As novas tecnologias devem ser vistas com atenção por quem administra um negócio, para garantir com que o seu projeto alcance o sucesso preterido em relação a ele. Entre essas ferramentas se destacam aquelas de cunho digital, como é o caso do Big Data.
Até porque as plataformas digitais hoje se tratam de cenários de grande relevância para uma empresa que pretende se relacionar com um público, diante do amplo acesso que esses espaços recebem, com diferentes perfis de público se encontrando na internet.
Não se tratando mais de uma ferramenta de nicho, como chegou a ocorrer no período de adaptação da sociedade aos formatos virtuais. O fácil acesso a internet, com destaque para os dispositivos móveis, como celulares e aparelhos inteligentes, é responsável por isso.
E da mesma forma com que o público passa a ter um contato facilitado com os canais digitais, a mesma coisa deve ocorrer por parte dos setor comercial, adaptando-se ao novo comportamento dos clientes a serem contactados, independentemente de qual companhia seja.
Tal como uma empresa de segurança, que pode oferecer serviços como instalação de sistema de câmeras de segurança, entre outros produtos voltados aos setor de vigilância, tudo por meio dos seus canais digitais, como um site de vendas ou suas redes sociais.
Um conjunto de oportunidades que pode ser aproveitado a partir do momento que um negócio passa a trabalhar com o cenário digital, o que explica a migração dos mais diversos empreendimentos para esse tipo de sistema. Seja como complemento ou mudança total.
E esse apreço do público por parte dos canais digitais se dá por causa das facilidades que são encontradas com a utilização das plataformas digitais. Como na possibilidade de digitar em seu navegador “comprar projetor” e encontrar vendedores que atuem com tal produto.
A questão é que cada passo na internet deixa um rastro específico de navegação, gerando assim informações que podem ser analisadas pelas empresas, para chegar a um processo otimizado de tomadas de decisões, com base nesses dados.
Uma concepção na mesma medida que o número de usuários na rede, tudo culminando no conceito e grande importância para o mercado digital que é o chamado Big Data.
O que era válido tanto para um negócio de cunho empresarial, como um fornecedor de resfriadores de ar industrial, como também para uma revista de entretenimento a definir suas pautas de acordo com as tendências culturais que interessam os seus assinantes.
A mudança que ocorreu nos últimos foi a forma com que essas informações passaram a ser coletadas, com um destaque maior para os canais digitais, por meio de ações como citações, comentários, curtidas, compartilhamentos entre outros pontos de origem virtual.
Atividades que podem ser quantificadas e estudadas por uma empresa na internet em relação ao público ao qual ela seja conectada, e por meio desse contato elaborar melhores estratégias comerciais para atingir os objetivos traçados por tal companhia.
Um processo importante, responsável também pelo sucesso que um empreendimento pode alcançar ao utilizar bem suas ferramentas digitais. O grande impacto sofrido nos últimos anos é referente a esse número de informações, que vem crescendo exponencialmente.
Algo a ser percebido pelo público enquanto um usuário pesquisa por “alarme de incêndio preço” e é direcionado a um número enorme de resultados, com diversas empresas que possam trabalhar com algum tipo de produto, através de diferentes precificações.
Indicando assim o alto número de empresas que hoje se posicionam na internet. Mas essa ampla movimentação nas redes se dá como uma resposta para o próprio comportamento do público, que vem buscando pelos canais digitais por causa da facilidade que ali encontra.
E nisso se expande o número de usuários com o passar dos anos, levando assim a um maior número de dados disponíveis no cenário digital. Um acúmulo de informação que alimenta o conceito de Big Data, ou seja, um amplo índice de dados a serem acessados.
Uma realidade que acompanha o conceito dos bancos de dados, porém de forma muito mais expressiva, já que é possível para uma empresa de montagem de painel elétrico trabalhar com informações tanto dos clientes alcançados como de possíveis consumidores.
Tudo a ser analisado através das interações que esses usuários em geral podem ter com o seu perfil comercial na internet, resultando em uma série de dados aos quais essas companhia deve estudar, para que com o Big Data possa melhor administrar o seu negócio.
Chegando assim a dados estruturados, como tabelas e planilhas, mas também aos dados não-estruturados, que necessitam de uma observação mais profunda para se extrair informações relevantes. Entre esses dados se destacam:
Entre esses benefícios é possível citar:
Como indivíduos interessados em atividades como a reforma de seu imóvel, e a relação que eles podem ter como uma companhia que trabalha com serviços de manutenção de aquecedor de água a gás, algo útil para a conservação das propriedades residenciais.
