguais a todos.

Mesmo assim, é fundamental manter o perfil sempre ativo, tomar os cuidados mencionados aqui e conhecer todas as regras de conduta do Instagram. 

Dessa forma, as empresas podem prospectar clientes e crescer nessa plataforma tão influente.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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