Por meio do Big Data se torna mais fácil analisar essas questões amplas, alcançando assim possíveis clientes que podem ser convertidos, sendo preciso apenas uma comunicação mais direcionada.
E para ter acesso a todas as vantagens citadas, além de muitas outras, é preciso saber como trabalhar de forma correta com o Big Data, atuando então para introduzir esse conceito junto ao seu negócio.
Algo que pode ser implementado a partir das seguintes etapas:
Um plano que servirá como um indicador de diretrizes a serem trabalhados por todas as equipes de uma empresa a trabalharem com esse conceito. Da equipe de vendas até o pessoal de marketing e comunicação.
Como uma fábrica de capachos personalizados, que terá acesso a melhores informações se observar canais que contenham uma maior interação por parte do seu público almejado, como uma rede social de perfil empresarial, como é o caso do LinkedIn.
Como uma companhia que fala com seus clientes por meio do WhatsApp, sendo importante armazenar qualquer tipo de informação que pode ter sido obtida nesse entendimento, como o nome, idade ou número de contato desses indivíduos.
Sabendo como explorar esses dados para se chegar a conclusão que sejam de fato pertinentes para a administração de um negócio. Dando então atenção a etapas referente ao manuseio de tais informações, como:
Uma concepção de bastante utilidade para quem administra um negócio no cenário digital de hoje. Só é preciso saber como separar as informações que possam ser relevantes de fato para o seu empreendimento.
Até porque as plataformas digitais hoje se tratam de cenários de grande relevância para uma empresa que pretende se relacionar com um público, diante do amplo acesso que esses espaços recebem, com diferentes perfis de público se encontrando na internet.
Não se tratando mais de uma ferramenta de nicho, como chegou a ocorrer no período de adaptação da sociedade aos formatos virtuais. O fácil acesso a internet, com destaque para os dispositivos móveis, como celulares e aparelhos inteligentes, é responsável por isso.
E da mesma forma com que o público passa a ter um contato facilitado com os canais digitais, a mesma coisa deve ocorrer por parte dos setor comercial, adaptando-se ao novo comportamento dos clientes a serem contactados, independentemente de qual companhia seja.
Tal como uma empresa de segurança, que pode oferecer serviços como instalação de sistema de câmeras de segurança, entre outros produtos voltados aos setor de vigilância, tudo por meio dos seus canais digitais, como um site de vendas ou suas redes sociais.
Um conjunto de oportunidades que pode ser aproveitado a partir do momento que um negócio passa a trabalhar com o cenário digital, o que explica a migração dos mais diversos empreendimentos para esse tipo de sistema. Seja como complemento ou mudança total.
E esse apreço do público por parte dos canais digitais se dá por causa das facilidades que são encontradas com a utilização das plataformas digitais. Como na possibilidade de digitar em seu navegador “comprar projetor” e encontrar vendedores que atuem com tal produto.
A questão é que cada passo na internet deixa um rastro específico de navegação, gerando assim informações que podem ser analisadas pelas empresas, para chegar a um processo otimizado de tomadas de decisões, com base nesses dados.
Uma concepção na mesma medida que o número de usuários na rede, tudo culminando no conceito e grande importância para o mercado digital que é o chamado Big Data.
Big Data: A amplitude de dados na internet
O mercado funciona alinhado às necessidades do público. Algo que ocorre desde o seu período analógico, existindo apenas uma ampliação com a chegada das ferramentas digitais. Com uma empresa tendo que estudar sua audiência para saber como agradá-la.O que era válido tanto para um negócio de cunho empresarial, como um fornecedor de resfriadores de ar industrial, como também para uma revista de entretenimento a definir suas pautas de acordo com as tendências culturais que interessam os seus assinantes.
A mudança que ocorreu nos últimos foi a forma com que essas informações passaram a ser coletadas, com um destaque maior para os canais digitais, por meio de ações como citações, comentários, curtidas, compartilhamentos entre outros pontos de origem virtual.
Atividades que podem ser quantificadas e estudadas por uma empresa na internet em relação ao público ao qual ela seja conectada, e por meio desse contato elaborar melhores estratégias comerciais para atingir os objetivos traçados por tal companhia.
Um processo importante, responsável também pelo sucesso que um empreendimento pode alcançar ao utilizar bem suas ferramentas digitais. O grande impacto sofrido nos últimos anos é referente a esse número de informações, que vem crescendo exponencialmente.
Algo a ser percebido pelo público enquanto um usuário pesquisa por “alarme de incêndio preço” e é direcionado a um número enorme de resultados, com diversas empresas que possam trabalhar com algum tipo de produto, através de diferentes precificações.
Indicando assim o alto número de empresas que hoje se posicionam na internet. Mas essa ampla movimentação nas redes se dá como uma resposta para o próprio comportamento do público, que vem buscando pelos canais digitais por causa da facilidade que ali encontra.
E nisso se expande o número de usuários com o passar dos anos, levando assim a um maior número de dados disponíveis no cenário digital. Um acúmulo de informação que alimenta o conceito de Big Data, ou seja, um amplo índice de dados a serem acessados.
Uma realidade que acompanha o conceito dos bancos de dados, porém de forma muito mais expressiva, já que é possível para uma empresa de montagem de painel elétrico trabalhar com informações tanto dos clientes alcançados como de possíveis consumidores.
Tudo a ser analisado através das interações que esses usuários em geral podem ter com o seu perfil comercial na internet, resultando em uma série de dados aos quais essas companhia deve estudar, para que com o Big Data possa melhor administrar o seu negócio.
Chegando assim a dados estruturados, como tabelas e planilhas, mas também aos dados não-estruturados, que necessitam de uma observação mais profunda para se extrair informações relevantes. Entre esses dados se destacam:
- Textos;
- Imagens;
- Números;
- Datas.
Vantagens de trabalhar com o Big Data
Um dos motivos pelo qual o conceito de Big Data ser tão explorado pelas empresas atualmente, com destaque para aquelas que operam com algum tipo de sistema digital, é por causa das vantagens competitivas que podem ser alcançadas com o seu uso.Entre esses benefícios é possível citar:
- Implementação de estratégias otimizadas;
- Experiência personalizada ao cliente;
- Análise em tempo real;
- Melhor conhecimento sobre o seu público.
Como indivíduos interessados em atividades como a reforma de seu imóvel, e a relação que eles podem ter como uma companhia que trabalha com serviços de manutenção de aquecedor de água a gás, algo útil para a conservação das propriedades residenciais.
Por meio do Big Data se torna mais fácil analisar essas questões amplas, alcançando assim possíveis clientes que podem ser convertidos, sendo preciso apenas uma comunicação mais direcionada.
E para ter acesso a todas as vantagens citadas, além de muitas outras, é preciso saber como trabalhar de forma correta com o Big Data, atuando então para introduzir esse conceito junto ao seu negócio.
Como introduzir dentro de uma organização
Por se tratar de um conceito amplo, que lida com um número grande de informações, é importante que uma companhia saiba como trabalhar com o Big Data de forma adequada, para que os benefícios associados a essa estratégia possam ser então acessados.Algo que pode ser implementado a partir das seguintes etapas:
Estratégia de Big Data
Assim como qualquer estratégia a ser adotada em uma empresa, o uso do Big Data deve ser estruturado por meio de um planejamento, que destaque os canais a serem estudados, os objetivos comerciais de um negócio, além do tipo de dado que pode ser relevante.Um plano que servirá como um indicador de diretrizes a serem trabalhados por todas as equipes de uma empresa a trabalharem com esse conceito. Da equipe de vendas até o pessoal de marketing e comunicação.
Fontes relevantes de dados
Por causa do tamanho extenso da internet e do seu público, existe também um grande número de informações a serem analisadas. Por isso, é essencial que uma empresa saiba quais são as fontes de dados que são relevantes para sua companhia.Como uma fábrica de capachos personalizados, que terá acesso a melhores informações se observar canais que contenham uma maior interação por parte do seu público almejado, como uma rede social de perfil empresarial, como é o caso do LinkedIn.
Atenção aos dados internos e externos
Quando se trabalha com o Big Data é comum observar somente os dados externos de uma empresa, como a sua performance na internet, por meio das redes sociais. Contudo, o seu ambiente interno também pode ser relevante, assim como seu banco exclusivo de dados.Como uma companhia que fala com seus clientes por meio do WhatsApp, sendo importante armazenar qualquer tipo de informação que pode ter sido obtida nesse entendimento, como o nome, idade ou número de contato desses indivíduos.
Controle de informações
Por fim, para garantir que o Big Data seja adotado de forma adequada ao seu negócio, é importante não só atuar no acesso a informações relevantes, mas saber atuar também com o controle e a melhor administração possível de tais conceitos.Sabendo como explorar esses dados para se chegar a conclusão que sejam de fato pertinentes para a administração de um negócio. Dando então atenção a etapas referente ao manuseio de tais informações, como:
- Coleta;
- Processamento;
- Análise;
- Armazenamento.
Uma concepção de bastante utilidade para quem administra um negócio no cenário digital de hoje. Só é preciso saber como separar as informações que possam ser relevantes de fato para o seu empreendimento.